NOVA IMS e Confidencial Imobiliário estabelecem um protocolo de cooperação técnica e científica

Novaims Cofidencial

No dia 14 de dezembro de 2021 foi anunciada a parceria técnico-científica entre a Confidencial Imobiliário, líder no mercado de geração de informação de market intelligence sobre imobiliário em Portugal, e a NOVA Information Management School (NOVA IMS).

De forma a promover a aproximação entre o meio universitário e o mundo empresarial e tendo em conta a relevância de Business Intelligence & Analytics no mercado, o objetivo do protocolo é potenciar o lançamento de novas ferramentas de previsão de venda no mercado residencial, assentes em soluções de “machine learning” e “data mining”, que permitam a produção de previsões de preços que reflitam a estrutura local de cada mercado.

Publicada desde 1988, a Confidencial Imobiliário é uma revista especializada na produção de sistemas de informação de estatísticas sobre o mercado imobiliário em Portugal. Desenvolve indicadores de market intelligence que servem os agentes do mercado na tomada de decisão de investimento.

O seu foco tem sido o lançamento de bases de dados que permitam o apuramento de estatísticas dirigidas para as necessidades do mercado, com destaque para o Sistema de Informação Residencial (SIR), uma base de dados que congrega a informação de cada um dos imóveis vendidos por um pool de agentes de mercado, designadamente mediadores e promotores imobiliários. Tendo um histórico de dados desde 2007, o SIR cobre Portugal Continental, focando-se nas principais cidades e área metropolitanas, onde o mercado tem mais expressão e relevância.

Para Miguel de Castro Neto, subdirector da NOVA IMS, “as competências técnicas e científicas que a NOVA IMS detém nos domínios da ciência de dados permitem-nos desenvolver os modelos de previsão que a Confidencial Imobiliário vai depois implementar no seu negócio, e munindo-se dos necessários recursos técnicos e científicos.”