Ver o conteúdo principal

NOVA IMS e Município de Lagos assinam protocolo dedicado à inovação e smart cities

Mneto

NOVA IMS e Município de Lagos assinam protocolo dedicado à Inovação e Smart Cities

Detalhe da Notícia

A NOVA IMS e o Município de Lagos assinaram um protocolo de colaboração no âmbito das Cidades Inteligentes e do tratamento e gestão de dados, que se alarga também ao sector do Turismo. 

Este acordo insere-se numa lógica de promoção da vertente de cidades e comunidades sustentáveis, onde se busca a sustentabilidade, inclusão, resiliência e segurança nas múltiplas dimensões da inteligência urbana, com enfoque especial na emergência climática, num conceito de economia circular. O sector do Turismo será um dos enfoques desta iniciativa, merecendo os dados por si gerados especial atenção. 

O protocolo cobre a colaboração em trabalhos de formação avançada na área das Cidades e Regiões Inteligentes (Smart Cities & Regions), tais como Pós-Doutoramentos, Doutoramentos, Mestrados, Pós-Graduações, Projectos de Licenciatura e outros. Também implica a colaboração em Projectos de Investigação e Desenvolvimento, bem como em atividades de transferência de conhecimento nesta área, e ações e eventos de divulgação e sensibilização, no âmbito da iniciativa NOVA Cidade, da NOVA IMS. 

“É muito importante que os municípios pensem a sua estratégia, mas também é muito importante que olhem para diferentes escalas territoriais, como é que elas se podem articular de uma forma virtuosa para conseguirmos explorar o potencial da transformação digital e construir novas abordagens. A NOVA IMS é uma escola com responsabilidade e tradição no sector da Inovação & Desenvolvimento em Portugal, nomeadamente no espaço da gestão de informação, sistemas e tecnologias de informação, cabendo-lhe um papel relevante na criação de mais valias, que promovam a consolidação de conhecimento teóríco e prático na nossa sociedade. Isso é feito através da aplicação de tecnologias e abordagens analíticas, mas também importa imaginar a estratégia, envolver os cidadãos e construir um road map que nos permita chegar ao conceito de cidade inteligente e sustentável, e a C.M. de Lagos será um óptimo parceiro neste processo", defende Miguel de Castro Neto, subdirector da NOVA IMS e Coordenador do projeto NOVA Cidade.