Ver o conteúdo principal

Biblioteca e Serviços de Documentação

Header Biblioteca Header Pt

A Missão dos Serviços de Documentação consiste em proporcionar aos alunos, docentes e investigadores da NOVA IMS o acesso à documentação e informação necessárias para o desenvolvimento das suas atividades académicas e científicas, nomeadamente nas áreas da Estatística e da Gestão de Informação.

O fundo documental é constituído por monografias, publicações periódicas, produção interna (teses de mestrado e doutoramento, relatórios de estágio, working papers), bases de dados bibliográficas e de publicações periódicas.

Horário Regular

NOTAS: 

a) A Biblioteca está encerrada aos fins de semana e feriados, exceto a sala para grupos de trabalho, que está aberta aos sábados, das 8h00 às 18h30.

b) Excecionalmente, no próximo dia 11 de junho, os serviços da Biblioteca encerram às 17h00.

2ª Feira a 6ª Feira Horas
Serviços e sala de estudo individual 10h00 às 19h00
Sala para Grupos de Trabalho 8h00 às 22h30
Sábados Horas
Sala para grupos de trabalho 8h00 às 18h30

Serviços

  • Atendimento presencial ou online (videochamada);
  • Sala de leitura e/ou estudo individual;
  • Sala para Grupos de Trabalho;
  • Empréstimo e reservas de livros;
  • Pesquisa e fornecimento de documentos;
  • Sessões de informação/formação nos diferentes recursos de pesquisa disponíveis;
  • Registo, arquivo e disponibilização das teses de doutoramento e dissertações de mestrado no Repositório Institucional – RUN.

Para mais informações sobre os serviços prestados e as respetivas condições de utilização, é indispensável a consulta do Regulamento.

Pesquisa

Clique aqui para aceder aos diferentes recursos que a biblioteca disponibiliza.

Equipa

  • avatar
    Elvira Costa
    Responsável do Serviço
  • avatar
    Ana Rita Canhoto
    Colaboradora
  • avatar
    Telmo Fonte
    Colaborador

FAQS

  • Como contatar a Biblioteca NOVA IMS?

    • Presencialmente (durante o horário de funcionamento do serviço);
    • e-mail: bsd@novaims.unl.pt;
    • Número no WhatsApp: Web +351 912 450 093 (só mensagens);
    • Telefone +351 213 828 610 (chamada para a rede fixa nacional);
    • Videochamada com recurso ao software Teams (mediante agendamento com a equipa da Biblioteca, aqui).
  • Sessões de informação/formação

    Todos os utilizadores podem solicitar o agendamento de sessões em videoconferência para esclarecimento de dúvidas e apoio na pesquisa dos recursos que a Biblioteca disponibiliza. Efetue o agendamento aqui:

    • Presencialmente (durante o horário de funcionamento do serviço);
    • e-mail: bsd@novaims.unl.pt;
    • Número no WhatsApp: Web +351 912 450 093 (só mensagens);
    • Telefone +351 213 828 610;
    • Através de agendamento de uma sessão em videochamada, aqui.
  • Como criar a conta de utilizador na Biblioteca NOVA IMS?

    Só precisa de criar uma conta nos seguintes casos:

    • Empréstimo,
    • renovação,
    • e reserva de livros em papel.

    Para a criação de conta, só necessitamos do seu número de estudante.

  • Como aceder aos recursos eletrónicos?

    A Biblioteca da NOVA IMS subscreve um conjunto alargado de recursos eletrónicos – ebooks, revistas científicas, atas de conferências, entre outros – cujo acesso pode ser realizado através da nossa página de pesquisa.

    Para aceder ao texto completo desses recursos deve considerar a seguinte informação, no Campus da NOVA deve estar ligado à rede Edurom fora do Campus deve ligar-se à nossa rede através da VPN. Para instalar a VPN considere a informação na página dos serviços de informática, aqui.

  • Como aceder aos E-books?

    O acesso aos nossos eBooks depende da ligação à nossa rede e das modalidades disponibilizadas pelos fornecedores. Neste vídeo explicamos o que deve considerar quando pretender ler online ou fazer download Sempre que tiver dificuldade em aceder ao eBook pretendido, solicite o apoio do nosso serviço através de bsd@novaims.unl.pt

    Link para Vídeo.

  • Empréstimo de livros: onde e quando?

    Empréstimo

    • Na Biblioteca da NOVA IMS;
    • Na Recepção do edifício da NOVA IMS. Deve agendar previamente com o serviço da Biblioteca.

    Devolução

    • Na Biblioteca da NOVA IMS;
    • Na Recepção do edifício da NOVA IMS.

    Por favor, consulte previamente o horário dos serviços em vigor.

  • Quantos livros posso requisitar e durante quanto tempo?

    • Alunos da NOVA IMS – 3 livros, durante 7 dias e até 4 renovações;*
    • Docentes, investigadores e colaboradores da NOVA IMS – 10 livros, durante 30 dias e até 6 renovações;*
    • Utilizadores externos – 3 livros, durante 7 dias e até 1 renovação.*

    * existindo uma reserva (para outro utilizador), deixa de ser possível efetuar uma renovação.

  • Como fazer a renovação do empréstimo?

    • No catálogo online no seu perfil de utilizador;
    • Presencialmente (durante o horário de funcionamento do serviço);
    • e-mail: bsd@novaims.unl.pt;
    • Número no WhatsApp: Web +351 912 450 093 (só mensagens);
    • Telefone +351 213 828 610.
  • Falhei o prazo de devolução de um livro. Pago multa?

    Sim.

    • Livros da Coleção Geral – 0.50€/dia;
    • Livros da Bibliografia recomendada – 2.50€/dia.
  • Como posso fazer a devolução dos meus empréstimos?

    • Na Biblioteca (durante o horário de funcionamento do serviço);
    • Na recepção do edífico da NOVA IMS;
    • Por correio, para a seguinte morada: NOVA Information Management School (NOVA IMS), Biblioteca, Campus de Campolide, 1070-312 Lisboa.
  • É possível/Posso fazer reservas de livros?

    Sim, mas apenas para livros que estão em empréstimo.

    Como?

    • No catálogo online no seu perfil de utilizador;
    • Presencialmente (durante o horário de funcionamento do serviço);
    • e-mail: bsd@novaims.unl.pt;
    • Número no WhatsApp: Web +351 912 450 093 (só mensagens);
    • Telefone +351 213 828 610.
  • Como pesquisar e aceder a teses?

    Neste vídeo encontra um pequeno tutorial sobre como pesquisar e aceder a teses, defendidas na NOVA IMS e no contexto académico nacional e europeu.

  • Registo, arquivo e disponibilização de teses e dissertações após a defesa

    Após a defesa, com sucesso, de uma tese de doutoramento/dissertação de mestrado é obrigatório, por lei, registar a tese no RENATES-DGEEC e num repositório integrado com o RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal, no caso na Universidade NOVA de Lisboa, no RUN.

    Para além do registo, a tese deve ser arquivada e colocada em livre acesso. Na NOVA são admitidas exceções à sua disponibilização em livre acesso mediante a apresentação de uma justificação e, nestes casos, o acesso aos documentos pode ser bloqueado, pelo período máximo de 3 anos. Para mais informações, por favor entre em contato com a Biblioteca bsd@novaims.unl.pt.

    Veja aqui o vídeo.