Ver o conteúdo principal

Biblioteca e Serviços de Documentação

Biblioteca e Serviços de Documentação

A Missão dos Serviços de Documentação consiste em proporcionar aos alunos, docentes e investigadores da NOVA IMS o acesso à documentação e informação necessárias para o desenvolvimento das suas atividades académicas e científicas, nomeadamente nas áreas da Estatística e da Gestão de Informação.

O fundo documental é constituído por monografias, publicações periódicas, produção interna (teses de mestrado e doutoramento, relatórios de estágio, working papers), bases de dados bibliográficas e de publicações periódicas.

Horário de Funcionamento da Biblioteca

Sala de Estudo 1

Dias da semana Horas
2ª a 6ª 9h às 20h
Fins de Semana / Feriados Encerrados

Sala de Estudo 2 & Serviços da Biblioteca

Dias da semana Horas
2ª a 6ª 10h às 19h
Fins de Semana / Feriados Encerrados

Serviços

Serviços

  • Atendimento presencial ou online (videochamada);
  • Sala de leitura e/ou estudo individual;
  • Sala para Grupos de Trabalho;
  • Empréstimo e reservas de livros;
  • Pesquisa e fornecimento de documentos;
  • Sessões de informação/formação nos diferentes recursos de pesquisa disponíveis;
  • Registo, arquivo e disponibilização das teses de doutoramento e dissertações de mestrado no Repositório Institucional – RUN.

Para mais informações sobre os serviços prestados e as respetivas condições de utilização, é indispensável a consulta do Regulamento.

Pesquisa

Clique aqui para aceder aos diferentes recursos que a biblioteca disponibiliza.

FAQS

  • Como contatar a Biblioteca NOVA IMS?

    • Presencialmente (durante o horário de funcionamento do serviço);
    • e-mail: bsd@novaims.unl.pt;
    • Número no WhatsApp: Web +351 912 450 093 (só mensagens);
    • Telefone +351 213 828 610;
    • Videochamada com recurso ao software Teams (mediante agendamento com a equipa da Biblioteca, aqui).
  • Sessões de informação/formação

    Todos os utilizadores podem solicitar o agendamento de sessões em videoconferência para esclarecimento de dúvidas e apoio na pesquisa dos recursos que a Biblioteca disponibiliza. Efetue o agendamento aqui:

    • Presencialmente (durante o horário de funcionamento do serviço);
    • e-mail: bsd@novaims.unl.pt;
    • Número no WhatsApp: Web +351 912 450 093 (só mensagens);
    • Telefone +351 213 828 610;
    • Através de agendamento de uma sessão em videochamada, aqui.
  • Como criar a conta de utilizador na Biblioteca NOVA IMS?

    Só precisa de criar uma conta nos seguintes casos:

    • Empréstimo,
    • renovação,
    • e reserva de livros em papel.

    Para a criação de conta, só necessitamos do seu número de estudante.

  • Como aceder aos recursos eletrónicos?

    A Biblioteca da NOVA IMS subscreve um conjunto alargado de recursos eletrónicos – ebooks, revistas científicas, atas de conferências, entre outros – cujo acesso pode ser realizado através da nossa página de pesquisa.

    Para aceder ao texto completo desses recursos deve considerar a seguinte informação, no Campus da NOVA deve estar ligado à rede Edurom fora do Campus deve ligar-se à nossa rede através da VPN. Para instalar a VPN considere a informação na página dos serviços de informática, aqui.

  • Como aceder aos E-books?

    O acesso aos nossos eBooks depende da ligação à nossa rede e das modalidades disponibilizadas pelos fornecedores. Neste vídeo explicamos o que deve considerar quando pretender ler online ou fazer download Sempre que tiver dificuldade em aceder ao eBook pretendido, solicite o apoio do nosso serviço através de bsd@novaims.unl.pt

    Link para Vídeo.

  • Empréstimo de livros: onde e quando?

    Empréstimo

    • Na Biblioteca da NOVA IMS;
    • Na Recepção do edifício da NOVA IMS. Deve agendar previamente com o serviço da Biblioteca.

    Devolução

    • Na Biblioteca da NOVA IMS;
    • Na Recepção do edifício da NOVA IMS.

    Por favor, consulte previamente o horário dos serviços em vigor.

  • Quantos livros posso requisitar e durante quanto tempo?

    • Alunos da NOVA IMS – 3 livros, durante 7 dias e até 4 renovações;*
    • Docentes, investigadores e colaboradores da NOVA IMS – 10 livros, durante 30 dias e até 6 renovações;*
    • Utilizadores externos – 3 livros, durante 7 dias e até 1 renovação.*

    * existindo uma reserva (para outro utilizador), deixa de ser possível efetuar uma renovação.

  • Como fazer a renovação do empréstimo?

    • No catálogo online no seu perfil de utilizador;
    • Presencialmente (durante o horário de funcionamento do serviço);
    • e-mail: bsd@novaims.unl.pt;
    • Número no WhatsApp: Web +351 912 450 093 (só mensagens);
    • Telefone +351 213 828 610.
  • Falhei o prazo de devolução de um livro. Pago multa?

    Sim.

    • Livros da Coleção Geral – 0.50€/dia;
    • Livros da Bibliografia recomendada – 2.50€/dia.
  • Como posso fazer a devolução dos meus empréstimos?

    • Na Biblioteca (durante o horário de funcionamento do serviço);
    • Na recepção do edífico da NOVA IMS;
    • Por correio, para a seguinte morada: NOVA Information Management School (NOVA IMS), Biblioteca, Campus de Campolide, 1070-312 Lisboa.
  • É possível/Posso fazer reservas de livros?

    Sim, mas apenas para livros que estão em empréstimo.

    Como?

    • No catálogo online no seu perfil de utilizador;
    • Presencialmente (durante o horário de funcionamento do serviço);
    • e-mail: bsd@novaims.unl.pt;
    • Número no WhatsApp: Web +351 912 450 093 (só mensagens);
    • Telefone +351 213 828 610.
  • Como pesquisar e aceder a teses?

    Neste vídeo encontra um pequeno tutorial sobre como pesquisar e aceder a teses, defendidas na NOVA IMS e no contexto académico nacional e europeu.

  • Registo, arquivo e disponibilização de teses e dissertações após a defesa

    Após a defesa, com sucesso, de uma tese de doutoramento/dissertação de mestrado é obrigatório, por lei, registar a tese no RENATES-DGEEC e num repositório integrado com o RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal, no caso na Universidade NOVA de Lisboa, no RUN.

    Para além do registo, a tese deve ser arquivada e colocada em livre acesso. Na NOVA são admitidas exceções à sua disponibilização em livre acesso mediante a apresentação de uma justificação e, nestes casos, o acesso aos documentos pode ser bloqueado, pelo período máximo de 3 anos. Para mais informações, por favor entre em contato com a Biblioteca bsd@novaims.unl.pt.

    Veja aqui o vídeo.