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Serviços Académicos

Servicos Académicos (1)

Serviços Académicos

A Divisão Académica organiza, gere e controla os processos inerentes à matrícula, inscrição, frequência dos cursos de formação graduada e pós-graduada, bem como a certificação pedagógica do percurso académico de cada aluno, nos termos da estratégia dos órgãos de gestão do Instituto.

Tarefas

Compete-lhe entre outras tarefas:

  • Atender, prestar informações, comunicar decisões, receber e responder a requerimentos e exposições e de alunos e outros utentes do Serviço;
  • Organizar e executar os procedimentos necessários aos processos de matrícula e inscrição nos cursos lecionados no Instituto;
  • Proceder à inscrição de alunos de Mobilidade incoming e apoiar nos processos de mobilidade Outgoing;
  • Registar oficialmente nos suportes próprios e comunicar aos alunos o resultado dos processos de creditação;
  • Recolher e fornecer aos Serviços de Ação Social e a outras entidades oficiais, os dados relativos ao percurso académicos dos alunos candidatos a bolsa de estudos;
  • Identificar e acompanhar alunos com Necessidades Educativas Especiais, em colaboração com o Gabinete de Apoio ao Candidato e ao Aluno;
  • Organizar e manter atualizadas as informações sobre os cursos ministrados no Instituto, horários, regentes, docentes, Fichas de Unidade Curricular e calendários de avaliação;
  • Recolher, tratar e disponibilizar dados estatísticos para resposta a inquéritos oficiais;
  • Preparar e acompanhar o processo de candidaturas pelos Concursos Especiais de Acesso;
  • Garantir o apoio processual relativo à admissão a provas públicas de defesa de trabalhos finais de mestrado e teses de doutoramento;
  • Emitir certificados de matrícula, aproveitamento e conclusão de licenciatura, mestrado, doutoramento e agregação;
  • Emitir certificados e diplomas de pós-graduação, de cursos de especialização e de formação avançada.

Horário de Atendimento

setembro a julho

2ª a 6ª feira: 9h - 18h30 (Às terças e quintas feiras encerra às 19h)

agosto

2ª a 6ª feira: 9h - 13h e das 14h - 17h

Atendimento por Correio Eletrónico

O atendimento eletrónico é realizado através do formulário.

Se pretende informação sobre a oferta formativa da NOVA IMS, os prazos e calendários de candidaturas, ou receber apoio na realização da sua candidatura, por favor contacte o nosso Departamento de Marketing & Admissions através do e-mail: admissions@novaims.unl.pt.

Equipa

  • avatar
    Sónia Marina Nunes
    Responsável de Gabinete
    Formulário
  • avatar
    Ana Filipa Pereira
    Colaboradora
  • avatar
    Beatriz Lopes
    Colaboradora
  • avatar
    Catarina Prazeres da Silva
    Colaboradora
  • avatar
    Elodie Ferreira
    Colaboradora
  • avatar
    Filipa Negrão
    Colaboradora
  • avatar
    Raquel Silva
    Colaboradora
  • avatar
    Renata Azevedo
    Colaboradora
  • avatar
    Rúben Teodoro
    Colaborador

Perguntas mais Frequentes

  • Candidatura

    Estou a concluir o 12.º ano e gostaria de prosseguir os meus estudos na NOVA IMS. Como faço para me candidatar?

    O Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior é gerido pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), pelo que deverá consultar a informação disponibilizada por essa entidade aqui.

    Para obter informações sobre as condições de acesso a cada uma das nossas Licenciaturas, poderá aceder aos seguintes links:

    Quero ingressar num curso de Mestrado da NOVA IMS. Como faço para me candidatar?

    Podem aceder aos cursos de Mestrado os candidatos que possuam uma Licenciatura em área compatível com o curso. Na maior parte da nossa oferta formativa é exigida proficiência na língua inglesa, falada e escrita.

    A candidatura deve ser submetida em plataforma própria (Portal de Candidaturas) e anexada toda a documentação relevante, como, por exemplo, o Curriculum Vitae e Certificado de Habilitações. Para informações mais detalhadas sobre prazos de candidatura, custos e requisitos, poderá aceder aqui.

    Quero ingressar num curso de Doutoramento da NOVA IMS. Como faço para me candidatar?

    Podem aceder ao curso de Doutoramento em Gestão de Informação os candidatos que possuam um Mestrado em área compatível, ou equivalente legal, e uma média mínima de 16 valores nesse ciclo de estudos. É exigida também proficiência na língua inglesa, falada e escrita.

    A candidatura deve ser submetida em plataforma própria (Portal de Candidaturas) e anexada toda a documentação relevante, como, por exemplo, o Curriculum Vitae, Declaração de Intenções e Certificado de Habilitações. Para informações mais detalhadas sobre prazos de candidatura, custos e requisitos poderá aceder aqui.

    Quero ingressar num curso de Pós-Graduação da NOVA IMS. Como faço para me candidatar?

    Podem aceder aos cursos de Pós-Graduação os candidatos que possuam uma Licenciatura em área compatível com o curso. Na maior parte da nossa oferta formativa é exigida a proficiência na língua inglesa, falada e escrita.

    A candidatura deve ser submetida em plataforma própria (Portal de Candidaturas) e anexada toda a documentação relevante, como por exemplo o Curriculum Vitae e Certificado de Habilitações. Para informações mais detalhadas sobre prazos de candidatura, custos e requisitos poderá aceder aqui.

    Sou de um País Africano de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Posso concorrer a cursos de Licenciatura da NOVA IMS?

    Sim, existe a possibilidade de aceder às Licenciaturas através dos Regimes Especiais, que são geridos pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), pelo que deverá consultar a informação disponibilizada por essa entidade aqui.

    Para obter informações mais detalhadas sobre as nossas Licenciaturas, poderá aceder aos seguintes links:

    Posso concorrer a cursos de Licenciatura da NOVA IMS por outra via que não o Concurso Nacional?

    Sim, existe a possibilidade de aceder às Licenciaturas através do Concurso Especial para Estudantes Internacionais. Este concurso é destinado aos candidatos que, cumulativamente, não sejam oriundos de um Estado membro da União Europeia e sejam titulares de qualificação que dê acesso ao ensino superior ou detentores de diploma de ensino secundário português (ou equivalente legal). Para informações mais detalhadas sobre o ingresso, custos e requisitos, poderá aceder aqui.

    A Universidade Nova de Lisboa disponibiliza um programa de SUPERNOVA Programa Pré-Universitário para estudantes não europeus com o ensino secundário completo. Este programa permite que sejam adquiridos conhecimentos mais técnicos e linguísticos, para prossecução de estudos na NOVA IMS. Para informações mais detalhadas sobre o programa, poderá aceder aqui.

    Tenho mais de 23 anos. Como posso concorrer ao Concurso Especial para Maiores de 23?

    A NOVA IMS não disponibiliza esta forma de ingresso.

    No formulário de candidatura é solicitado o Número de Identificação Fiscal (NIF). O que é o NIF? Não tenho NIF, o que devo colocar?

    Em Portugal, o número de identificação fiscal (NIF) tem como objetivo identificar uma entidade fiscal ou contribuinte, em declarações de impostos ou transações financeiras. Se não tem NIF ou semelhante, no campo correspondente do formulário no Portal de Candidaturas, deve colocar “999999999”.

    Já sou aluno do Ensino Superior. Como posso candidatar-me ao Concurso Especial para Mudança de Par Instituição/Curso?

    Podem requerer a Mudança de Par Instituição/Curso os candidatos que reúnam as seguintes condições:

    • Os estudantes que tenham estado inscritos e matriculados num curso superior num estabelecimento de ensino superior nacional e não o tenham concluído;
    • Os estudantes que tenham estado matriculados e inscritos em estabelecimentos de ensino superior estrangeiro em curso definido como superior pela legislação do país em causa, e não o tenham concluído.

    A candidatura e respetiva documentação poderá ser apresentada através do Formulário de Contacto dos Serviços Académicos.

    Para informações mais detalhadas sobre o acesso, documentação a apresentar e prazos, poderá aceder aqui.

    Reúno condições para concorrer como Estudante Internacional? Como posso efetuar a minha candidatura?

    A candidatura é realizada online, no Portal de Candidaturas, através do preenchimento do formulário de candidatura e upload dos documentos necessários, tais como:

    • Fotocópia simples do documento de identificação pessoal ou passaporte, na qual conste expressamente a nacionalidade do candidato;
    • Declaração, sob compromisso de honra, que o candidato não se encontra abrangido por nenhuma das alíneas elencadas no número 2 do artigo 2º;
    • Fotocópia dos diplomas/certificados de ensino/formação, designadamente da qualificação que dá acesso ao ensino superior no país de origem e do ensino secundário português ou habilitação equivalente;
    • Fotocópia do documento comprovativo do nível de domínio da língua de ensino;
    • Atestado de residência passado pelo país onde o candidato se encontra domiciliado.

    Este concurso é destinado aos candidatos que não tenham nacionalidade Portuguesa, pelo que candidatos com dupla nacionalidade não serão considerados.

    Para informações mais detalhadas sobre o acesso, documentação a apresentar e prazos, poderá aceder aqui.

  • Estatutos

    Para além de estudante, também sou trabalhador. Como devo proceder para obter o Estatuto de Estudante-Trabalhador?

    O estatuto é requerido após a concretização da matrícula e, no máximo, até 15 dias após o início das aulas do ano letivo em causa. 

    O envio da referida documentação será através do Formulário de Contacto dos Serviços Académicos, ou presencialmente nos Serviços Académicos.

    Para além de ser estudante, sou também atleta. Como devo proceder para obter o Estatuto de Estudante-Atleta?

    Podem requerer o Estatuto de Estudante-Atleta os alunos matriculados e inscritos numa unidade orgânica da Universidade Nova de Lisboa e que apresentem as seguintes condições de elegibilidade:

    • Participem em campeonatos e competições;
    • Cumpram os requisitos de mérito desportivo;
    • Obtenham aproveitamento escolar mínimo.

    Deve ser apresentado um requerimento para o efeito através do Formulário de Contacto dos Serviços Académicos.
    Após receção do requerimento, será da competência do Gabinete de Desporto dos Serviços de Ação Social da NOVA (SAS NOVA) a verificação das condições de elegibilidade, no que se refere às alíneas a) e b), e a instrução e gestão dos procedimentos necessários à atribuição do estatuto, em articulação com os Serviços Académicos das unidades orgânicas, no que se refere ao aproveitamento escolar dos estudantes.
    Para informações mais detalhadas sobre as condições do Estatuto de Estudante-Atleta, poderá consultar a legislação em vigor, disponível aqui.

    Para além de ser estudante, também sou dirigente de uma Associação de Carácter Juvenil. Como devo proceder para obter o Estatuto de Dirigente Associativo?

    Podem requerer o Estatuto de Dirigente Associativo, os estudantes que são membros eleitos para a Direção, Mesa de Assembleia-Geral e Conselho Fiscal da Associação de Estudante da NOVA IMS. Para o referido estatuto poder ser aplicado, a NOVA IMS SU deverá entregar nos Serviços Académicos, no prazo de 30 dias a contar da tomada de posse, uma certidão da ata da tomada de posse da direção associativa, bem como a lista dos elementos que carecem de estatuto de Dirigente Associativo.

    Para informações mais detalhadas sobre as condições do Estatuto de Dirigente Associativo, poderá consultar a legislação em vigor, disponível aqui.

  • Já sou aluno da NOVA IMS

    Fui admitido na NOVA IMS. O que devo fazer agora?

    A matrícula no Curso ao qual foi admitido é realizada online, através do Portal Académico NetP@, no período estabelecido para o efeito em calendário escolar, disponível aqui, na página de cada curso no site da NOVA IMS.
    Após criação de password pessoal de acesso às plataformas da NOVA IMS (através de um link que receberá no seu email pessoal, após pagamento da taxa de pré-inscrição), deverá aceder ao NetP@ e efetuar os seguintes passos para formalizar a sua matrícula/inscrição:

    • Efetuar o upload de uma foto no Menu “Meu Perfil” / “Alterar Fotografia”;
    • Preencher todos os campos obrigatórios, em todos os separadores, do menu “Dados Pessoais”. Os dados solicitados são necessários para o Inquérito anual RAIDES - Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior, de âmbito nacional, dirigido a todos os estabelecimentos do ensino superior, que visa caracterizar o sistema de ensino superior, na vertente de alunos inscritos e diplomados. Este inquérito é solicitado pela Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e o seu preenchimento é obrigatório por imposição legal;
    • Por último, selecionar a opção Matrícula/Inscrição e, após aceitação dos Termos e Condições associados à matrícula, selecionar as unidades curriculares a que se pretenderá inscrever. A matrícula efetuada é anual e a inscrição em unidades curriculares é semestral.

    Posso inscrever-me apenas em algumas das unidades curriculares optativas do meu curso?

    Deverá ter em atenção o plano de estudos do seu Curso e o número de unidades curriculares obrigatórias e optativas (e ECTS em questão) de forma a que, durante o período de vigência do seu Curso, consiga cumprir com o total de ECTS a aprovar de acordo com o plano de estudos constante no site da NOVA IMS, na página do Curso em questão.
    O limite máximo de ECTS em que os alunos de Licenciatura se podem inscrever semestralmente é de 45 ECTS. Aconselhamos aos alunos de Licenciatura a leitura atenta dos seguintes Regulamentos, disponíveis aqui:

    • Regulamento do Estudante em Regime de Tempo Parcial;
    • Regulamento de Avaliação e Aproveitamento de Estudantes da NOVA IMS;
    • Regulamento de Prescrições.

    O limite máximo de ECTS a que os alunos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutoramento se podem inscrever semestralmente é de 37,5 ECTS.

    Posso mudar de turma?

    A mudança de turma é possível através do Portal NetP@ durante o período estabelecido para inscrição, em cada semestre. A informação sobre o período de inscrição online encontra-se disponível aqui, na página de cada curso no site da NOVA IMS.

    Caso decida mudar de turma após o período definido, deverá entrar em contato com os Serviços Académicos, através do Formulário de Contacto.

    A possibilidade de mudança de turma é condicionada pelo número de vagas existentes na turma pretendida (turma de destino), e, em caso de existir vaga, deverá confirmar, através da consulta do horário de aulas estipulado para o seu curso (e, caso não se verifique a possibilidade de optar por outra turma da opcional pretendida noutro horário que não gere sobreposição), se existe ou não sobreposição de horário com outra unidade curricular na qual esteja inscrito.

    Em caso de sobreposição de horário entre uma unidade curricular obrigatória e uma unidade curricular optativa (e caso não se verifique a possibilidade de optar por outra turma da opcional pretendida, noutro horário que não gere sobreposição), deverá optar por outra unidade curricular optativa que não se sobreponha à unidade curricular obrigatória.

    Posso mudar de regime de frequência?

    A escolha do regime de frequência (diurno ou pós-laboral) deve ser um fator alvo de muita ponderação antes da submissão de uma candidatura a um determinado curso. Após admissão a um Curso com um determinado regime de frequência (diurno ou pós-laboral) não é possível garantir a mudança para outro regime, uma vez que se encontra definido um numerus clausus para cada curso/regime. Por outro lado, não é possível garantir que existam vagas disponíveis para inscrição em cada unidade curricular obrigatória do regime para o qual o aluno pretende ser alterado, em detrimento do regime a que efetivamente foi admitido.

    Posso inscrever-me em unidades curriculares optativas de outros cursos?

    As unidades curriculares optativas a que se poderá inscrever (através do NetP@) são as que constam na página do seu curso, no site da NOVA IMS, no menu “Plano de Estudos”. Caso a unidade curricular em que se pretenda inscrever como optativa não conste na lista de unidades curriculares disponíveis (e consequentemente não aparecerá no horário de aulas), não poderá inscrever-se. Tratar-se-á de uma unidade curricular exclusiva de outra Pós-Graduação ou Mestrado.

    Posso anular/suspender a inscrição?

    De acordo com os Termos e Condições que o aluno deve ler e validar no momento da sua matrícula (especificamente o ponto 2) a anulação de matrícula não o isenta do pagamento das propinas do ano letivo em que se encontra inscrito.

    No entanto, os alunos dos cursos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutoramento poderão solicitar a suspensão de matrícula até 90 dias consecutivos, contados a partir do primeiro dia de aulas, podendo-lhes ser assegurada a vaga para o ano letivo seguinte. A figura de suspensão permite que o aluno reingresse no mesmo curso, no ano letivo seguinte, sem novo pagamento de propina (uma vez que o montante liquidado no ano letivo de suspensão transita para o ano letivo do reingresso). Este procedimento não isenta o aluno do pagamento das propinas do ano letivo em que se encontra inscrito, as quais terão de estar liquidadas na totalidade, para que haja lugar ao despacho de deferimento.

    Para informações mais detalhadas sobre o processo de suspensão de matrícula, poderá entrar em contato com os Serviços Académicos, através do Formulário de Contacto.

    Já fui aluno da NOVA IMS em anos anteriores, mas não concluí o meu curso. Como devo fazer para retomar a frequência?

    Para reingressar no seu Curso (após uma interrupção de pelo menos 1 ano letivo) deverá, antes do início do ano letivo em que pretenderia ingressar, solicitá-lo através do Formulário de Contacto dos Serviços Académicos.

    O pedido de reingresso tem uma taxa associada de 70€, que deverá ser liquidada após submissão do pedido. Após receção do pedido de reingresso e do pagamento da taxa correspondente, caberá aos Serviços Académicos analisar o seu histórico curricular e verificar, perante o plano de estudos em vigor no ano de reingresso, quais as unidades curriculares que terá de aprovar para concluir o seu curso. Será informado por email das condições de reingresso e dos valores de propina a liquidar no ano de reingresso, antes do período da matrícula.

    Para cursos com início em setembro, o pedido de reingresso deverá se efetuado em julho; para cursos com início em fevereiro, o pedido de reingresso deverá ser efetuado em janeiro.

    Como funciona a regra de Prescrição?

    Poderá consultar a informação constante no Regulamento de Prescrições, disponível aqui.

    Como funciona o Prosseguimento de Estudos?

    O prosseguimento de estudos é a possibilidade que poderá ser concedida aos alunos de Pós-Graduação de dar seguimento aos seus estudos e ingressar num Mestrado. Os alunos de Pós-Graduação serão informados por email sobre a eventual possibilidade de prosseguirem estudos para Mestrado, aquando do período oportuno para esse efeito.
    Os alunos de Pós-Graduações com início em setembro serão informados, em dezembro do mesmo ano civil (após o término do semestre de Outono), sobre a eventual possibilidade de prosseguirem estudos para Mestrado.
    Os alunos de Pós-Graduações com início em fevereiro serão informados, em dezembro do mesmo ano civil (após o término do semestre de Outono), sobre a eventual possibilidade de prosseguirem estudos para Mestrado.
    No caso dos alunos de Pós-Graduações associadas diretamente a um Mestrado, os pedidos efetuados dentro do período estipulado serão aceites. O valor da propina a ser pago pelo 2º ano será o valor estipulado das propinas de 2º ano para alunos de Mestrado.
    No caso de alunos de Pós-Graduações não diretamente associadas a um Mestrado (Pós-Graduações cuja especialização não corresponda a nenhuma especialização de Mestrado) a possibilidade de prosseguimento deverá ser avaliada caso a caso pela Coordenação de Curso, e, a ser aceite, poderão ser creditados em Mestrado o máximo de 30 ECTS que tenham sido aprovados na Pós-Graduação. Os alunos serão informados por email dos valores associados ao prosseguimento de estudos, ou seja, os valores de propina e emolumentos que serão pagos no curso de Mestrado.

  • Inscrição em Unidades Curriculares Isoladas

    Não sou aluno da NOVA IMS. Posso inscrever-me em unidades curriculares de cursos da NOVA IMS?

    Caso não seja aluno e pretenda efetuar inscrição em unidades curriculares avulso lecionadas na NOVA IMS, deverá efetuar o seu pedido de inscrição (que será sujeito a avaliação da Coordenação de Curso, podendo ou não ser aceite) através do Formulário de Contacto dos Serviços Académicos.
    A propina associada à frequência de unidades curriculares avulso de Licenciatura é de 11.62€ por ECTS.
    Clique aqui para ter conhecimento da propina associada à frequência de unidades curriculares avulso de Pós-Graduação e Mestrado (dependendo do curso do qual façam parte e ao número de ECTS).

  • Propinas

    O que é a propina? Qual é o valor da propina e quando devo proceder ao pagamento da mesma?

    A Propina é a taxa de frequência associada a cada curso, e é devida por cada aluno a partir do momento da concretização da inscrição. Os valores de propina a liquidar de cada curso, as respetivas datas de vencimento e eventuais descontos encontram-se disponíveis para consulta no site da NOVA IMS, na página de cada Curso, no menu “Admissões e Propinas”. Após a matricula e inscrição, terá acesso à informação de valores e datas limite de pagamento das propinas no seu perfil do NetP@, no menu “Situação Financeira” / “Pagamentos”. Aí poderá selecionar cada item a liquidar e gerar referências MB para pagamento. Não é possível alterar datas limite de pagamento nem valores a liquidar através do NetP@. Qualquer pedido de alteração (como, por exemplo, alteração da forma de pagamento de prestações para pagamento integral ou a aplicação de descontos) deverá ser efetuado através do Formulário de Contacto dos Serviços Académicos. No caso de incumprimento dos prazos definidos, poderá solicitar um plano de pagamento distinto através do Formulário de Contacto dos Serviços Académicos.

    Quais as formas de pagamento da propina?

    A propina poderá ser paga das seguintes formas:

    • Por referências MB, que poderá gerar no portal NetP@, no menu “Situação Financeira” / “Pagamentos”;
    • Por transferência bancária, mediante pedido dos dados bancários aos Serviços Financeiros (em caso de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento) ou aos Serviços Académicos (em caso de Pós-Graduação);
    • Por Ticket Ensino/Educação, através da apresentação do mesmo aos Serviços Financeiros (em caso de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento) ou aos Serviços Académicos (em caso de Pós-Graduação);
    • Por numerário, presencialmente, nas instalações da NOVA IMS;
    • Por cheque, via CTT ou correio interno.

    O que acontece em caso de incumprimento no pagamento da propina ou de cada uma das suas prestações?

    No caso de incumprimento dos prazos definidos, poderá solicitar um plano de pagamento distinto através do Formulário de Contacto dos Serviços Académicos. Sugerimos, no entanto, a consulta do Decreto Lei n.º 75/2019 de 2 de setembro, sobre mecanismos de regularização de dívidas, disponível aqui.

    Tenho valores de propina em dívida relativos a anos letivos anteriores. Como faço para os liquidar?

    A propina poderá ser paga das seguintes formas:

    • Por referências MB, que poderá gerar no portal NetP@, no menu “Situação Financeira” / “Pagamentos”;
    • Por transferência bancária, mediante pedido dos dados bancários aos Serviços Financeiros (em caso de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento) ou aos Serviços Académicos (em caso de Pós-Graduação);
    • Por Ticket Ensino/Educação, através da apresentação do mesmo aos Serviços Financeiros (em caso de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento) ou aos Serviços Académicos (em caso de Pós-Graduação);
    • Por numerário, presencialmente, nas instalações da NOVA IMS;
    • Por cheque, via CTT ou correio interno.

    Caso não tenha acesso ao Portal NetP@ e queira ser esclarecido do valor total em dívida, poderá contactar os Serviços Académicos através do Formulário de Contacto.

  • Processo de Creditação

    Já fui aluno do Ensino Superior. Posso aproveitar as unidades curriculares em que aprovei anteriormente no curso que agora frequento?

    Sim, desde que a unidade curricular seja do mesmo grau da unidade curricular que pretenderia creditar, ou seja, só poderá pedir creditação de unidades curriculares de Licenciatura para uma outra Licenciatura, não sendo possível pedir creditação de unidades curriculares de Licenciatura para Mestrado. O pedido deverá ser feito aos Serviços Académicos através do Formulário de Contacto, sendo que os documentos a entregar são:

    • Certidão de frequência (ou de conclusão) da Instituição anterior;
    • Programa autenticado, pela Instituição anterior, da unidade curricular que pretenderia creditar;
    • Impresso próprio, disponibilizado pelos Serviços Académicos.

    Este pedido tem um custo associado, sendo que a NOVA IMS se rege pela tabela de emolumentos definida pela Reitoria da UNL, pelo que cada pedido terá um custo diferente a ser calculado. Pelo facto de efetuar o pedido e o respetivo pagamento, não é automaticamente conferida a creditação, ou seja, o processo será sempre encaminhado à Comissão de Creditação e posteriormente ao Conselho Científico, sendo que o mesmo pode ser deferido ou indeferido. Em qualquer um dos casos o valor pago não é restituído.

    Existe um número limite de créditos que podem ser atribuídos aos alunos:

    • Aos alunos de Licenciatura podem ser creditados até 90 ECTS;
    • Aos alunos de Mestrado e Pós-Graduações podem ser creditados até 30 ECTS;
    •  Aos alunos de Doutoramento podem ser creditados até 20 ECTS.

    Posso obter créditos com base na minha experiência profissional ou de formação realizada for do sistema de Ensino Superior?

    Não. Todos os pedidos de creditação devem ser feitos por base numa formação académica, não sendo possível pedir creditação através de experiência profissional.

    O que acontece em caso de incumprimento no pagamento da propina ou de cada uma das suas prestações?

    No caso de incumprimento dos prazos definidos, poderá solicitar um plano de pagamento distinto através do Formulário de Contacto dos Serviços Académicos. Sugerimos, no entanto, a consulta do Decreto Lei n.º 75/2019 de 2 de setembro, sobre mecanismos de regularização de dívidas, disponível aqui.

    Tenho valores de propina em dívida relativos a anos letivos anteriores. Como faço para os liquidar?

    A propina poderá ser paga das seguintes formas:

    • Por referências MB, que poderá gerar no portal NetP@, no menu “Situação Financeira” / “Pagamentos”;
    • Por transferência bancária, mediante pedido dos dados bancários aos Serviços Financeiros (em caso de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento) ou aos Serviços Académicos (em caso de Pós-Graduação); 
    • Por Ticket Ensino/Educação, através da apresentação do mesmo aos Serviços Financeiros (em caso de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento) ou aos Serviços Académicos (em caso de Pós-Graduação);
    • Por numerário, presencialmente, nas instalações da NOVA IMS;
    • Por cheque, via CTT ou correio interno.

    Caso não tenha acesso ao Portal NetP@ e queira ser esclarecido do valor total em dívida, poderá contactar os Serviços Académicos através do Formulário de Contacto.

  • Documentação de Certificação

    Concluí o meu curso. Como faço para obter documentação que o ateste?

    Deverá solicitar aos Serviços Académicos o impresso próprio para requerer qualquer um dos documentos que ateste a conclusão do seu Curso. Existem vários, de diferentes valores:

    • Carta de Curso (antigo Diploma), aplicável a cursos conferentes de Grau e emitido somente em português:
      • Licenciatura, apenas consta a média final do curso (110€);
      • Mestrado, apenas consta a média final do curso (120€).
    • Diploma, aplicável a cursos não-conferentes de Grau:
      • Parte Curricular do Doutoramento – Diploma de Estudos Avançados (110€ em português e inglês – bilingue);
      • Parte Curricular do Mestrado (110€ em português e inglês – bilingue);
      • Cursos não conferentes de grau – Pós-Graduação, apenas consta a média final do curso (54€ em português e inglês – bilingue).
    • Certidão de Registo (antigo Certificado de Habilitações), aplicável a todos os cursos:
      • Certidão de Registo de conclusão de curso (1ª Via), com discriminação de todas as unidades curriculares aprovadas, bem como a média final do curso(50€ em português e inglês – bilingue);
      • Certidão de Registo de conclusão de curso (2ª Via) (33€ em português e inglês – bilingue).

    As Certidões e os Diplomas, em termos legais, têm um prazo máximo de emissão de 60 dias úteis. Caso necessite de qualquer um desses documentos com maior brevidade, poderá pedir a emissão com urgência, através do pagamento de uma taxa associada:

    • Taxa de urgência de 24 horas (acresce 100% sobre o valor base);
    • Taxa de urgência 3 dias úteis (acresce 50% sobre o valor base).

    Ainda não acabei o meu curso. Posso, mesmo assim, solicitar documentação que ateste o aproveitamento que obtive em cada unidade curricular?

    Sim. Deverá solicitar aos Serviços Académicos o impresso próprio para requerer o seguinte documento, que atesta o aproveitamento escolar: - Certidão de Frequência de Curso com discriminação das Unidades Curriculares aprovadas (6.00€ + 0.70€ (por unidade curricular aprovada) em português e inglês – bilingue); Este documento não indica, em parte alguma, a média que terá até ao momento, contendo apenas expressas as respetivas notas e ECTS de cada unidade curricular aprovada.

    É possível obter os programas oficiais das unidades curriculares que frequentei na NOVA IMS?

    Sim. Para tal, deverá solicitar aos Serviços Académicos o impresso próprio para requerer o programa das unidades curriculares. Por cada programa será cobrado o valor de 6€ (por cada 1ª folha) + 0.70€ (por cada folha excedente). Os programas oficiais das unidades curriculares contêm a informação da carga horária, do número de ECTS e a descrição do conteúdo programático referente ao ano letivo em que aprovou a unidade curricular em causa.

  • Obtenção de outra Documentação Académica

    Preciso de obter um documento dos Serviços Académicos. Como faço para o obter?

    Qualquer pedido de documentação (como, por exemplo, de declaração de matrícula ou carta de admissão), deverá ser feito aos Serviços Académicos através do Formulário de Contacto, não tendo qualquer taxa associada.

  • Bolsas

    Posso candidatar-me à atribuição de Bolsa de Estudos?

    As candidaturas a bolsas de estudos processam-se através dos Serviços de Ação Social da Universidade Nova de Lisboa (SAS/UNL), aqui.

    Sou candidato à atribuição de Bolsa de Estudos. Estou obrigado ao pagamento das prestações da propina nos prazos definidos para o efeito?

    Para os alunos que tenham requerido a atribuição de bolsa de estudos, o pagamento da propina só se realizará após o proferimento da decisão final do processo e, se concedida a bolsa, após o pagamento desta. Mediante comprovativo de candidatura a bolsa de estudos, poderá ser requerida a suspensão da dívida até ao referido proferimento.

    Tenho dúvidas relativamente às Bolsas de Estudo ou Alojamento. Quem devo contactar para esclarecer estas questões?

    Para obter informações sobre apoios financeiros, alojamento, desporto universitário ou serviços de saúde ao estudante, deverá contactar os Serviços de Acção Social da Universidade Nova de Lisboa (SAS/UNL), aqui.

  • Avaliação

    Como funciona o processo de avaliação?

    Poderá consultar a informação constante no Regulamento de Avaliação do Aproveitamento dos Estudantes da NOVA IMS, disponível aqui.

    Reprovei/faltei ao exame final, o que faço?

    Caso tenha reprovado ou faltado ao exame de 1º época, poderá efetuar o exame de 2º época como recurso. Ao contrário dos exames de 1º época, cuja inscrição é automática, a inscrição em exames de recurso deverá ser feita através do portal Netp@, no menu “Inscrição em Exames”, não tendo qualquer taxa associada. A inscrição em exames de 2º época só é possível após o lançamento das classificações da 1ª época. O período de inscrição de cada exame abre 10 dias (inclusive) antes da data de realização do mesmo, e fecha 2 dias antes (inclusive).

    Como faço para realizar melhoria de nota?

    Caso esteja insatisfeito com a classificação obtida no exame de 1º época, poderá efetuar o exame de 2º época como melhoria de nota. A inscrição em exames de melhoria de nota deverá ser feita através do portal Netp@, no menu “Inscrição em Exames”, e implica o pagamento de um emolumento, no valor de 15€ por unidade curricular. A nota considerada final será sempre a mais alta entre o exame de 1º e de 2º época. A inscrição em exames de 2º época só é possível após o lançamento das classificações da 1ª época. O período de inscrição de cada exame abre 10 dias (inclusive) antes da data de realização do mesmo, e fecha 2 dias antes (inclusive). Só poderá efetuar uma melhoria de nota por unidade curricular. Após a inscrição e subsequente pagamento, não é possível a anulação da inscrição ou devolução do valor.

    Quem tem acesso à Época Especial de Avaliação?

    A época especial destina-se aos alunos de Licenciatura que sejam alunos finalistas e que detenham, no máximo, até 3 unidades curriculares em atraso, ou que detenham o estatuto de trabalhador estudante ou de dirigente associativo. A inscrição em época especial implica o pagamento de um emolumento no valor de 37,50€ por unidade curricular. É efetuada no portal NetP@, nos prazos definidos para o efeito indicados no Calendário Escolar. Poderá consultar o Calendário de Exames e o Calendário Escolar no website da NOVA IMS, no menu do seu curso.

    Faltei a um exame ou não vou conseguir ir a um exame. Posso fazer noutra data?

    Salvo os casos previstos na legislação em vigor, as datas agendadas são comuns a todos os alunos, pelo que não é possível pedir reagendamentos de exames/avaliações. A falta ou impossibilidade de comparência a uma prova de avaliação resultam na reprovação na mesma. Caso tenha faltado ao exame/avaliação de 1º época, poderá efetuar o exame de 2º época como recurso. Para informação mais detalhada, poderá consultar o Regulamento de Avaliação do Aproveitamento dos Estudantes da NOVA IMS, disponível aqui.

  • Informações Genéricas

    Como posso obter uma declaração com os valores pagos, para efeitos fiscais?

    Poderá requerê-la aos Serviços Financeiros (em caso de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento) ou ao Departamento ADNOVAIMS (em caso de Pós-Graduação).

    Como posso obter os recibos dos valores que paguei através de referência Multibanco?

    Poderá retirar no portal Netp@, no menu “Situação Financeira” – “Faturação Electrónica”, os recibos e faturas dos pagamentos efetuados. Caso não consiga encontrar o documento pretendido nesta página, poderá também pedi-lo diretamente aos Serviços Financeiros (em caso de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento) ou ao Departamento AD NOVA IMS (em caso de Pós-Graduação).

    Tenho direito a ter Cartão de Estudante?

    O Cartão de Estudante da NOVA IMS é emitido pelo Banco Santander, podendo ser requerido somente após a matrícula e inscrição no respetivo curso. É de emissão gratuita e tem a validade de 3 anos em caso de Licenciatura, 2 anos em caso de Mestrado e 1 ano em caso de Pós-Graduação. Após a emissão, é levantado na Receção da NOVA IMS.

    Como chegar à NOVA IMS? Existe estacionamento?

    Poderá consultar a localização e respetivos acessos à NOVA IMS aqui. O acesso ao estacionamento da Campus de Campolide é gerido pela Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. As condições e regras de acesso poderão ser consultadas aqui.

    Como posso contactar a Associação de Estudantes da NOVA IMS?

    Poderá consultar os contactos da NOVA IMS SU aqui.

    Ainda tenho dúvidas relativamente aos cursos lecionados na NOVA IMS. Quem devo contactar para esclarecer estas questões?

    Para obter mais informações, poderá contactar:

    • Os Serviços Académicos, caso seja aluno e queira saber mais sobre inscrições, exames, horários/calendários e emissão de documentação/certificação;
    • O Departamento de Marketing e Admissions’ Office, caso seja candidato ou possível candidato, e queira saber mais sobre a oferta formativa e processo de candidatura na NOVA IMS;
    • Os Serviços Financeiros, caso seja aluno de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento, e tenha dúvidas acerca do pagamento de propinas /emolumentos ou acerca do processo de faturação das mesmas;
    • O Departamento AD NOVA IMS, que integra:
      • O Gabinete de Relações Exteriores, onde poderá obter informações sobre eventos, seminários ou conferências que decorram na NOVA IMS;
      • O Gabinete de Inserção Profissional, onde poderá obter informações sobre estágios profissionais ou curriculares;
      • O Gabinete de Erasmus, onde poderá obter informações acerca do Programa de Mobilidade Erasmus+;
      • A NOVA IMS Executive Education, onde poderá obter informações acerca dos cursos de Formação Executiva;
      • A Gerência da faturação e recebimento electrónico das propinas e emolumentos dos alunos de Pós-Graduação;
    • Os Serviços de Informática, caso tenha dúvidas relacionadas com o equipamento informático ou com os acessos aos diferentes portais da NOVA IMS;
    • O Gabinete de Apoio ao Aluno, caso necessite de esclarecimentos acerca do seu percurso académico;
    • A Biblioteca e Serviços de Documentação, caso queira ter acesso a documentação e publicações necessárias ao desenvolvimento das suas atividades académicas.

    Os diferentes contactos e horários de atendimento estão disponíveis para consulta aqui.