main content

pagetop

header

slides

principal

breadcrumbs

 
|
|
CORPO DOCENTE
 

conteudo

João Sousa Rêgo
Identificação
João Sousa Rêgo, Docente Convidado
Licenciatura em Arquitetura
Universidade Lusíada de Lisboa
Contactos
jrego@novaims.unl.pt
Biografia

Arquiteto de formação, procura desenvolver carreira profissional como urbanista e responsável por projetos na área da reabilitação urbana. Tenho aí encontrado oportunidades de promoção de uma cultura organizacional de inclusão, orientada para as pessoas e inovando em matéria de gestão e partilha de recursos. Complementarmente mantenho atividade associativa numa IPSS, de que fui presidente durante seis anos, sendo agora presidente do respetivo conselho fiscal.

Coordenador do Gabinete - Eixo Verde e Azul na Empresa Parques de Sintra Monte da Lua, constitui-se de um projeto intermunicipal com a intervenção dos 3 municípios competentes territorialmente, Sintra, Oeiras e Amadora. Envolve coordenar projetos de constituição de novo espaço público de dimensão regional.

Adjunto da Secretaria de Estado com as áreas do Ordenamento do Território e Habitação, tendo estado, ainda, nomeado como chefe de gabinete em substituição. Integrou as equipas de preparação das alterações legislativas nas temáticas do ordenamento do território, urbanismo e da habitação, destacando-se o novo modelo de planeamento territorial e uso do solo, as alterações ao licenciamento e a legislação relativa ao arrendamento habitacional. Coordenou, ainda, as funções do gabinete de comunicação e preparação dos instrumentos de apoio às intervenções públicas do ministério nestas áreas. Durante este período, assegurou, também, a monitorização e conclusão das negociações no âmbito do Memorando de Entendimento.

Anteriormente, desempenhou funções de Diretor no Departamento de Reabilitação e Novos projetos Urbanos, na Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL). Tendo sido responsável pelo Programa “Lisboa a Cores” e estudos urbanísticos para propostas de reconversão de núcleos históricos da cidade de Lisboa. Teve, ainda, funções na área do planeamento urbano, na reabilitação do edificado existente e na análise de viabilidade económica de empreendimentos para comercialização e arrendamento.

Durante 6 anos foi presidente da associação particular de solidariedade social CISV Portugal, associação nacional enquadrada em organização internacional, presente em 72 países, que promove a educação de jovens para a paz através da interculturalidade. Sendo, atualmente, Presidente do Conselho Fiscal da mesma associação.

Publicações
Capítulo de Livro
Neto, M. de C.; Neves, F. & Rego, J. S. (2017). Transformação digital das cidades inteligentes. In F. Moreira, M. Au-Yong-Oliveira, R. Gonçalves & C. Costa (Coord.). Transformação Digital. Oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteligente, pp. 79-95. Faro: Sílabas & Desafios. ISBN: 978-989-8842-28-2
Publicações em Atas de Conferência Científica
Branco Gomes J., Sousa Rego J. and Castro Neto M. (2018). Measuring Happyiness and Wellbeing in Smart Cities - Lisbon Case Study. In SMARTGREENS 2018. Proceedings of the 7th International Conference on Smart Cities and Green ICT Systems. ISBN 978-989-758-292-9, pages 270-277. DOI: 10.5220/0006771102700277

footer