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Qualidade na NOVA IMS

O trajeto de continuado sucesso da NOVA IMS, ao longo de mais de três décadas, assenta numa aposta inequívoca, determinada e persistente centrada na qualidade. Qualidade em tudo aquilo que fazemos e nos sucessivos desafios assumidos no ensino, investigação, terceira missão e igualmente nos serviços de suporte, em alinhamento com um rumo estratégico recentemente assumido para 2019-2022, pautado pelo nosso desígnio comum e identitário, a que se associa uma assinatura que deve servir de marca de água para tudo aquilo que queremos fazer cada vez mais e melhor: “From Data to Value”.

A NOVA IMS, assume como sua vocação contribuir de forma pioneira e liderante, enquanto Unidade Orgânica da Universidade Nova de Lisboa, para a conversão de dados em valor (“From Data to Value”), através da Ciência dos Dados e sua Análise (“Data Science and Analytics”), por via de uma aposta integrada e devidamente articulada de iniciativas de ensino, investigação e terceira missão.

O sucesso da evolução da NOVA IMS pode ser igualmente acompanhado através de uma análise cuidada da evolução temporal verificada em cerca de 30 KPI, alvo de monitorização periódica, sendo na sua larga maioria indicadores da qualidade alcançada nas diferentes frentes de intervenção da NOVA IMS.

Para concretizar  a sua vocação, são diversos os mecanismos de garantia e gestão da qualidade adotados na NOVA IMS, de acordo com os diferentes referenciais empregues por entidades avaliadoras, acreditadoras e rankings internacionais. Sem porém esquecer em caso algum aquilo que verdadeiramente é nuclear e central nas melhores instituições de ensino superior e também na jornada de afirmação pela qualidade da NOVA IMS: a captação de ótimos alunos, docentes e investigadores, acompanhados de serviços de apoio proporcionados por ótimos profissionais, comunidade humana que depois através de um ágil ambiente descomplicado, vibrante, motivador, assente na meritocracia e de forte coesão interna, é encorajada a sonhar e implementar os sonhos num contexto de grande liberdade intelectual e criativa. É esta a alma estratégica da qualidade na NOVA IMS, explicativa do sucesso alcançado nas décadas que passaram e que se assume enquanto motor do seu continuado desenvolvimento vindouro.

É dentro deste tipo de contexto e enquadramento que o Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade da NOVA (NOVA SIMAQ) está a ser desenvolvido na UNL e suas Unidades Orgânicas, desde o ano letivo 2018/2019, de acordo com os referenciais para os sistemas internos de garantia da qualidade assumidos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Visa-se deste modo estabelecer um sistema integrado de gestão da qualidade das múltiplas atividades desenvolvidas na NOVA IMS, sempre centradas na conversão de dados em valor (“From Data to Value”), abarcando em particular os seguintes domínios nucleares: Ensino e Aprendizagem (EA); Investigação e Desenvolvimento (I&D); Colaboração Interinstitucional e com a Comunidade (CI&C); Internacionalização (INT); Criação de Valor (CV):

Incentivos à Excelência

A meritocracia é um dos valores nucleares da cultura organizacional que marca a NOVA IMS, onde desde sempre se reconheceu a importância da aplicação de políticas e medidas de incentivo e reconhecimento do mérito, através de um conjunto de ações que visam valorizar, permanentemente, a iniciativa, dedicação e resultados obtidos pela NOVA IMS (nomeadamente através dos esforços dos seus estudantes, colaboradores, docentes e parceiros).

No prosseguimento da política de reconhecimento do mérito assumida como valor central da NOVA IMS, anualmente tem lugar uma cerimónia de entrega de prémios e diplomas (Sessão Solene), para diferentes tipologias de membros da comunidade NOVA IMS. Como forma de promover o empenho e qualidade dos seus docentes, investigadores, colaboradores e Alumni, são atribuídos diferentes tipos de reconhecimentos, correspondentes às diversas dimensões da atividade académica (Ensino, Investigação, Inovação), além de casos de ligação duradoura à NOVA IMS.

Adicionalmente, todos os colaboradores e docentes da NOVA IMS desempenham as suas funções dentro de enquadramentos que estimulam e reconhecem o mérito, por via de diferentes tipos de avaliações, prémios de desempenho e correspondentes sistemas de progressão na carreira.

Estrutura Organizacional do SIMAQ na NOVA IMS

Responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade SIMAQ

Prof.ª Doutora Ana Cristina Costa

Gestão da Qualidade

Eng.ª Elisabete Marques

O Gabinete de Investigação Institucional (“Institutional Research Office”) é responsável pela recolha, análise e partilha de dados da NOVA IMS relevantes para a garantia, gestão e planeamento da qualidade, apoio aos processos de tomada de decisão e funcionamento da NOVA IMS.

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