main content

pagetop

header

slides

menu principal

principal

breadcrumbs

 
|
|
GESTÃO DE INFORMAÇÃO
 

conteudo

Licenciatura em Gestão de Informação
 

Na sociedade atual os negócios são cada vez mais complexos. As empresas lidam diariamente com um enorme volume de dados, gerados por inúmeras fontes. Esta realidade provoca uma elevada procura por profissionais com competências na área da gestão de informação, que sejam capazes de utilizar as mais modernas técnicas e ferramentas analíticas para suportar a tomada de decisão.

A licenciatura em Gestão de Informação visa a formação de profissionais com fortes competências analíticas, capazes de recolher, organizar e analisar a informação das organizações, traduzindo-a num recurso estratégico que lhes permite inovar, desenvolver vantagens competitivas e prever novas tendências de mercado.

A natureza multidisciplinar deste curso está ajustada às exigências do mercado de trabalho nacional e internacional. A escassez de profissionais nesta área é significativa em Portugal, mas também a nível internacional. Para que se tenha uma noção do potencial desta profissão, as previsões do The McKinsey Global Institute indicam que só nos EUA exista, em 2018, uma escassez de cerca de 200.000 especialistas na área de gestão de informação, bem como de 1,5 milhões de gestores e analistas com competências nesta área.

Apelidada como a profissão mais sexy do século XXI pela revista americana Forbes, esta formação multidisciplinar em Gestão de Informação, que a Sociedade da Informação e do Conhecimento fez emergir, permite uma rápida integração dos nossos alunos na estrutura de gestão das organizações dos mais variados setores de atividade.

 

Testemunhos

ines-santos

Inês Santos  | 1º ano (colocada em 2020-21) | Esc. Sec. de Pombal

Sinto-me constantemente desafiada e em aprendizagem na NOVA IMS, por ser um curso em Inglês e devido à exigência do plano de estudos, onde adquirimos muitas competências tecnológicas e empreendedoras, promovendo o nosso crescimento pessoal e intelectual.
Nas disciplinas práticas, como Computação, não é necessário conhecimento prévio, pois os professores fornecem-nos todas as ferramentas e bases necessárias para potenciar a nossa performance. É uma universidade que aposta na integração do aluno desde o primeiro dia, com a realização de várias atividades e iniciativas, com o programa de mentores ou através da participação na Associação de Estudantes, da qual faço parte.
A NOVA IMS investe no futuro dos alunos, desenvolvendo vários workshops e projetos em parceria com muitas empresas, permitindo o contacto direto com o mundo do trabalho. Ao longo dos semestres divulga diversas propostas de emprego, estando os alunos sempre a par das oportunidades. É um curso do futuro e sem dúvida que o sentimos, foi a melhor decisão que tomei.

ana-margarida-gomes

Ana Margarida Gomes | 1º ano (colocada em 2020-21) | Liceu Jaime Moniz

Procurei uma licenciatura que me permitisse aprofundar os meus conhecimentos nas áreas de gestão e programação, e a NOVA IMS proporcionou-me exatamente o que procurava, conseguindo ir ainda mais além nas minhas metas e objetivos. O curso de Gestão de Informação alastrou as minhas fronteiras através do modelo de aulas em inglês, que me ajudou a compreender melhor a língua estrangeira à qual não estava acostumada, deixando-me mais confiante para ingressar num mercado de trabalho mais abrangente.
Também menciono a importância dos trabalhos em grupo, que me ajudaram a desenvolver relações com colegas, deixando-me mais à vontade neste novo ambiente. Concluindo, a NOVA IMS tem um programa que cria profissionais para uma área relevante, que está em constante crescimento.

Ex-alunos

Filipa Oliveira

Filipa Oliveira | Técnico Assistente no Banco de Portugal

Conheci a NOVA IMS na Futurália e hoje sei que não poderia ter feito melhor escolha. É uma escola que prima pela excelência de ensino, mas também pela exigência, e que me proporcionou uma experiência enriquecedora tanto a nível profissional como pessoal. É com muito orgulho que afirmo que sou licenciada em Gestão de Informação, um curso que nos permite aliar o melhor de dois mundos: a componente de negócio e a componente tecnológica, que nos dota de uma vantagem competitiva enorme no mercado de trabalho. A entreajuda dos alunos e a compreensão dos professores sobrelevam todas as dificuldades, possibilitando-nos uma sensação de pertença à comunidade que é a NOVA IMS.

Tiago Marques

Tiago Marques | Consultor de Business Intelligence na Novabase

Com a conclusão do Ensino Secundário, surgem decisões inevitáveis e importantes, que afetam a concretização dos nossos sonhos e objetivos no âmbito profissional. Após alguma pesquisa encontrei a NOVA IMS, na Universidade Nova de Lisboa, onde estavam reunidas todas as condições necessárias para o sucesso do meu ingresso no mercado de trabalho, uma faculdade de enorme prestígio em termos empresariais com um curso que conseguia aliar duas áreas: a gestão e as tecnologias.
Hoje, tenho a certeza de que não poderia ter feito a melhor escolha! A forte componente prática, a cultura de excelência, inovação e exigência prepararam-me para o mundo profissional altamente competitivo, dotando-me de todas as capacidades que necessito para ser bem-sucedido. Existe uma frase de Aristóteles que para mim sempre representou a NOVA IMS, “Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência, portanto, não é um ato, mas sim um hábito”.

footer