NOVA IMS premiada na 1.ª Edição dos Prémios ADN

Premios Adn

A primeira Gala dos Prémios ADN teve lugar no dia 21 de abril, Dia Mundial da Criatividade e Inovação, na Nova SBE em Carcavelos. A NOVA IMS esteve envolvida em dois dos três projetos vencedores.

O “Prémio Agir Diferente na NOVA (ADN)” pretende estimular a inovação na Universidade NOVA de Lisboa e reconhecer as boas práticas implementadas. No total, foram registadas 46 candidaturas, entre as quais foram seleccionados os 3 projetos vencedores, nomeadamente: “A implementação de Modelo de Escola Aberta na Universidade”, que recebeu o Prémio Quidgest; o “FIT4FUNDING”, que recebeu o prémio KPMG;  e o “NOVA Impact – Promoção do Empreendedorismo”, projeto apresentado pela Reitoria, que recebeu o Prémio Digitalis. A NOVA IMS integrou as equipas do projeto “A implementação de Modelo de Escola Aberta na Universidade” e do “FIT4FUNDING”. Houve ainda uma Menção Honrosa para "A Vida da NOVA na Wiki", um projecto apresentado pela Reitoria.

O projeto de Modelo de Escola Aberta, desenvolvido pela NOVA IMS, representada pelo Professor Vitor Santos, e pela ENSP (Escola Nacional de Saúde Pública), assenta na promoção de uma educação de qualidade na área STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática), e no incentivo à colaboração entre professores, alunos, investigadores, empreendedores e profissionais da área. O projeto promove a educação aberta, o trabalho ao nível da sala de aula, e a criação de espaços de educação informal. Este projeto foi desenvolvido no contexto da disciplina de Projeto de Sistemas de Informação da Licenciatura em Sistemas e Tecnologias de Informação da NOVA IMS.

A NOVA IMS integrou também a equipa do FIT4FUNDING através da participação da gestora executiva do MagIC, Cristina Oliveira. O projeto foi desenvolvido em parceria pelas equipas de gestão de ciência da FCT NOVA, NOVA IMS, NOVA FCSH e NMS, e consistiu no desenvolvimento de um programa de formação destinado a investigadores das diferentes Unidades Orgânicas que planeiam submeter candidaturas a fundos europeus. Este programa, para além de incentivar a candidatura a projetos europeus, visou igualmente potenciar colaborações e sinergias entre as diferentes áreas do conhecimento da NOVA.

Parabéns a todas as equipas envolvidas nestes excelentes projetos!

Consulte mais informações sobre os projetos e a galeria de fotos aqui.