O trajeto de continuado sucesso da NOVA IMS, ao longo de mais de três décadas, assenta numa aposta inequívoca, determinada e persistente centrada na qualidade. O trajeto de sucesso contínuo da NOVA IMS ao longo de mais de três décadas, assenta numa aposta inequívoca, determinada e persistente centrada na qualidade em todos os sectores, nomeadamente nos sucessivos desafios assumidos no ensino, investigação, terceira missão e ainda nos serviços de suporte, em alinhamento com um rumo estratégico recentemente estabelecido para os anos de 2019-2022, sempre pautado pelo nosso desígnio comum e identitário, ao qual se associa uma assinatura que deve servir de marca de água para tudo aquilo que queremos fazer cada vez mais e melhor: “From Data to Value”.
Qualidade na NOVA IMS

Qualidade na NOVA IMS
Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade da Nova
A NOVA IMS, assume como sua vocação contribuir de forma pioneira e liderante, enquanto Unidade Orgânica da Universidade Nova de Lisboa, para a conversão de dados em valor (“From Data to Value”), através da Ciência dos Dados e sua Análise (“Data Science and Analytics”), por via de uma aposta integrada e devidamente articulada de iniciativas de ensino, investigação e terceira missão.
O sucesso da evolução da NOVA IMS pode ser igualmente acompanhado através de uma análise cuidada da evolução temporal verificada em cerca de 30 KPI, alvo de monitorização periódica, sendo na sua larga maioria indicadores da qualidade alcançada nas diferentes frentes de intervenção.
Para concretizar a sua vocação, são diversos os mecanismos de garantia e gestão da qualidade adotados na NOVA IMS, de acordo com os diferentes referenciais empregues por entidades avaliadoras, acreditadoras e rankings internacionais. Sem esquecer, no entanto, aquilo que é verdadeiramente central nas melhores instituições de ensino superior e também na jornada de afirmação pela qualidade da NOVA IMS: a captação de ótimos alunos, docentes e investigadores, acompanhados de serviços de apoio prestados por ótimos profissionais, comunidade humana que através de um ambiente ágil, descomplicado, vibrante, motivador, assente na meritocracia e de forte coesão interna, é encorajada a sonhar e implementar os sonhos num contexto de grande liberdade intelectual e criativa. É esta a alma estratégica explicativa do sucesso alcançado nas décadas passadas e que se assume como força motriz do desenvolvimento vindouro.
É dentro deste tipo de contexto e enquadramento que o Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade da NOVA (NOVA SIMAQ) está a ser desenvolvido na UNL e suas Unidades Orgânicas, desde o ano letivo 2018/2019, de acordo com os referenciais para os sistemas internos de garantia da qualidade assumidos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Visa-se deste modo estabelecer um sistema integrado de gestão da qualidade das múltiplas atividades desenvolvidas na NOVA IMS, sempre centradas na conversão de dados em valor (“From Data to Value”), abarcando em particular os seguintes domínios nucleares:
- Ensino e Aprendizagem (EA); Investigação e Desenvolvimento (I&D); Colaboração Interinstitucional e com a Comunidade (CI&C); Internacionalização (INT); Criação de Valor (CV):

Incentivos à Excelência
A meritocracia é um dos valores nucleares da cultura organizacional que marca a NOVA IMS, onde desde sempre se reconheceu a importância da aplicação de políticas e medidas de incentivo e reconhecimento do mérito, através de um conjunto de ações que visam valorizar, permanentemente, a iniciativa, dedicação e resultados obtidos pela NOVA IMS (nomeadamente através dos esforços dos seus estudantes, colaboradores, docentes e parceiros).
No prosseguimento da política de reconhecimento do mérito assumida pela NOVA IMS como um dos seus valores centrais, tem lugar, anualmente uma cerimónia de entrega de prémios e diplomas (Sessão Solene), para diferentes tipologias de membros da comunidade. Como forma de promover o empenho e qualidade dos seus docentes, investigadores, colaboradores e Alumni, são atribuídos diferentes tipos de reconhecimentos, correspondentes às diversas dimensões da atividade académica (Ensino, Investigação, Inovação), além de casos de ligação duradoura à instituição.
Adicionalmente, todos os colaboradores e docentes da NOVA IMS desempenham as suas funções dentro de enquadramentos que estimulam e reconhecem o mérito, por via de diferentes tipos de avaliações, prémios de desempenho e correspondentes sistemas de progressão na carreira.
Estrutura Organizacional do SIMAQ na NOVA IMS
-
Prof.ª Doutora Manuela AparícioResponsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade SIMAQqualidade@novaims.unl.pt Saber mais
-
-
Os Delegados da Qualidade, colaboradores responsáveis por cada serviço, têm por atribuição promover a disseminação e implementação de práticas da Qualidade no respetivo serviço, bem como assegurar a atualização da secção do Manual de Procedimentos relativa ao respetivo serviço.
O Gabinete de Investigação Institucional (“Institutional Research Office”) é responsável pela recolha, análise e partilha de dados da NOVA IMS relevantes para a garantia, gestão e planeamento da qualidade, apoio aos processos de tomada de decisão e funcionamento da NOVA IMS.

Ensino e Aprendizagem
A Avaliação dos Docentes e Unidades Curriculares pelos estudantes encontra-se implementada na NOVA IMS desde a sua fundação, há mais de 30 anos. Adicionalmente, existem mecanismos de acompanhamento regular do funcionamento dos cursos e unidades curriculares, mediante uma grande proximidade entre docentes e alunos, do diálogo regular entre representantes dos alunos e coordenadores de curso, do Conselho Pedagógico, dos Gabinetes de Apoio ao Aluno e ao Docente e da Direção da instituição.

Investigação e Desenvolvimento
O MagIC – Centro de Investigação em Gestão de Informação ocupa um lugar central dentro da NOVA IMS no âmbito da Investigação e Desenvolvimento (I&D). O centro de investigação da NOVA IMS é uma unidade de investigação pluridisciplinar, existente desde 1998, sendo financiado e avaliado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), tendo no último ciclo de avaliação obtido o resultado de Muito Bom.

Colaboração Interinstitucional e Parcerias
A AD NOVA IMS (Associação para o Desenvolvimento do Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação) desempenha uma função crucial na estratégia de colaboração interinstitucional, interação com a sociedade e concretização da terceira missão da NOVA IMS.
A NOVA IMS tem vindo a diversificar as atividades que se enquadram dentro da chamada “Terceira Missão” do Ensino Superior, promovendo e estabelecendo parcerias com empresas, universidades e outras instituições. Estas parcerias têm naturezas diversas e abrangem áreas relacionadas com o desenvolvimento científico, pedagógico e institucional da NOVA IMS.

Internacionalização
Os níveis de qualidade e resultados alcançados pela NOVA IMS têm permitido atingir crescentes níveis de internacionalização.
A NOVA IMS foi a primeira instituição da Península Ibérica a integrar a iSchools, organização internacional que reúne as universidades líderes na investigação e ensino de ciências de informação.

Documentos Institucionais
Consulte aqui os Documentos e Regulamentos relacionados com a Qualidade na NOVA IMS.

Elogios, Sugestões e Reclamações
Agradecemos a sua contribuição para a melhoria dos nossos serviços, através de elogios, sugestões ou reclamações.