Ver o conteúdo principal

Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica, com especialização em Ciência dos Dados Geoespaciais

CDG

Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica,
com especialização em Ciência dos Dados Geoespaciais

A especialização em Ciência dos Dados Geoespaciais fornece as competências necessárias à modelação e análise de informação geográfica, e pretende capacitar profissionais para o papel da inteligência artificial, programação e o data mining no desenvolvimento de soluções aos desafios e problemas sociais nos setores público e privado.

Este Mestrado é desenvolvido em colaboração com a UNIGIS, rede internacional que reúne as melhores escolas na área dos Sistemas de Informação Geográfica, e obteve a acreditação GEOINT (Geospatial Intelligence) por parte da United States Geospatial Intelligence Foundation (USGIF), tendo sido o 1.º curso fora dos EUA a ser acreditado por esta organização.

Este Mestrado é lecionado em regime de e-learning ou semi-presencial. Tem a duração de 4 semestres letivos: 2 semestres de componente curricular e 2 semestres para o desenvolvimento da dissertação de natureza científica, de um trabalho de projeto ou de um relatório de estágio de natureza profissional, num total de 120 ECTS. As aulas (1º e 2º semestres do curso) terão início em setembro de 2024 e  terminam em junho de 2025.

As candidaturas a este curso decorrem de 10 de maio a 6 de junho de 2024. Para se candidatar, clique aqui

Acreditado por

  • USGIF
    United States Geospatial Intelligence Foundation

Entidade parceira

  • Unigispt
    UNIGIS
  • Vagas

    Regime

    E-Learning e
    Semi-Presencial

  • Media

    Duração e ECTS:

    4 semestres
    letivos (120 ECTS)

  • Semestres

    Frequência

    2 a 3 vezes
    por semana

  • Lingua

    Data de início

    setembro
    de 2024

Destinatários image

Destinatários

A especialização em Ciência dos Dados Geoespaciais visa a formação de gestores e técnicos capacitados para analisar, modelar e visualizar informação geográfica, em ambientes de grande quantidade de dados.

Tem como destinatários todas as pessoas que se encontrem dispersas geograficamente, nomeadamente em Portugal, no Brasil, nos países africanos de língua portuguesa, em Timor e, também, nas comunidades de expressão portuguesa dispersas por todo o mundo e que pretendam obter um Mestrado de uma Instituição Universitária Portuguesa.

 

Objetivos

Este curso fornece os conhecimentos e competências necessários para:

  • Compreender e contribuir para os grandes desafios técnicos e sociais criados por ambientes computacionais ricos em dados geoespaciais incluindo a sua arquitetura, integridade e gestão; 

  • Compreender como os dados geoespaciais podem ser adquiridos e utilizados para apoiar vários processos de análise, modelação, e geovisualização em ambientes de grandes quantidades de dados;

  • Compreender como a inteligência artificial, a programação e o data mining podem ser utilizados para aumentar, de forma inteligente, os conceitos e fluxos típicos da ciência da informação geográfica e assim fornecer soluções centradas nas instituições para uma grande variedade de desafios e problemas sociais nos setores público e privado. 

Plano de estudos

O curso tem a duração de semestres letivos: 2 da componente curricular e 2 para o desenvolvimento da dissertação de natureza científica ou de um trabalho de projeto, num total de 120 ECTS.

A componente curricular do plano de estudos (1.º e 2.º semestres do curso) corresponde a 60 ECTS, dos quais 52,5 correspondem a unidades curriculares obrigatórias e os restantes 7,5 correspondem a unidades curriculares optativas, que serão escolhidas pelos alunos.

Semestre Outono (1º Semestre)
Unidades Curriculares Docente(s) ECTS
Base de Dados Espaciais (*) André Oliveira 7,5
Ciência e Sistemas de Informação Geográfica (*) (**) Marco Painho 7,5
Ciências Cartográficas e Aquisição de Dados Luísa Gonçalves 7,5
Estatística Espacial (*) Ana Cristina Costa 7,5
Programação Geoespacial (*) Roberto Henriques Hugo Martins 7,5
Visualização e Análise de Dados Geoespaciais Pedro Cabral 7,5
Semestre Primavera (2º Semestre)
Unidades Curriculares Docente(s) ECTS
Data Mining Geo-Espacial (*) Fernando Bação 7,5
Deteção Remota (*) (**) Mário Caetano 7,5
Geospatial Intelligence (GEOINT) (**) Marco Painho Telmo Dias 7,5
Modelação em SIG (**) Mário Caetano 7,5
Programação para Serviços Web Geoespaciais Marco Painho Hugo Martins 7,5
SIG nas Organizações Rui Julião 7,5

(*) Unidade Curricular obrigatória;
(**) UC obrigatória para obter a certificação GEOINT: Geospatial Intelligence Program em acreditação pela USGIF (United States Geospatial Intelligence Foundation).

2º Ano
Unidades Curriculares ECTS
Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio Profissional 58
Acompanhamento da Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio Profissional 2

Plano de Estudos - Regime Semi-Presencial

Semestre Outono (1º Semestre)
Unidade Curricular Docente(s) ECTS
Geographic Information Systems and Science (*) (**) Marco Painho 7,5
Geospatial Data Mining (**) Roberto Henriques Hugo Martins 7,5
Remote Sensing (**) Mário Caetano 7,5
Spatial Data Analysis and Visualization (**) Pedro Cabral 7,5
Spatial Statistics (**) Ana Cristina Costa 7,5

(*) Unidade Curricular obrigatória
(**) Unidade Curricular lecionada em língua inglesa

Semestre Primavera (2º Semestre)

No Semestre Primavera os alunos poderão escolher as UC que funcionam em regime de e-Learning, tendo também a possibilidade de escolher as UC presenciais disponíveis nos mestrados e pós-graduações da NOVA IMS (sujeito a aprovação do Diretor do curso).

2º Ano

Unidades Curriculares ECTS
Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio Profissional 58
Acompanhamento da Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio Profissional 2

Corpo docente

Horário

As Unidades Curriculares (UC) que funcionam em regime presencial decorrem a partir das 16h30 e as UC em regime de e-Learning têm sessões síncronas (aulas virtuais em tempo real na Internet), que decorrem sempre em horário pós-laboral (das 20h às 22h GMT), exceto GI Standards que será das 18h às 19h.

A calendarização das sessões síncronas, exames e prazos de entrega e apresentação de trabalhos de Unidades Curriculares em regime de e-Learning, referentes ao ano letivo de 2023-2024, encontram-se disponíveis aqui, e o horário para o regime semi-presencial estará disponível em breve.

O curso de e-Learning está implementado de forma a que todas as matérias sejam lecionadas através de sessões síncronas e assíncronas, sendo os alunos acompanhados através de e-mail, chats e fóruns de discussão que possibilitam a interação rápida entre os alunos e o professor. Em cada edição do curso são criadas turmas num ambiente virtual, sendo disponibilizado aos alunos todo material de estudo necessário, seja impresso ou digital, incluindo apontamentos, guias de estudo, exercícios práticos e licenças de software.

Protocolos

  • LNEG
    Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)

    O LNEG oferece condições especiais de frequência aos trabalhadores do LNEG. Os alunos do Mestrado C&SIG têm a possibilidade de realizar estágios curriculares nesta Instituição.

  • Mundogeo
    Editora MundoGEO

    Protocolo de colaboração e intercâmbio nas áreas da educação, formação e desenvolvimento científico incluindo a oferta de 1 ano da assinatura digital das revistas bimestrais InfoGEO e InfoGNS

Acesso a Software e Informação Geográfica

Ao frequentarem a Pós-graduação/Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica os nossos alunos terão acesso inteiramente gratuito ao licenciamento e software das principais aplicações e conjuntos de dados no domínio dos Sistemas de Informação Geográfica, designadamente:

  • Esri (2)
    Esri Portugal

    Acesso à suite de software e Dados da Esri©:

    • ArcGIS for Desktop Advance;
    • ArcGIS Pro;
    • ArcGIS for Enterprise;
    • Esri CityEngine;
    • ArcGIS Online;
    • ArcGIS for Developers;
    • ArcGIS Living Atlas of the World;
    • ArcGIS Apps;
    • ArcGIS Training courses.
  • Digitalglobe
    DigitalGlobe

    Atribuição de uma conta gratuita ao EarthWatch da DigitalGlobe que permite aos alunos utilizar via online (acesso cloud e/ou API) e offline (download) de imagens de satélite de alta qualidade e informação geoespacial da DigitalGlobe.

  • Hexagon (1)
    HEXAGON GEOSPATIAL

    Acesso exclusivo e gratuito ao software promovido pela HEXAGON GEOSPATIAL, como por exemplo:

    • Desktop Educational Program: ERDAS IMAGINE Professional; IMAGINE Expansion Pack; ERDAS ER Mapper; IMAGINE Photogrammetry; IMAGINE Terrain Editor; PRO600 CART; PRO600 DTM; GeoMedia Professional; GeoMedia Transportation Manager; GeoMedia Motion Video Analyst Professional; GeoMedia Advanced Collection; ERDAS APOLLO Essentials;

     

    • Smart M.Apps for EDU: M.AppX; M.App Studio; M.App Chest; M.App Reader; Incident Analyzer; Area Analyzer; Network Analyzer; IMAGINE M.App Connect; IMAGINE Developer's Toolkit; Spatial Modeler SDK; GeoMedia Objects; GeoMedia Smart Client and Workflow Manager; Mobile SDK; API Console; Hexagon Geospatial U Community.

Bolsas

Os cursos da NOVA IMS oferecem uma experiência de aprendizagem única, combinando a teoria com a aplicação das melhores e mais inovadoras práticas de ensino.

Se tem interesse em estudar na NOVA IMS e deseja explorar as oportunidades de bolsas e de prémios, esta página é o seu ponto de partida para descobrir as opções disponíveis em diferentes ciclos de ensino.

Saiba mais informações aqui.

Certificado GEOINT

O programa de certificação graduada em Inteligência Geoespacial (certificado GEOINT), acreditado pela United States Geospatial Intelligence Foundation (USGIF) disponibiliza educação e formação em conceitos científicos, métodos e tecnologias geoespaciais chave utilizadas na resolução de problemas de segurança humana a nível global, incluindo desastres naturais, crises humanitárias, riscos ambientais, operações militares, violência política, saúde pública e desafios no acesso a fontes de alimentação.

A USGIF é a única organização dedicada à promoção da prática profissional da Inteligência Geoespacial (GEOINT) e à construção de uma comunidade de interesse cruzando a Indústria, a Academia, a Administração Pública e organizações profissionais. A USGIF é a única organização que providencia acreditação universitária na área da GEOINT, sendo a líder mundial nesta área.

USGIF

O programa desenvolve-se ao longo de um conjunto de 4 unidades curriculares obrigatórias do Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica, totalizando 30 ECTS:

  • Ciência e Sistemas de Informação Geográfica;
  • Modelação em Sistemas de Informação Geográfica;
  • Deteção Remota;
  • Inteligência Geoespacial (GEOINT).

O conjunto descrito acima é complementado por um conjunto de unidades curriculares opcionais que totalizem 30 ECTS.

O certificado só será atribuído pela USGIF aos alunos que obtenham uma média igual ou superior a 14 valores.

Os alunos da NOVA IMS têm a oportunidade de participar no GeoINT Symposium da USGIF, que se realiza todos os anos nos Estados Unidos da América, e que é o maior evento mundial de divulgação científica e profissional no domínio da Inteligência Geoespacial. Os alunos da NOVA IMS poderão concorrer a uma bolsa para apoio na participação deste evento.

Os alunos da NOVA IMS poderão ainda candidatar-se ao programa de bolsas da USGIF (USGIF Scholarship Program, à bolsa “Ken Miller Scholarship for Advanced Remote Sensing Applications”) que entre outras regalias, prevê a atribuição de uma bolsa monetária. Para mais informações consultar o link.

Certificação UNIGIS

No âmbito da rede UNIGIS Internacional, os alunos que concluírem o mestrado à distância em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica (95 ECTS), podem obter o European Master's in GI Science, Project 29320-IC-3-98-1-AT-ERASMUS-CDA-1 (Certificado EuroMasterGI) complementar ao seu diploma de curso, através da realização de:

  • Um mínimo de 12 ECTS obtidos em língua estrangeira (diferente da língua do curso ou da língua nacional);
  • Unidade Curricular "EuroGIS" module 6 ECTS - Universität Salzburg;
  • Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio de Natureza Profissional redigido na língua inglesa;
  • Uma experiência internacional de aprendizagem (e.g. Summer School Internacional UNIGIS) com um mínimo de 2 ECTS.
Rede UNIGIS

A UNIGIS é uma rede internacional de Universidades que, através de um ensino à distância, oferece diplomas de especialização e mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica. Este consórcio internacional foi fundado em 1990 e é atualmente formado por uma rede de várias universidades.

O planeamento e a estrutura dos cursos oferecidos resultam da estreita colaboração entre os membros da UNIGIS, que cooperam entre si no desenvolvimento dos currículos dos cursos e na sua adaptação às diferentes realidades nacionais.

Certificado UNIGIS

Prémios de mérito

São alvo de distinção todos os alunos que, durante o seu percurso académico, se destacam pela sua excelência académica nas diferentes unidades curriculares e cursos. Estes prémios são atribuídos pelos Sócios da AD NOVA IMS e/ou outras Entidades Apoiantes.

 

Sócio AD NOVA IMS

  • ESRI
    Melhor Aluno

    750€

Entidade Apoiante

  • Governodeportugal (1)
    Melhor aluno de Licenciatura e Mestrado

    Bolsa com Valor a Definir

Admissões e propinas

A NOVA IMS procura alunos excecionais que possuam o potencial para se tornar bons técnicos e gestores de excelência, pelo que, qualidades como maturidade, força de vontade e motivação quer na carreira académica quer na profissional são alguns dos atributos exigidos.

4.ª Fase de Candidaturas 

De 10 de maio a 6 de junho de 2024.

Condições de Admissão

Os candidatos ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em C&SIG deverão ser titulares do grau de licenciado ou equivalente nas áreas de Estatística e Gestão de Informação, Geografia, Economia, Engenharia, Informática, Física, Matemática, Arquitetura, Planeamento Regional e Urbano, ou em outras áreas científicas julgadas como relevantes pelo Conselho Científico da NOVA IMS.

Também são aceites processos de candidatura de:

  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da NOVA IMS;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da NOVA IMS.

Como Candidatar-se e Processo de Seriação dos Candidatos

Para a candidatura ser considerada completa, o candidato terá de preencher o formulário disponível no Portal de Candidaturas da NOVA IMS, assim como fazer o upload do Curriculum Vitae, escolher o curso de candidatura e efetuar o pagamento da taxa de candidatura na mesma aplicação.

O processo de seleção dos candidatos é realizado com base na análise do currículo académico e profissional. Os membros do Júri de seleção poderão deliberar a realização de uma entrevista aos candidatos.

Taxa de Candidatura

O valor da taxa de candidatura é de 51€. A candidatura só será considerada submetida após o pagamento da taxa de candidatura dentro do prazo estipulado, não reembolsável em caso de desistência ou de não admissão no curso.

Custos de Inscrição e Matrícula

Depois de admitidos no curso e no ato de confirmação de ingresso, os alunos deverão fazer o pagamento da pré-inscrição (cerca de 1 semana após a divulgação do resultado de admissão), dedutível no valor da propina e não reembolsável em caso de desistência, com os seguintes valores:

  • 1.250€ para candidatos oriundos dos Estados membros da União Europeia e de Países de Língua Oficial Portuguesa;
  • 2.500€ para candidatos de outros países.

No ato da matrícula, os alunos deverão fazer os seguintes pagamentos:

  • 35€ - referentes aos emolumentos de matrícula (valor atualizado anualmente);
  • 1,40€ - referentes ao seguro escolar anual (valor atualizado anualmente).

Valor das Propinas

O valor da propina deste mestrado é de 4.200€, sendo que 3.000€ correspondem à parte curricular (1º ano) e os restantes 1.200€ à elaboração de uma dissertação ou trabalho de projeto.

Datas de Pagamento das Propinas

A propina do mestrado poderá ser liquidada em duas ou quatro prestações, sendo as datas de pagamento as seguintes:

  • Pagamento em duas prestações:
    • De 25 a 30 de setembro de 2024 (correspondente a 100% do valor da propina do 1º ano);
    • De 25 a 30 de setembro de 2025 (correspondente a 100% do valor da propina do 2º ano).
  • Pagamento em quatro prestações:
    • De 25 a 30 de setembro de 2024 (correspondente a 50% do valor da propina do 1º ano);
    • De 22 a 28 de fevereiro de 2025 (correspondente a 50% do valor da propina do 1º ano);
    • De 25 a 30 de setembro de 2025 (correspondente a 50% do valor da propina do 2º ano);
    • De 22 a 28 de fevereiro de 2026 (correspondente a 50% do valor da propina do 2º ano).

Descontos

  • Desconto financeiro: os alunos que optarem por pagar as propinas em dois pagamentos têm um desconto de 2,5% sobre o valor a pagar.
  • Os ex-Alunos (de licenciatura, pós-graduação, mestrado e doutoramento) da NOVA IMS de curso diferente do que irão frequentar, usufruem de um desconto de 20% sobre o valor da propina, acumulável com o desconto financeiro.
  • As empresas que financiarem um curso a 2 colaboradores, no mesmo ano letivo, têm um desconto de 10% sobre o valor da propina, não acumulável com o desconto financeiro.
  • As empresas que financiarem um curso a 3 ou mais colaboradores, no mesmo ano letivo, têm um desconto de 20% sobre o valor da propina, não acumulável com o desconto financeiro.

Perguntas mais frequentes

Tem uma questão? Explore as perguntas mais frequentes e encontre a resposta aqui! Se não encontrou a resposta, entre em contato connosco!

  • Candidatura

    Quando me posso candidatar?

    Só durante a fase de candidaturas é que é possível submeter a candidatura. A data da fase de candidaturas está disponível na página Admissões e Propinas de cada curso. No entanto, poderá preencher o formulário de candidatura em qualquer altura, submetendo o mesmo quando a fase de candidaturas começar.

    Como posso candidatar-me?

    As candidaturas são submetidas online, através do Portal de Candidaturas da NOVA IMS. Para submeter a candidatura, os candidatos deverão registar-se no Portal, preencher o formulário na área de utilizador do referido portal, fazer upload do seu Curriculum Vitae, escolher o curso de candidatura e efetuar o pagamento da taxa de candidatura na mesma aplicação. O processo de candidatura é igual para todos os candidatos, quer nacionais ou internacionais.

    Que documentos são necessários para efetuar a candidatura?

    O único documento obrigatório durante o processo de candidatura é o Curriculum Vitae (em ficheiro doc ou pdf). O candidato pode fazer upload de outros documentos como o certificado de habilitações ou diploma de grau académico.

    Como converto um ficheiro para .PDF?

    Segue uma lista com websites onde pode fazer a conversão de documentos para formato .PDF, apenas como referência:

    Há taxa de candidatura?

    O valor da taxa de candidatura é de 51€ para o ano letivo 2024-25. O pagamento da taxa de candidatura será efetuado no momento da candidatura, no Portal de Candidaturas, através de referência Multibanco, MBWay, Paypal ou Visa. A candidatura só será considerada submetida após a confirmação do pagamento da taxa de candidatura dentro do prazo estipulado. É não reembolsável em caso de desistência ou de não admissão no curso.

    Posso candidatar-me a mais que um curso?

    Poderá candidatar-se no máximo a 2 cursos por período de candidatura, mediante o pagamento da respetiva taxa de candidatura para cada um dos cursos submetidos, ou seja, a candidatura a 1 curso equivale ao pagamento de uma taxa de candidatura e a candidatura a 2 cursos equivale ao pagamento de duas taxas de candidatura.

    Sou aluno/a finalista de licenciatura. Posso candidatar-me?

    Sim, pode. Caso seja finalista de licenciatura e a sua graduação ocorra até setembro de 2024, poderá candidatar-se e deverá entregar uma cópia autenticada do seu certificado de habilitações até ao início do ano letivo, ou seja, até setembro de 2024.

    No formulário de candidatura é solicitado o Número de Identificação Fiscal (NIF). O que é o NIF? Não tenho NIF, o que devo colocar?

    Em Portugal, o número de identificação fiscal (NIF) tem como objetivo identificar uma entidade fiscal ou contribuinte, em declarações de impostos ou transações financeiras. Se não tem NIF ou semelhante, no campo correspondente do formulário no Portal de Candidaturas, deve colocar “999999999”.

    O que escrever no campo “Objetivos/motivação para a candidatura a este programa”?

    Neste campo indique:

    • De que forma o background (profissional e académico) se ajusta ao curso;
    • Quais os seus objetivos profissionais a curto prazo;
    • Quais as suas expectativas com a frequência deste curso.
  • Admissão

    Como é o processo de seleção?

    O processo de seleção baseia-se na análise do currículo académico e profissional. Os membros do Júri de seleção poderão deliberar a realização de uma entrevista aos candidatos.

    Caso seja contactado/a para realizar uma entrevista, a mesma pode ser feita à distância?

    Sim, pode ser feita à distância, preferencialmente, por via Zoom.

    Quando é que sei o resultado da candidatura?

    O resultado da candidatura será divulgado via email em data a ser comunicada no email de confirmação de candidatura submetida e/ou pelo Júri de Seleção/Gestor de Programa.

    Fui admitido/a no curso e agora?

    Em caso de admissão, o candidato deve proceder ao pagamento da taxa de pré-inscrição, até à data limite de pagamento (cerca de 1 semana após a divulgação do resultado), bem como efetuar o upload do Certificado de Habilitações do último grau académico (ex.: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento) na sua área de utilizador do Portal de Candidaturas.

    Posso frequentar mais do que um curso por ano letivo?

    Sim, pode frequentar dois cursos por ano letivo, embora seja desaconselhado. Chamamos a atenção para o facto de poder existir sobreposição de horário das Unidades Curriculares Obrigatórias de cada curso, bem como sobreposição de exames.

    Fui admitido/a a dois cursos, mas só pretendo ingressar num curso. O que devo fazer?

    Em caso de admissão a dois cursos, o candidato terá de escolher, no Portal de Candidaturas, o curso no qual pretende ingressar. Após a escolha do curso pretendido e efetuar o pagamento da pré-inscrição, deverá selecionar a opção “Desisto” no 2.º curso, que não pretende ingressar. Assim, a sua vaga é libertada a um candidato que se encontra em Lista de Espera.

    Encontro-me em Lista de Espera. Ainda posso ser Admitido/a?

    Uma vez que é possível os candidatos candidatarem-se a dois cursos por período de candidaturas, existirão casos em que o mesmo candidato foi admitido aos dois cursos, mas pretende ingressar apenas a um. Nesses casos e caso o número limite de vagas não esteja concluído, a vaga sobrante será atribuída a um candidato em Lista de Espera.

    Pretendo fatura pelo pagamento da taxa de candidatura/pré-inscrição.

    A Fatura-Recibo ficará disponível neste Portal de Candidaturas até 2 dias úteis após o pagamento, no separador “Faturação/Tesouraria”.

    Fui admitido/a no curso, mas preciso de visto. Como devo proceder?

    A NOVA IMS emitirá um documento que comprova a sua admissão no curso, que será enviado ao Aluno e à Embaixada. A emissão deste documento será apenas validada após o pagamento da taxa de pré-inscrição. Não obstante a emissão deste documento, terá que contactar a Embaixada ou Consulado Português no seu país para obter mais informações.

  • Outras Informações

    O curso é lecionado em Português ou Inglês?

    No regime e-learning, praticamente todas as unidades curriculares são lecionadas na língua portuguesa. No regime semi-presencial, as aulas serão lecionadas na língua inglesa e portuguesa (se os alunos frequentarem unidades curriculares do regime e-learning).

    Existem bolsas de estudo?

    A NOVA IMS não atribui bolsas de estudo. No entanto, a Universidade Nova de Lisboa atribui bolsas de estudo a alunos que estejam matriculados em programas de Mestrado, através dos Serviços de Ação Social. Para mais informações, por favor, visite a página: https://sas.unl.pt/bolsas-de-estudo/  ou contacte: bolsas@unl.pt.

    Posso estacionar dentro do campus?

    Os alunos poderão estacionar as suas viaturas dentro do campus, desde que tenham cartão de acesso. Existem várias zonas de estacionamento no campus e junto à NOVA IMS. O pedido de acesso de viaturas ao Campus de Campolide é feito através de inscrição ou renovação da inscrição e posterior pagamento. Para tal, os interessados deverão registar-se no sistema e selecionar o tipo de acesso. Posteriormente, receberão todos os dados para o pagamento. De referir que a gestão dos lugares de estacionamento é da exclusiva responsabilidade da Reitoria da NOVA. Para mais informações, visite a página www.unl.pt/nova/estacionamento.

    Existe alojamento no Campus?

    Os Serviços de Ação Social da Universidade Nova de Lisboa possuem três residências universitárias (uma das quais no Campus de Campolide) para uso dos Alunos bolseiros portugueses e de estudantes estrangeiros. A capacidade das residências é limitada e não poderemos garantir vagas. O nome poderá ser colocado numa lista de espera, mas apenas após confirmação de admissão ao curso que pretende ingressar. Para mais informações sobre as residências, por favor visite a página https://sas.unl.pt/alojamento/. Caso seja admitido no curso e pretenda alojamento numa das residências universitárias da Universidade Nova de Lisboa, contacte por favor: adnovaims@novaims.unl.pt.

Márcio Tameirão Pinto
Gestor de Projetos | La Palma Research Centre (LPRC)
Jennifer Viegas
Geotechnical Engineer | TPF - Consultores de Engenharia e Arquitetura
Sara Pinto
Estudante | Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica, com especialização em Ciência dos Dados Geospaciais
slider item
Conheci este mestrado por meio de uma recomendação de um profissional da área. A oportunidade de frequentar um Mestrado de alto nível, à distância, que abrangesse vertentes relevantes e atualizadas sobre Sistemas de Informação Geográfica, permitiu-me conciliar as obrigações da vida profissional com as atividades do curso. Agora, ao compartilhar este testemunho, espero também poder recomendá-lo a aspirantes que desejem adquirir competências teóricas e práticas sobre a recolha, armazenamento, análise, gestão e visualização de dados geoespaciais. O corpo docente do curso mostrou-se atento em relação às necessidades e à situação curricular dos alunos do Mestrado. Além disso, beneficiei dos serviços da equipa da biblioteca, que prontamente me forneceu os artigos e trabalhos aos quais não conseguia ter acesso por meio de pesquisas convencionais.
slider item
Tive a oportunidade de ingressar neste mestrado e confesso que foi uma descoberta agradável. A possibilidade de realizar o curso online, permite conciliar a vida pessoal e profissional com a académica, e assim adquirir novos conhecimentos essenciais para a evolução da carreira. Os professores são totalmente qualificados. Sendo uma aluna bastante participativa, pensava que, por ser online, o curso não iria correr muito bem. No entanto, tenho de confessar que me surpreendi; as aulas foram bastante dinâmicas e os professores disponíveis.
Adicionalmente, o reconhecimeneto e prestígio da universidade fornecem um certo conforto e confiança aos estudantes, e potenciam a carreira dos mesmos. A universidade conta ainda com diversos serviços de apoio à introdução ao mundo profissional, com webinars, feiras e programas de tutorias por ex-alunos.
slider item
Passados 20 anos desde que me inscrevi pela primeira vez no Ensino Superior, resolvi dar um passo em frente e investir na minha educação e carreira profissional. Uma análise das ofertas de emprego actuais na área dos SIG, revelou que não basta saber trabalhar com os softwares SIG, é também necessário acumular este conhecimento com competências analíticas e com o domínio de bases de dados e programação. Neste sentido, procurei um Mestrado que tivesse um currículo actualizado face às tendências actuais do mercado de trabalho, e que fosse suficientemente flexível para me permitir continuar a trabalhar. Rapidamente cheguei à conclusão de que, no âmbito da oferta formativa nacional, o Mestrado em SIG com especialização em Ciência dos Dados Geoespaciais da NOVA IMS era o que melhor correspondia às minhas expectativas e me poderia ajudar a evoluir na minha carreira profissional. Um semestre volvido, faço um balanço muito positivo deste Mestrado. Até ao momento tem sido um grande desafio, mas também um enorme gosto poder aprender novas técnicas e metodologias. Aguardo com expectativa os conteúdos do próximo semestre e a construção da minha tese.