A especialização em Ciência dos Dados Geoespaciais fornece as competências necessárias à modelação e análise de informação geográfica, e pretende capacitar profissionais para o papel da inteligência artificial, programação e o data mining no desenvolvimento de soluções aos desafios e problemas sociais nos setores público e privado.
Este Mestrado é desenvolvido em colaboração com a UNIGIS, rede internacional que reúne as melhores escolas na área dos Sistemas de Informação Geográfica, e obteve a acreditação GEOINT (Geospatial Intelligence) por parte da United States Geospatial Intelligence Foundation (USGIF), tendo sido o 1.º curso fora dos EUA a ser acreditado por esta organização.
Este Mestrado é lecionado em regime de e-learning ou semi-presencial. Tem a duração de 4 semestres letivos: 2 semestres de componente curricular e 2 semestres para o desenvolvimento da dissertação de natureza científica, de um trabalho de projeto ou de um relatório de estágio de natureza profissional, num total de 120 ECTS. As aulas (1º e 2º semestres do curso) terão início em setembro de 2025 e terminam em junho de 2026.
O 1.º ano do Mestrado corresponde à Pós-graduação em Ciência dos Dados Geospaciais - para mais informações sobre a pós-graduação, clique aqui.
As vagas para este Mestrado já se encontram totalmente preenchidas para o ano letivo 2025/26, contudo, pode consultar aqui os restantes programas com candidaturas abertas até ao dia 24 de julho.
As candidaturas para o ano letivo 2026/27 terão início em janeiro de 2026.