Ver o conteúdo principal

Política da Qualidade

Pqualidade6

Política da Qualidade

Em alinhamento com o mote estratégico da NOVA IMS, a Política da Qualidade pode ser resumida em torno da seguinte orientação central: 

"Data With Purpose"

Na NOVA IMS, da Universidade NOVA de Lisboa, a Qualidade é interpretada, em alinhamento com o Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade (NOVA SIMAQ), como um mecanismo para o eficaz estabelecimento de padrões claros de excelência académica, tanto na componente de ensino, como na componente de investigação, como ainda na criação de valor acrescentado para a sociedade, assim como para o incremento da competência dos serviços de suporte e recursos disponibilizados aos parceiros e demais partes interessadas da comunidade NOVA IMS e do seu ecossistema.

Pretende-se que o fundamento da política da qualidade da NOVA IMS represente o compromisso desta instituição com todos os seus Stakeholders, refletindo a nossa orientação para as necessidades e expectativas dos mesmos. Esta política da qualidade é, por isso, o nosso compromisso em oferecer ensino e investigação de excelência num ambiente inclusivo e diverso, em que se promove a equidade e igualdade de oportunidades para estudantes, investigadores e docentes, objetivando o seu sucesso (que também será o nosso) profissional e pessoal.

Neste contexto, reforçaremos o nosso comprometimento em:

  • Promover a criação de uma NOVA IMS inteligente, sustentável e social, alavancando este processo na transformação digital e na gestão de informação e ciência de dados;
  • Promover o cumprimento da Política da Qualidade no âmbito da Gestão da NOVA IMS;
  • Cumprir as exigências legais e outros requisitos aplicáveis;
  • Desenvolver mecanismos de planeamento e suporte à decisão eficazes e eficientes, assentes em informação e sustentados em processos e procedimentos que reflitam o estado da arte no que respeita à adoção de boas práticas;
  • Promover a inclusão no ADN da NOVA IMS de um irrevogável compromisso com a sustentabilidade de forma transversal a toda a sua atividade;
  • Analisar regularmente o desempenho dos seus processos, através do acompanhamento dos objetivos da qualidade e o impacto junto dos alunos, docentes e colaboradores, nomeadamente quanto à sua satisfação, de modo a desencadear ações tendo em vista a melhoria contínua do desempenho dos serviços prestados e da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade;
  • Promover o envolvimento ativo dos estudantes e demais partes interessadas (internas e externas) nos processos de melhoria contínua;
  • Garantir que a Política da Qualidade é comunicada junto dos membros da NOVA IMS e disponibilizada publicamente às partes interessadas relevantes;
  • Assegurar a revisão e a melhoria contínua, em conformidade com as exigências legais, padrões e requisitos de referenciais nacionais e internacionais, enquanto motor essencial da qualidade;
  • Assegurar a adequada e contínua melhoria das competências dos docentes, investigadores e colaboradores, visando o reforço do desempenho;
  • Desenvolver uma cultura de Qualidade transversal a todas as atividades desenvolvidas, estabelecendo mecanismos de avaliação apropriados e assumindo métodos de gestão baseados na autonomia, orientação para processos, na responsabilidade e no respeito mútuo dos intervenientes.

Conheça a nossa Política da Qualidade aqui.