|
|
ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICAS DE BANCOS CENTRAIS
 
Pós-Graduação em Sistemas Estatísticos, com especialização em Estatísticas de Bancos Centrais
 

A Pós-Graduação em Sistemas Estatísticos, com especialização em Estatísticas de Bancos Centrais, foi desenvolvida em colaboração com o Banco de Portugal com o objetivo de dotar os técnicos e gestores que exercem funções no âmbito das estatísticas de bancos centrais, quer como produtores, quer como analistas ou utilizadores de informação estatística, com os conhecimentos e aptidões fundamentais ao exercício da sua atividade. Este curso, acreditado pelo Sistema Estatístico Europeu (SEE) com a chancela EMOS (European Master of Official Statistics), reconhecido pelo Banco Central Europeu e do Irving Fisher Committee on Central Bank Statistics, dá especial destaque à recolha e elaboração de estatísticas monetárias, financeiras, cambiais e da balança de pagamentos, incluindo as diretamente decorrentes da participação no Sistema Europeu de Bancos Centrais.

A parceria desenvolvida entre a NOVA IMS e o Banco de Portugal permitirá a alunos da pós-graduação frequentar estágios profissionais remunerados no Banco de Portugal, tendo estes a excelente oportunidade de completar a componente académica com a componente de aprendizagem "on the job".

A pós-graduação tem a duração de 2 semestres letivos. No entanto, os Alunos podem frequentar o curso em regime part-time e concluir o mesmo dentro de período estipulado de 2 anos letivos. As aulas iniciam-se em setembro de 2017, terminam a junho de 2018 e funcionam em regime pós-laboral (a partir das 18:30), 2 a 3 vezes por semana. As aulas decorrem presencialmente em sala de aula ou à distância, através de videoconferência.

Para a conclusão do curso é necessária a obtenção de 60 ECTS – as unidades curriculares serão escolhidas por cada aluno de entre as 17 oferecidas no curso:

Para informações mais detalhadas sobre o Plano de Estudos, clique aqui.

As candidaturas são submetidas online no Portal de Candidaturas da NOVA IMS, de 6 de junho a 6 de julho de 2017, onde os candidatos têm de preencher o formulário disponível, bem como fazer o upload do seu Curriculum Vitae (sem taxa de candidatura).

O valor das propinas da pós-graduação é de 4.500€. Para os Alunos selecionados para estágio no Banco de Portugal, o valor das propinas é de 3.800€. Existem condições especiais de desconto e vários modos de pagamento. Para mais informações, clique aqui.