Ver o conteúdo principal

Conferência: O Desafio da Inteligência Artificial na Auditoria do Setor Público

06 abr, 2022
Reitoria da Universidade Nova de Lisboa

Conferência: O Desafio da Inteligência Artificial na Auditoria do Setor Público

Ns 1920X1000

A conferência irá realizar-se na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa e será transmitida online.

Programa

  • 09h30 | Abertura
    Dr. António Ferreira dos Santos (Inspetor-Geral de Finanças | IGF)
    Prof. Doutor Pedro Saraiva (Diretor da NOVA IMS)

    Mensagem de Sua Excelência o Presidente da República
    Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa

  • 09h50 | Transformação Digital - Desafios e oportunidades para a Auditoria do Setor Público
    Dr. Vitor Caldeira (Comissão de Auditoria e Controlo do PRR | IGF)

  • 10h10 | Utilização da Inteligência Artificial na Auditoria dos Fundos Europeus
    Prof. Doutor Pedro Simões Coelho (Docente | NOVA IMS)

  • 10h30 | A Transformação Digital do Tribunal de Contas
    Juiz Conselheiro Fernando Oliveira e Silva (Diretor-Geral | Tribunal de Contas)

  • 10h50 | Coffee Break

  • 11h10 | Entrega dos Certificados aos alunos da Pós-graduação em Gestão e Controlo Financeiro e Orçamental

  • 11h30 | Painel: A Ciência ao Serviço da Administração
    Moderadora
    Drª. Ana Paula Barata Salgueiro (Subinspetora-Geral | IGF)

    O Papel da Ciência de Dados na construção e implementação de políticas públicas
    Prof. Doutor Jorge Bravo (Docente | NOVA IMS)

    Inteligência Artificial na Gestão de Incentivos (IAPMEI/AICEP)
    Prof. Doutor Luís Nunes (Docente | ISCTE)

    Sistema de Gestão e Controlo Interno do PRR, em especial, a dimensão de gestão de risco de fraude e irregularidades
    Dr. Mário Tavares da Silva (Vice-Presidente | Estrutura de Missão “Recuperar Portugal”)

  • 12h45 | Encerramento
    Dr. António Ferreira dos Santos (Inspetor-Geral de Finanças | IGF)
    Membro do Governo (a confirmar)

Oradores

António Ferreira dos Santos

Inspetor-Geral de Finanças – Autoridade de Auditoria

Image content

António Ferreira dos Santos é licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia (atual ISEG - Lisbon School of Economics and Management, da Universidade de Lisboa) e pertence aos quadros da Inspeção-Geral de Finanças – Autoridade de Auditoria, do Ministério da Finanças, desde 1987.

Atualmente desempenha os cargos de:

  • Inspetor-Geral de Finanças – Autoridade de Auditoria,
  • Conselheiro do Conselho de Prevenção da Corrupção,
  • Presidente do Conselho Coordenador do Sistema de Controlo Interno da Administração Financeira do Estado,
  • Presidente da Comissão de Auditoria e Controlo do Plano de Recuperação e Resiliência.

Anteriormente exerceu os cargos de:

  • Secretário-Geral do Ministério da Economia e da Transição Digital,
  • Subinspetor-Geral da Inspeção-Geral de Finanças – Autoridade de Auditoria, na área do Controlo Financeiro Público,
  • Subdiretor-Geral da Direção-Geral dos Serviços Prisionais.

Pedro Saraiva

Diretor da NOVA Information Management School

Image content

Pedro Manuel Saraiva é licenciado em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra, em 1987, e doutorado, em 1993, pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA, tendo obtido a Agregação em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra (2006).

É docente desde 1984 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde é Professor Catedrático desde 2010. Autor de livros como “Testemunhos da Qualidade em Portugal”, “Inovação e Qualidade”, “Instituições de Ensino e Sociedade do Conhecimento”, “O Futuro da Qualidade em Portugal” e “Empreendedorismo: do Conceito à Aplicação, da Ideia ao Negócio, da Tecnologia ao Valor”, foi deputado à Assembleia da República entre 2009 e 2012 e entre 2014 e 2015.

Tem participado, como perito internacional, em projetos desenvolvidos pela Comissão Europeia e OCDE relacionados com “entrepreneurial universities”.

Diretor da NOVA Information Management School.

Vítor Caldeira

Membro cooptado da Comissão de Auditoria e Controlo do Plano de Recuperação e Resiliência

Image content

Vítor Caldeira é Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pós-graduado em Estudos Europeus pelo Instituto Europeu da mesma Faculdade. 

Tem uma longa carreira de serviço público que iniciou na Inspeção-Geral de Finanças em 1984, onde exerceu funções de Subinspetor-Geral (entre 1995 e 2000).

Foi membro do Tribunal de Contas Europeu de 2000 a 2016 e eleito seu Presidente durante três mandatos sucessivos entre 2008 e 2016.

Em 2016 assumiu as funções de Presidente do Tribunal de Contas e, por inerência, as de Presidente do Conselho de Prevenção da Corrupção.

Regressou à IGF em outubro de 2020, sendo atualmente membro cooptado da Comissão de Auditoria e Controlo do Plano de Recuperação e Resiliência. É igualmente Professor Convidado na Universidade NOVA IMS e no ISCTE-IUL.

Ao longo da sua carreira exerceu ainda outras atividades, designadamente consultor da OCDE no âmbito da iniciativa SIGMA (1997-1999); membro da Comissão Mista de Revisão da EUROPOL (2002 – 2004); membro do Comité Consultivo da Academia de Direito Europeu (2008 – 2011); membro dos Conselhos Diretivos da Organização Europeia de Instituições Superiores de Controlo - EUROSAI (2011 – 2016) e da Organização Mundial de Instituições Superiores de Controlo – INTOSAI (2017 – 2020), bem como do Conselho Diretivo do INTOSAI Development Initiative - IDI (2018 – 2021). Foi ainda Auditor da EUROSAI (2008 – 2010) e Auditor Externo da EUMETSAT (2017 – 2020).           

Orador convidado em diferentes conferências e seminários, tem escrito sobre temas de finanças públicas, controlo financeiro e auditoria.

Foi agraciado com distinções honoríficas, nacionais e internacionais, nomeadamente, Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo; Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique; Ordem de Mérito de Supervisão nas Américas; Cruz de Comandante da Ordem de Mérito, Polónia; Professor Honoris Causa, Universidade da Economia Nacional e Mundial de Sofia, Bulgária; Doutor Honoris Causa, Universidade de Tirana, Albânia.

Pedro Simões Coelho

Professor Catedrático na NOVA IMS

Image content

Pedro Simões Coelho é Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa e Presidente do Conselho Científico da NOVA Information Management School (NOVA IMS).

É Professor Visitante da Faculty of Economics – Ljubljana University (FELU), coordenador de dados e informação da Unidade de Investigação Clínica da Universidade Nova de Lisboa, membro da comissão de avaliação de tecnologias de saúde e Consultor Sénior da Comissão Europeia.

É igualmente membro do Conselho Estratégico Internacional do Statistical Office do Abu Dhabi e membro do capacity bulding commitee do International Statistical Institute.

É autor de mais de duas centenas de estudos e projetos, incluindo temas de auditoria e avaliação de impacto para o estado português e organizações internacionais.

É autor de mais de uma centena de publicações científicas e apresentou igualmente perto de uma centena de seminários, conferências e comunicações.

Tem sido consultor de diversas organizações, destacando-se o Eurostat, o Banco de Portugal, o Instituto Nacional de Estatística e a Comissão Europeia. Na sua qualidade de consultor sénior da Comissão Europeia, desenvolve atividade relativa à criação e aplicação de metodologias no âmbito da auditoria de fundos europeus.

Fernando Oliveira e Silva

Diretor-Geral do Tribunal de Contas

Image content

Fernando Oliveira e Silva é Licenciado e Mestre em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Iniciou a sua carreira profissional na Inspeção-Geral de Finanças (IGF), em 1994, exercendo funções na área do controlo tutelar autárquico

Posteriormente, exerceu diversos cargos dirigentes em instituições públicas, tendo sido diretor de serviços e subinspetor-geral na extinta Inspeção-Geral das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (entre 2001 e 2009)

Foi Vice-Presidente e Presidente do Conselho Diretivo do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção, I.P entre 2009 e 2017

Atualmente é Juiz Conselheiro do Tribunal de Contas, desde 1 de janeiro de 2018, exercendo desde setembro último o cargo de Diretor-Geral do Tribunal de Contas.

Ana Paula Salgueiro

Subinspetora-Geral da Inspeção-Geral de Finanças - Autoridade de Auditoria

Image content

Ana Paula Barata Salgueiro é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.

Curso da Defesa Nacional (Instituto de Defesa Nacional).

Curso de Alta Direção em Administração Pública (CADAP) e Cursos de especialização em Auditoria, Gestão Estratégica e de Projetos e Avaliação de Programas.

Subinspetora-Geral da Inspeção-Geral de Finanças – Autoridade de Auditoria.

Membro de diversos grupos de trabalho em representação do Ministério das Finanças e da Inspeção-Geral de Finanças-Autoridade de Auditoria.

Docente em pós-graduações e formadora em Auditoria Interna e Externa, Controlo Interno e diversos temas conexos com o subsetor local.

Jorge Bravo

Professor de Finanças e Economia na NOVA IMS

Image content

Jorge Bravo é Doutorado em Economia pela Universidade de Évora e Mestre em Economia Monetária e Financeira pelo ISEG - Lisbon School of Economics and Management, da Universidade de Lisboa.

É Professor de Finanças e Economia na NOVA IMS Universidade Nova de Lisboa e Professor Convidado na Université Paris-Dauphine PSL em Paris, França.

É Diretor de Programas Pósgraduados em Mercados Financeiros e Riscos e em Ciência de Dados para Finanças. Integra o Centro de Investigação e Desenvolvimento MagIC, da NOVA IMS e o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) Pensions Institute Scientific Experts Forum em Madrid, Espanha.

É coordenador do ORBio - Observatory of Biometric Risks of the Portuguese Life Insured Population, APS – Associação Portuguesa de Seguros.

Tem trabalhos publicados em prestigiadas revistas académicas, como sejam o Journal of Banking and Finance, Insurance: Mathematics and Economics, Journal of Pension Economics and Finance; Risk Management, Risks, Statistical Journal of the IAOS, Journal of Finance and Economics, International Journal of Applied Decision Sciences, CESifo DICE Report - Journal for Institutional Comparisons, MIT Press and World Bank books.

É consultor científico de diversas instituições nacionais e estrangeiras, quer públicas (Instituto Nacional de Estatística, Ministério das finanças, Ministério do trabalho e Segurança Social) quer privadas (Insurance companies, Pension Funds Association, Social Benefits Issuers Association) e integrou a Comissão Interministerial para a Reforma do Sistema de Segurança Social em Portugal.

Luís Nunes

Docente do Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação do ISCTE

Image content

Luís Nunes é Doutorado em Engenharia Informática pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Mestre em Engenharia Eletrotécnica e Sistemas de Computadores pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa e Licenciado em Informática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

É, desde 1997, docente do departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, tendo lecionado várias unidades curriculares nas áreas de programação e inteligência artificial (entre as quais a disciplina de Aprendizagem Automática que fundou em 2005).

É também investigador integrado da Information Sciences, Technologies and Architecture Research Center (ISTAR-ISCTE), com investigação na área de Aprendizagem Automática e suas aplicações, tendo já desempenhado as mesmas funções no Instituto de Telecomunicações (IT), Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC), Associação para o Desenvolvimento das Telecomunicações e Técnicas de Informática (ADETTI) e Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC).

Mário Tavares da Silva

Vice-Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal

Image content

Mário Tavares da Silva é Licenciado e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e atualmente é Vice-Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal.

É Auditor do corpo especial de fiscalização e controlo do Tribunal de Contas e Docente universitário, tendo anteriormente desempenhado diversas funções públicas, como sejam:

  • Membro do Conselho de Prevenção da Corrupção,
  • Subinspetor-Geral da Inspeção-Geral da Administração Local,
  • Inspetor-Geral da Inspeção-Geral da Administração Local,
  • Subinspetor-Geral da Inspeção-Geral de Finanças - Autoridade de Auditoria.

Localização

A Conferência realizar-se-á na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, situada no Campus de Campolide.

Transportes
Metro: S. Sebastião (Linha Vernelha e Azul); Praça de Espanha (Linha Azul)
Carris: 701, 713, 716, 726, 742, 746, 756, 758, 770

Event Wrap Up

Após quase dois anos de interregno, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, foi num auditório A da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa praticamente lotado, que se realizou, no passado dia 6 de abril, a 5ª edição da Conferência IGF (Inspeção-Geral de Finanças) subordinada ao tema “O Desafio da Inteligência Artificial na Auditoria do Setor Público”.

O evento foi dividido em dois painéis. O primeiro, no qual se incluíram as honras de abertura, foi moderado pelo Inspetor-Geral de Finanças, Dr. António Manuel Ferreira dos Santos, secundado pelo Diretor da NOVA IMS, Professor Doutor Pedro Saraiva que falou em nome da faculdade e terminou com a apresentação de uma mensagem em vídeo de Sua Excelência, O Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, que enalteceu a importância da IGF e felicitou a instituição pelos seus 92 anos de existência.

As palestras foram da responsabilidade do Dr. Vítor Caldeira (membro cooptado da Comissão de Auditoria e Controlo do PRR da IGF), que comunicou sobre a “Transformação digital – Desafios e oportunidades para a auditoria do setor público”. do Professor Doutor Pedro Simões Coelho (Presidente do Conselho Científico e Professor Catedrático na NOVA IMS) que apresentou a “Utilização da Inteligência Artificial na Auditoria dos Fundos Europeus”, tendo o encerramento do primeiro painel ficado a cargo do Juiz Conselheiro Fernando Oliveira e Silva (Diretor-geral do Tribunal de Contas) que refletiu sobre a “Transformação digital do Tribunal de Contas”.

Após o coffee-break, realizou-se a entrega dos certificados aos alunos da pós-graduação em Gestão e Controlo Financeiro e Orçamental, pelo Professor Doutor Pedro Simões Coelho e pelo Dr. José António Viegas Ribeiro (Direção IGF), tendo lugar em seguida, o segundo painel da conferência, intitulado “A Ciência ao serviço da Administração”, moderado pela Subinspetora-Geral de Finanças, Drª Ana Paula Barata Salgueiro.

As intervenções estiveram a cargo do Professor Doutor Jorge Bravo (Professor Associado na NOVA IMS), que apresentou “O papel da ciência de dados na construção e implementação de políticas públicas”, seguido pelo Professor Doutor Luís Nunes (Professor Associado no ISCTE-IUL) que refletiu sobre a “Inteligência Artificial na Gestão de Incentivos (IAPMEI/AICEP)”, sendo concluído pelo Dr. Mário Tavares da Silva (Vice-Presidente da Estrutura de Missão “Recuperar Portugal”) que comunicou os resultados do “Sistema de Gestão e Controlo Interno do PRR, em especial a dimensão de gestão de risco de fraude e irregularidades”.

O discurso de encerramento foi também proferido pelo Inspector-Geral de Finanças, Dr. António Manuel Ferreira dos Santos que se mostrou visivelmente satisfeito pelo regresso da conferência ao regime presencial e convidou a assistência a estar presente na sessão do próximo ano para celebrar o 93º aniversário da Instituição.

Veja aqui o os melhores momentos da conferência:

 

 

  • IGF5
  • 2
  • IGF2
  • IGF4
  • IGF3
  • IGF6