Ver o conteúdo principal

A Estratégia da NOVA IMS

Topo Estrategia

A Estratégia da NOVA IMS

A NOVA Information Management School (NOVA IMS) é a escola de Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa. Este instituto foi criado em 1989 como resposta à escassez de quadros superiores especialistas na gestão de informação, e à necessidade crescente de utilização das novas tecnologias de informação.

Hoje, a NOVA IMS proporciona educação de elevado nível a mais de 1700 alunos, entre licenciaturas, pós-graduações e mestrados.

A estratégia da NOVA IMS, a médio prazo, centra-se no desenvolvimento e expansão dos projetos académicos e científicos em curso, mantendo simultaneamente os seus valores e linhas de orientação estratégica. O conjunto de componentes estratégicos referentes a objetivos de médio prazo é bastante vasto e combina a excelência do ensino, aprendizagem e investigação, o reforço das parcerias com a sociedade e o mundo empresarial, a melhoria da qualidade dos estudantes à entrada dos nossos cursos, a criação de um ambiente de trabalho adequado e motivador para os colaboradores e, continuar uma política de melhoramento da gestão da NOVA IMS.

A estratégia de médio prazo da NOVA IMS está alicerçada em seis componentes:

Excelência no ensino e aprendizagem

A NOVA IMS continuará a oferecer programas de elevada qualidade em termos de conteúdos, corpo docente e ambiente de aprendizagem. Estimulamos a inovação e apoiamos as iniciativas com vista à satisfação do mercado, nomeadamente, os projetos de ensino ao longo da vida e de e-learning. Neste objetivo estão incluídos a melhoria do desempenho do corpo docente bem como a avaliação de cursos pelos estudantes, prática aliás regular desde o início de funcionamento da NOVA IMS. Em termos do ambiente de aprendizagem, pretendemos promover a participação dos estudantes em projetos de investigação e em programas internacionais de intercâmbio. A expansão das atuais instalações da NOVA IMS é um elemento indispensável ao cumprimento das metas definidas acima.

Excelência na investigação

Em termos de investigação, a NOVA IMS pretende aumentar o número de investigadores de qualidade, associados e permanentes, no seu centro de investigação. Este objetivo será atingido através do alargamento do Programa de Doutoramento e de incentivos que estimulem a excelência da investigação. Estas duas iniciativas contribuirão para o aumento da visibilidade da investigação produzida em publicações científicas internacionais reconhecidas. O centro de investigação procurará aumentar o retorno financeiro dos contratos de investigação e desenvolvimento.

Promoção de parcerias

A NOVA IMS procurará, de forma equilibrada e sustentada, aumentar a participação de empresas na AD NOVA IMS, nomeadamente entre os produtores de software na área dos sistemas de informação. Outras parcerias com instituições similares e complementares estão em desenvolvimento em linhas de ação relacionadas com projetos de investigação e programas de pós-graduação conjuntos, sobretudo no seio da União Europeia e dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

Melhoria da qualidade dos estudantes à entrada

Aumentar a qualidade dos estudantes à entrada nos cursos de primeiro ciclo (licenciatura) e segundo ciclo (pós-graduação e mestrado) é fundamental para garantir a viabilidade dos cursos de uma forma competitiva. Esta meta será atingida através da implementação e melhoria do plano de marketing. O objetivo é aumentar sistematicamente o número e a qualidade dos candidatos nos próximos 3 anos.

Aumentar a motivação e qualidade profissional dos colaboradores

A NOVA IMS pretende manter um ambiente de trabalho que reconheça, encoraje e premeie a qualidade do trabalho, a flexibilidade e o empenho com a instituição em que trabalham. Para isso a NOVA IMS criou um conjunto de oportunidades de formação e incentivos para todos os colaboradores.

Transparência e eficácia na gestão

A NOVA IMS está empenhada na promoção de um uso eficiente dos recursos disponíveis bem como na manutenção de elevados níveis de responsabilização da gestão, pelo que publicará na imprensa diária os resultados da revisão externa das suas contas. Paralelamente, continuará a desenvolver o seu sistema integrado de gestão documental para todos os setores da instituição e procurará a certificação de qualidade dos seus serviços administrativos incluindo os serviços de informática, financeiros, académicos e de documentação. A NOVA IMS Online irá expandir-se, permitindo também o seu acesso pelos órgãos de gestão.