Ver o conteúdo principal

Data Research Meetup by MagIC - 2ª Edição

10 jul, 2025
09h30
Auditório INE, NOVA IMS

Data Research Meetup by MagIC - 2ª Edição

Data Research Meetup Magic 2Ndedition HEADER EVENTOS 1920X1000 Pt

Sobre o Evento

A segunda edição do Data Research Meetup, organizado pelo MagIC, vai reunir a comunidade de investigação em Ciência de Dados para discutir os desafios e oportunidades atuais nesta área. Sob o tema "Consumer Tech: When Management meets Data Science", esta edição conta com uma palestra de abertura, apresentações de investigação e uma sessão de posters, promovendo a partilha de conhecimento e o diálogo interdisciplinar entre académicos, doutorandos e profissionais.

 

  • Intervenção de Destaque: A Experiência Humana num Mundo com IA

Oradora: Professora Rhonda Hadi
University of Oxford – Saïd Business School

Durante a parte da manhã do evento vamos receber a Professora Rhonda Hadi, reconhecida investigadora cujo trabalho se centra na interseção entre o marketing e as tecnologias emergentes, em particular no impacto que estas têm nas experiências e comportamentos dos consumidores.

Na sua intervenção, a Professora Hadi irá explorar o que denomina de “realidade fluida”, um cenário em que as fronteiras entre experiências humanas e artificiais se tornam cada vez mais difusas. A partir de estudos empíricos, irá analisar como os consumidores reagem a formas humanizadas de inteligência artificial - incluindo humanos sintéticos em publicidade, agentes conversacionais e robôs sociais.

A especialista apresentará evidências científicas sobre as perceções dos consumidores relativamente a conteúdos gerados por IA, com especial atenção às implicações éticas associadas à transparência e divulgação.

A palestra procurará refletir criticamente sobre se estas tecnologias contribuem para enriquecer ou enfraquecer a interação humana, enquadrando estas questões em perspetivas culturais, regulatórias e de inovação. Através de case studies e resultados experimentais, os participantes ficarão mais preparados para compreender e atuar num ecossistema de IA em rápida evolução, com profundidade científica e consciência ética.

 

  • Apresentações de Investigação e Sessão de Posters

Depois do almoço o evento incluirá apresentações realizadas por investigadores do MagIC, que darão a conhecer os projetos em curso e resultados de investigação nas várias áreas do Centro. Estas sessões têm como objetivo fomentar o diálogo construtivo e incentivar novas colaborações.

A sessão de posters, dedicada aos doutorandos da NOVA IMS, permitirá destacar a diversidade e dinamismo da nova geração de investigadores em Ciência de Dados. Será atribuído um prémio de Melhor Poster como reconhecimento pelo mérito das contribuições apresentadas.

Programa

09h30: Check-In

10h00: Sessão de Abertura

  • Leonardo Vanneschi | Diretor do centro de investigação MagIC 

10h20: Keynote: Human Experience in an AI World 

  • Rhonda Hadi | Professora Associada de Marketing, Saïd Business School, Universidade de Oxford

11h20: Coffee break 

11h40: Mesa Redonda: Tecnologia, Experiência do Cliente e Bem-estar

Moderador: Diego Costa Pinto | Professor Associado, NOVA IMS - NOVA Information Management School

  • Carlos Costa | Professor Associado, ISEG – Lisbon School of Economics & Management
  • Pedro Simões Coelho | Professor Catedrático, NOVA IMS - NOVA Information Management School
  • Rhonda Hadi | Professora Associada de Marketing, Saïd Business School, Universidade de Oxford

12h40: Almoço & Sessão de Posters

14h30: Tecnologia e Comportamento do Consumidor: Quando o Marketing encontra a Inteligência Artificial (Apresentações + Perguntas & Respostas)

  • Transformar o Marketing com dados e Inteligência Artificial, por Nuno António | Professor Auxiliar, NOVA IMS - NOVA Information Management School

  • Revolucionar o Marketing: Como a Inteligência Artificial Está a Redefinir o Conhecimento sobre o Consumidor, por Márcia Barcellos | Investigadora Principal, NOVA IMS - NOVA Information Management School

15h30: Coffee break

16h00: Tecnologia para o Bem: Sustentabilidade e Bem-estar digital (Apresentações + Perguntas & Respostas)

  • Construir Comunidades Energéticas Resilientes: O Papel da Tecnologia e da Participação Cidadã, por Catarina Neves | Professora Auxiliar, NOVA IMS - NOVA Information Management School

  • Da Conexão à Correção: Afastar-se das Redes Sociais, por Joana Neves e Pedro Nascimento | Professora Auxiliar e Estudante de Doutoramento de  NOVA IMS - NOVA Information Management School

17h00: Cerimónia de Entrega de Prémios

  • Miguel Neto | Diretor da NOVA IMS

17h20: Encerramento

  • Miguel Neto | Diretor da NOVA IMS

17h30: Cocktail

Oradores e Moderadores

Formulário de Inscrição

A participação é gratuita mas é necessária inscrição prévia. Inscreva-se preenchendo o formulário abaixo.

Entidades parceiras

Este evento é financiado por fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), no âmbito do projeto UIDB/04152 – Centro de Investigação em Gestão de Informação (MagIC)/NOVA IMS.

  • Fct

Localização

Este evento irá realizar-se no Auditório INE da NOVA IMS, no Campus de Campolide, em Lisboa.

Transportes
Metro: S. Sebastião (Linha Azul e Vermelha); Praça de Espanha (Linha Azul)
Carris: 701, 713, 716, 726, 742, 746, 756, 758, 770

Imagens da 1ªEdição

Recorde, em imagens, os principais momentos da 1ª edição do Data Research Meetup, realizada em setembro de 2024.

  • 1
  • 3
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 12
  • 6
  • 5
  • 2
  • 4
  • 16
  • 15
  • 13
  • 14
  • 11