Ver o conteúdo principal

Plataforma Zoom

Data & Technology Challenge

Introdução

Se és Curios@ e gostas de estar Informad@ sobre a Atualidade responde a estas perguntas:

• Que importância tem a Tecnologia e a Análise e Ciência de Dados para a gestão e tomada de decisão nas empresas e na sociedade?
  • Sabes que sempre que paras de ver uma série, ou filme, na Netflix estás a ajudar esta plataforma a criar cada vez melhores séries e filmes?
  • Hoje em dia quando se fala de software e computadores é quase inevitável a referência à Inteligência Artificial. Contudo, para a grande maioria das pessoas, a IA encontra-se envolvida num profundo mistério, do qual só alguns Cientistas conhecem os meandros. Sabes o que é um Chatbot? Certamente já usaste algum no teu dia a dia.

Conseguiste?
Se não sabes todas as respostas, a NOVA IMS, num dia responde a estas questões e outras mais, através da apresentação de exemplos práticos e aplicação de um desafio com atribuição de PRÉMIOS para o primeiro e segundo classificados!

1º Classificado
Uma subscrição do Spotify Premium de 6 meses ou um voucher NETFLIX no valor de 50 euros.

2º Classificado
Uma subscrição do Spotify Premium de 3 meses ou um voucher NETFLIX no valor de 25 euros.

Módulo 1: Ciência de Dados aplicada à Gestão (9h30-13h)

• O novo paradigma da gestão;
  • Introdução à Ciência de Dados;
  • Desafio: Com o que sabemos do passado, que clientes devemos contactar no futuro?

Módulo 2: Inteligência Artificial e construção de Chatbots (14h-18h)

• Introdução à Inteligência Artifical;
  • Construção de um Chatbot com recurso à ferramenta Dialog Flow;
  • Desafio: Constrói um Chatbot que permita estabelecer uma conversa entre um estudante e a NOVA IMS por forma a que este possa obter informação sobre a Escola.

Destinatários

Estudantes do Ensino Secundário que queiram obter conhecimentos sobre Ciência de Dados e Tecnologia.

Data e Duração

O curso realiza-se a 30 de março de 2021. A duração é de 1 dia (das 9h30 às 13h00, e das 14h00 às 18h00).

Língua

Português.

PC ou Mac com Microsoft Excel instalado e ligação à Internet.

Plataforma Zoom.

As inscrições decorrem até 26 de março de 2021.

Podes frequentar apenas um dos módulos mas aconselhamos a inscrição nos dois (manhã e tarde).

Se queres obter mais informações sobre este dia, envia email para este contacto: sferreira@novaims.unl.pt.

Módulo 1: Ciência de Dados aplicada à Gestão - 9h30 às 13h

Basta ligar a televisão para ouvirmos falar em Dados e Ciência de Dados, sobretudo desde o escândalo da “Cambridge Analytica” (Facebook). A verdade é que no mundo atual quase tudo o que fazemos gera dados, dados esses que podem (e devem!) ser utilizados por empresas e organizações públicas para ajudar a tomar virtualmente todo o tipo de decisões:

melhores séries e filmes?
  • Já reparaste que o Spotify consegue adivinhar muitas vezes as músicas que gostas mesmo antes de tu as conheceres?
  • Sabias que nos EUA uma cadeia de supermercados soube que uma mulher estava grávida antes dela própria o saber?

Por estas e muitas outras razões a Harvard Business Review considera os “cientistas de dados” como a profissão mais sexy do século XXI. A The Economist considerou que o recurso mais valioso do mundo já não é o petróleo, mas sim os... dados! Vem ter um pequeno vislumbre de tudo o que vais poder fazer com dados para teres uma carreira de sucesso!

Conteúdos:

• O novo paradigma da gestão (30min);
  • Introdução à Ciência de Dados (1h30m);

Desafio:

No final do módulo será dada uma listagem de dois mil clientes para que os alunos escolham quais deles devem ser contactados para uma campanha de marketing. Cada contacto terá um custo e potencial benefício associado. Analisado os dados disponibilizados, assim como a aplicação dos conceitos ensinados, os alunos terão três dias para enviar a sua proposta com os clientes que a empresa deve contactar. O primeiro e segundo prémio será atribuído aos alunos que, respetivamente, obtiverem melhores resultados nas suas propostas.

Lecionado por: Professor Frederico Cruz Jesus

Módulo 2: Inteligência Artificial e construção de Chatbots - 14h às 18h

Hoje em dia quando se fala de software e computares é quase inevitável a referência à Inteligência Artificial. A IA é, talvez, uma das áreas da Informática que desperta maior curiosidade e simultaneamente parece ser uma das mais promissoras. Contudo, para a grande maioria das pessoas, a IA encontra-se envolvida num profundo mistério, do qual só alguns Cientistas conhecem os meandros.
Neste curso os participantes terão oportunidade de ser introduzidos à área da Inteligência Artificial e participar na construção de uma aplicação prática: a Construção de um Chatbot.

Conteúdos:

• Introdução à IA (2h);
  • Construção de um Chatbot com recurso à ferramenta Dialog Flow (2h).

Desafio:

Lecionado por: Maria Zara Bicha