Data Science Challenge

Plataforma Zoom

Data Science Challenge

1920X1000

A 3ª edição do Data Science Challenge realizou-se a 9 de junho de 2022. Este é um desafio destinado a alunos do ensino secundário com interesse nas áreas da Ciência de Dados, dos Sistemas e Tecnologias de Informação e da Gestão de Informação. Esta atividade é também uma excelente oportunidade para entrar em contacto com o ambiente académico da NOVA IMS!

Data Science Challenge - 9 de junho

Basta ligar a televisão para ouvirmos falar em Dados e Ciência de Dados, sobretudo desde o escândalo da “Cambridge Analytica” (Facebook). A verdade é que no mundo atual quase tudo o que fazemos gera dados, dados esses que podem (e devem!) ser utilizados por empresas e organizações públicas para ajudar a tomar virtualmente todo o tipo de decisões.

• Sabes que sempre que paras de ver uma série, ou filme, na Netflix estás a ajudar esta plataforma a criar cada vez melhores séries e filmes?
  • Já reparaste que o Spotify consegue adivinhar muitas vezes as músicas que gostas mesmo antes de tu as conheceres?
  • Sabias que nos EUA uma cadeia de supermercados soube que uma mulher estava grávida antes dela própria o saber?

Se não sabes todas as respostas, a NOVA IMS responde numa manhã a estas questões e outras mais, através da apresentação de exemplos práticos e aplicação de um desafio com atribuição de PRÉMIOS para o primeiro e segundo classificados! Vem ter um pequeno vislumbre de tudo o que vais poder fazer com dados para teres uma carreira de sucesso!

Destinatários

• Estudantes do Ensino Secundário que queiram obter conhecimentos sobre Ciência de Dados e Tecnologia.

Data de realização e duração

• O Data Science Challenge realiza-se a 9 de junho de 2022. A duração é de uma manhã, entre as 9h30 e as 13h00.

Língua

• Português.

Professor Frederico Cruz Jesus.

• PC ou Mac com Microsoft Excel instalado e ligação à Internet;
  • Plataforma Zoom - se não tens a aplicação instalada, podes fazer o download aqui.

Inscrições

• As inscrições são gratuitas e decorrem até 8 de junho de 2022. Estão limitadas ao número de vagas disponíveis. Para te inscreveres, submete o formulário de inscrição presente nesta página.

Se tiveres alguma dúvida, entra em contacto connosco através do email: licenciaturas@novaims.unl.pt.

O desafio e os prémios

Desafio

No final do programa será dada uma listagem de dois mil clientes para que os alunos escolham quais deles devem ser contactados para uma campanha de marketing. Cada contacto terá um custo e potencial benefício associado.

Analisado os dados disponibilizados, assim como a aplicação dos conceitos ensinados, os alunos terão três dias para enviar a sua proposta com os Clientes que a empresa deve contactar.

O primeiro e segundo prémios serão atribuídos aos alunos que, respetivamente, obtiverem melhores resultados nas suas propostas.

Prémios

• 1.º classificado
    Uma subscrição do Spotify Premium de 6 meses ou um voucher NETFLIX no valor de 70 euros.
  • 2.º classificado
    Uma subscrição do Spotify Premium de 3 meses ou um voucher NETFLIX no valor de 35 euros.