Blockchain para além da Criptomoeda: IEEE na NOVA IMS com o Professor Gora Datta
Blockchain para além da Criptomoeda: IEEE na NOVA IMS com o Professor Gora Datta
Detalhe da Notícia
A NOVA IMS recebeu, no dia 26 de junho, uma sessão especial promovida pelo NOVA Blockchain LAB com o Professor Gora Datta, vice-chair da IEEE Blockchain Technical Community. Numa conversa clara e provocadora, o especialista em tecnologias emergentes e aplicação de tecnologias digitais em sistemas de saúde explorou o impacto da blockchain para lá do seu uso mais mediático: as criptomoedas.
Com mais de 40 anos de experiência no setor tecnológico, dos quais 25 dedicados à saúde digital, Gora Datta partilhou a sua visão sobre o papel da blockchain como ferramenta para promover confiança, segurança e interoperabilidade em setores como a saúde, o imobiliário, as cadeias de abastecimento e a agricultura, entre outros.
"Blockchain é uma ferramenta, não um fim. Tal como um bisturi pode ser usado por um cirurgião ou por um criminoso, tudo depende de quem o utiliza e para que finalidade", destacou o orador.

A sessão teve início com uma análise à transformação digital da saúde pública nas últimas décadas, marcada pela disseminação de tecnologias móveis e pela crescente integração de dispositivos inteligentes no quotidiano. Datta sublinhou que, desde 2007 – ano de lançamento do iPhone – as vendas globais de telemóveis cresceram de 122 mil para mais de 1,5 mil milhões por ano. Em paralelo, o número de dispositivos IoT vendidos atingiu os 75 mil milhões só este ano.
Com base na sua experiência internacional, partilhou histórias de projetos implementados em locais remotos, como o arquipélago indonésio ou zonas do continente africano, onde a tecnologia móvel tem vindo a transformar o acesso à informação e aos serviços básicos. Para Datta, estes avanços demonstram que a infraestrutura digital já chegou à maioria da população mundial – e que o próximo passo é garantir que essa infraestrutura seja segura, fiável e adaptada às necessidades locais.
A blockchain, nesse contexto, é apresentada como um possível alicerce para sistemas de informação mais transparentes e resilientes, mas não como uma solução universal. Gora Datta alerta ainda:
A imutabilidade, que é uma das maiores forças da tecnologia Blockchain, pode ser também uma fraqueza – especialmente em setores como a saúde, onde é necessário corrigir erros ou atualizar dados
A segunda parte da sessão centrou-se na estrutura da IEEE Blockchain Technical Community e nas oportunidades que esta organização internacional oferece a investigadores, estudantes e profissionais interessados em contribuir para o desenvolvimento de normas, iniciativas educativas e grupos locais em todo o mundo.
Esta iniciativa foi organizada pelo NOVA Blockchain Lab, um centro de excelência pioneiro da NOVA IMS que junta a tecnologia blockchain e a ciência dos dados, promovendo investigação aplicada e iniciativas formativas neste campo em rápida evolução. Para seguir as atividades e investigação do Nova Blockchain Lab, subscreva aqui o Blogchain – Research Insights.