Data Research Meetup do MagIC analisa como a Inteligência Artificial está a moldar a realidade do consumidor
Data Research Meetup do MagIC analisa como a Inteligência Artificial está a moldar a realidade do consumidor
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"Does reality matter?" Foi com esta provocação, pela voz do ator Keanu Reeves, o protagonista do filme Matrix, que a Professora Rhonda Hadi (Saïd Business School, Universidade de Oxford) deu início à sua intervenção na segunda edição do Data Research Meetup, organizada pelo MagIC – Information Management Research Center da NOVA IMS e que contou com mais de 100 participantes.
A pergunta marcou o tom deste evento dedicado a explorar o impacto da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial no comportamento dos consumidores. Sob o tema “Consumer Tech: When Management meets Data Science”, o evento reuniu a comunidade de investigadores nacionais e internacionais para debater como a tecnologia está a transformar a forma como decidimos, interagimos e experienciamos o mundo.
Na sua keynote, Rhonda Hadi apresentou o conceito de “realidade fluída”- um mundo onde as experiências humanas são cada vez mais mediadas por inteligência artificial e onde as fronteiras entre o mundo real e o digital (fabricado pela IA) se esbatem cada vez mais. Exemplos como a realidade aumentada, o áudio espacial ou o tato digital demonstram como é possível criar experiências emocionalmente envolventes sem contacto físico, desafiando a fronteira entre o real e o digital.
A investigadora abordou ainda o uso da IA para gerar interações que simulam empatia e intimidade - como vozes sintéticas ou rostos digitais realistas - levantando questões éticas e sobre o impacto emocional destas tecnologias. A sua intervenção concluiu com uma convicção: “A tecnologia não tem de substituir a interação humana: pode alimentá-la e fortalecê-la. Tudo depende da forma como escolhemos usá-la.”
A apresentação abriu caminho à mesa-redonda dedicada ao tema “Tecnologia, experiência do consumidor e bem-estar”, moderada pelo professor Diego Costa Pinto (NOVA IMS), com a participação dos professores Carlos Costa (ISEG), Pedro Simões Coelho (NOVA IMS) e da própria Rhonda Hadi.

“A tecnologia não tem de substituir a interação humana: pode alimentá-la e fortalecê-la. Tudo depende da forma como escolhemos usá-la" - Professora Rhonda Hadi, Universidade de Oxford
Durante a tarde, foram apresentados resultados de investigação desenvolvida no MagIC aplicada nas áreas do marketing com IA, sustentabilidade digital, bem-estar do consumidor e política pública, conduzidos pelos professores e investigadores da NOVA IMS Nuno António, Márcia Barcellos, Catarina Neves, Joana Neves e Pedro Nascimento.
O evento culminou com a entrega do prémio de Melhor Poster de aluno de doutoramento a Pedro Nascimento e de Excelência e contributo científico na área de Gestão ao Professor Tiago Oliveira.
Ao reunir investigadores de áreas como marketing, analytics, comportamento do consumidor e sustentabilidade digital, o Data Research Meetup by MagIC reforça a importância de uma abordagem científica interdisciplinar para enfrentar problemas emergentes.
“Somos um centro de investigação que junta dois mundos muito distintos — a gestão e a ciência dos dados. E o nosso objetivo é fazer desta integração uma riqueza produtiva. O número de oradores que tivemos hoje representa bem a nossa ambição de manter a excelência”.

“Somos um centro de investigação que junta dois mundos muito distintos - a gestão e a ciência dos dados. E o nosso objetivo é fazer desta integração uma riqueza produtiva. O número de oradores que tivemos hoje representa bem a nossa ambição de manter a excelência” - Professor Leonardo Vanneschi, afirmou o Diretor do MagIC.
Para aceder às apresentações e conhecer mais detalhes sobre esta iniciativa, consulte a página oficial do evento aqui.
Com esta edição, o Data Research Meetup confirma assim o compromisso do MagIC com a produção de conhecimento científico relevante, interdisciplinar e com impacto social.