Investigadora da NOVA IMS distinguida com o Prémio de Mérito Científico da Universidade dos Açores 2025
Investigadora da NOVA IMS distinguida com o Prémio de Mérito Científico da Universidade dos Açores 2025
Detalhe da Notícia
A investigadora Bruna Almeida, da NOVA IMS, foi distinguida com o Prémio de Mérito Científico da Universidade dos Açores 2025, promovido pela Fundação Gaspar Frutuoso e patrocinado pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo dos Açores.
O prémio, no valor de 5.000 euros, reconhece o artigo “Top 10+1 indicators for assessing forest ecosystem conditions: A five-decade fragmentation analysis”, desenvolvido no âmbito do seu doutoramento e coassinado por Pedro Cabral, também investigador da NOVA IMS. O trabalho resulta de uma colaboração com instituições nacionais e internacionais.
O estudo apresenta uma metodologia geoespacial para avaliar as condições de ecossistemas florestais, integrando dados de deteção remota, mapas de uso do solo e métricas de paisagem recolhidas ao longo de 50 anos. O artigo identifica 11 indicadores-chave, como conectividade do habitat, densidade de margens e índices de fragmentação, que permitem monitorizar alterações estruturais e apoiar decisões de gestão sustentável do território.
Este reconhecimento é uma motivação para todos nós. Para continuarmos a acreditar nas nossas ideias e valores, e a promover a colaboração entre instituições e disciplinas.
- Bruna Almeida
A cerimónia de entrega do prémio decorreu no campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, com representantes da universidade, da Fundação Gaspar Frutuoso e da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo dos Açores.
Esta distinção evidencia o contributo da NOVA IMS para a produção científica em sustentabilidade, gestão ambiental e aplicações de ciência de dados na monitorização de ecossistemas.