Ver o conteúdo principal

NOVA IMS contribui para a descarbonização no setor da construção

NOVA IMS contribui para a descarbonização no setor da construção

Detalhe da Notícia

Noticia Magic

Como resposta ao impacto significativo da indústria da construção no consumo de energia e nas emissões de gases de efeito estufa, a NOVA IMS orgulha-se de integrar o projeto DECO2, financiado pelo programa Horizon Europe. O objetivo é acelerar a descarbonização do setor da construção através do desenvolvimento de um portfolio abrangente de materiais e sistemas de renovação, adaptados a locais específicos e centrados nas necessidades dos utilizadores.

Liderado pelo Instituto Europeu para a Política Energética e Climática (IEECP), o projeto DECO2 combina o conhecimento de oito países, estabelecendo parcerias sólidas nos contextos jurídico e regulatório através de um conjunto de parcerias no âmbito legal e regulamentar. Para além de soluções técnicas, o projeto aborda os aspetos sociais da adoção de práticas sustentáveis no setor da construção.

Sob a orientação do Professor Tiago Oliveira, a NOVA IMS terá um papel vital no estudo das dimensões sociais das vias de descarbonização e dos modelos de negócio circulares, o que incluirá análises de comportamento dos utilizadores, atitudes e disponibilidade para adotar práticas sustentáveis de renovação e princípios da economia circular.

O impacto potencial do DECO2 é profundo e abrangente. Ao abordar diretamente as questões urgentes das emissões e do consumo de energia na indústria da construção, o projeto compromete-se a reduzir o consumo em edifícios até 30%, dando passos significativos em direção aos objetivos climáticos da UE. Além disso, o DECO2 procura estabelecer um modelo de economia circular no setor da construção, minimizando resíduos e promovendo a reutilização e a reciclagem de materiais. No final, estes esforços têm como objetivo melhorar a sustentabilidade global no setor da construção, fomentando um espaço mais saudável e ecológico.

Este projeto está integrado na linha de investigação “Information Systems” do centro de investigação MagIC, onde o foco principal reside na compreensão dos fatores determinantes que influenciam a difusão, adoção e sucesso da informação.