Ver o conteúdo principal

NOVA IMS, INA e AMA lançam o 1º Programa de Formação em Territórios Inteligentes na Administração Pública

NOVA IMS, INA e AMA lançam o 1º Programa de Formação em Territórios Inteligentes na Administração Pública

Detalhe da Notícia

Smartcistiescourse Digital HEADER EVENTOS 1920X1000 PT

Ainda este ano, terá início o primeiro programa de formação em Territórios Inteligentes na Administração Pública. Esta iniciativa pioneira resulta da colaboração entre o Instituto Nacional de Administração (INA, I.P.), a NOVA Information Management School (NOVA IMS) e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA, I.P.), e visa capacitar decisores, dirigentes e técnicos superiores da Administração Pública Central e Local nas mais avançadas estratégias e ferramentas para a gestão eficiente e sustentável dos territórios.

O curso - focado na digitalização, sustentabilidade e inovação - abordará a utilização de dados para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e otimizar os serviços públicos.  O objetivo é criar uma oferta formativa alinhada com a Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI). A NOVA IMS será a entidade responsável pela conceção e implementação do curso.

Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA IMS, destaca a relevância desta iniciativa: “A ambição de construirmos cidades e territórios inteligentes e sustentáveis, capazes de garantir qualidade de vida e bem-estar às pessoas, em linha com os objetivos do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, assenta em grande medida na capacidade de aproveitarmos a profunda e acelerada transformação digital da sociedade em que vivemos.” O Diretor acrescenta ainda: “Para que tal aconteça, as competências e qualificações dos recursos humanos das autoridades locais são fatores críticos de sucesso. Esta iniciativa cria as condições necessárias para que o enorme desafio da dupla transição verde e digital seja uma verdadeira oportunidade de promover a mudança de paradigma no planeamento e gestão das nossas cidades e territórios."

Também Miguel Agrochão, vogal do Conselho Diretivo do INA, I.P., sublinha a importância deste projeto: "Este é mais um passo fundamental para concretizar a visão de mobilizar a Administração Pública para o conhecimento e o Conhecimento para a Administração Pública. Trata-se de uma oferta diferenciada, com uma metodologia pedagógica altamente inovadora, escalável e acessível simultaneamente a toda a Administração Central e Local. Estamos particularmente satisfeitos por conseguir, mais uma vez, mobilizar as entidades de referência e os melhores especialistas do país na construção de uma oferta única para a Administração Pública.”

A mesma opinião é partilhada por João Roque Fernandes, Vogal do Conselho Diretivo da AMA - Agência para a Modernização Administrativa. “Acreditamos que através deste programa de formação, disponível para toda a Administração Pública, será possível garantir as competências necessárias para contribuir para o sucesso da implementação da ENTI. A capacitação de todos os envolvidos na gestão sustentável dos territórios é fundamental para que, em conjunto, consigamos concretizar, por todo o país, os objetivos desta estratégia”.

Recorde-se que a Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes, incluída no Pilar III - Digitalização do Estado, do Plano de Ação para a Transição Digital, é uma medida catalisadora da transição digital com o objetivo de projetar o país internacionalmente em termos de políticas de inteligência territorial. Esta estratégia visa desenvolver territórios inteligentes e interligados, promovendo um desenvolvimento económico inclusivo e sustentável, com serviços interoperáveis centrados nos cidadãos e nas empresas, posicionando Portugal como um país digital de referência.

O protocolo de colaboração entre as três entidades foi celebrado no dia 2 de agosto e está prevista, para muito em breve, a abertura das inscrições para o Programa de Formação em Territórios Inteligentes.