Projeto CHOICE inicia na NOVA IMS para apoiar decisões informadas sobre o cancro
Projeto CHOICE inicia na NOVA IMS para apoiar decisões informadas sobre o cancro
Detalhe da Notícia
No dia 24 de junho, a NOVA IMS acolheu a reunião de arranque (kick-off meeting) do projeto europeu CHOICE – Comprehensive Health Options and Information for Cancer Education, financiado pelo programa EU4Health da Comissão Europeia.
Liderado pela NOVA IMS e coordenado pelo Professor Diego Costa Pinto, o projeto CHOICE junta investigadores e especialistas em saúde de Portugal, Chéquia e Grécia com o objetivo de melhorar a literacia em saúde e apoiar mulheres com mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 na tomada de decisões informadas sobre estratégias de prevenção, vigilância ou tratamento do cancro da mama.
A reunião decorreu nas instalações da NOVA IMS e serviu para alinhar objetivos, metodologias e cronogramas entre os parceiros do consórcio. Participaram representantes do Institute of Biostatistics and Analyses e da Masaryk University (Chéquia), da Aristotle University of Thessaloniki (Grécia), bem como Ioanna Avgerinou, project officer da HaDEA – European Health and Digital Executive Agency –, que apresentou a missão da agência e os principais aspetos técnicos da execução de projetos no âmbito do EU4Health.
Nos próximos três anos, o CHOICE irá desenvolver um conjunto de ferramentas e recursos digitais inovadores para apoiar tanto pacientes como profissionais de saúde:
- Um dicionário multilingue com mais de 2.000 termos associados à literacia em saúde genética;
- Uma biblioteca virtual interativa;
- Simulações digitais de pacientes e ferramentas de apoio à decisão;
- Programas de formação para profissionais de saúde centrados na comunicação clara e empática com mulheres BRCA+.
Em Portugal, o desenvolvimento destes recursos será feito em colaboração com a Direção-Geral da Saúde (DGS), assegurando alinhamento com as estratégias nacionais de saúde pública.
O projeto CHOICE está alinhado com os objetivos do Plano Europeu de Luta contra o Cancro e visa reduzir desigualdades no acesso à informação, promovendo escolhas informadas e capacitadas. Esta reunião na NOVA IMS assinala o início de um projeto europeu com potencial transformador na comunicação em saúde genética e na capacitação de mulheres em situação de risco.