Ver o conteúdo principal

Artificial Intelligence for Business

AI4BUSINESS

Artificial Intelligence for Business

Um novo e inspirador programa executivo da NOVA IMS, em colaboração com a Microsoft, que permitirá aos executivos C-suite levar as capacidades de Business Intelligence mais longe e construir estratégias capazes de transformar suas organizações para construírem vantagens competitivas de base analítica tirando partido dos mais recentes desenvolvimentos na área da Inteligência Artificial neste contexto.

Entidade Parceira

  • Microsoft
    Microsoft
AI 4 Business image

AI 4 Business

É atualmente estimado que menos de 10% das empresas que usam IA conseguiram de facto operacionalizá-la  efetivamente nos seus processos de negócios ou ter estratégias globais e integradas para toda a organização.

As principais razões para isso não são tecnológicas. As causas estão maioritariamente relacionadas com falta de competências e dificuldades na construção de estratégias de criação de valor integradas na suas plataformas de Business Intelligence alicerçadas nas capacidades analíticas disponíveis e em IA, incuindo dimensões como a governação e utilização ética dos dados.

Este é um programa não técnico e realizado em parceria a Microsoft no âmbito da sua iniciativa AI Business School (uma iniciativa global da Microsoft com o INSEAD), que pretende apresentar o estado da arte e capacitar os executivos de uma forma prática e accionável como construir uma estratégia de Inteligência Artificial para a sua organização, incluindo questões culturais e de responsabilidade da empresa.

Destinatários

O curso “AI 4 Business” é dirigido a executivos e líderes de organizações que queiram apostar em desenvolver estratégias de criação de valor para o negócio alicerçadas em dados e nos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos que colocam a IA ao serviço das  empresas, bem como oferecer as ferramentas necessárias para a utilização de IA de forma responsável.

No final do programa os participantes irão ficar a par das atuais oportunidades geradas pelos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos disponíveis e suportados pelas tecnologias da Microsoft, bem como habilitados para construir estratégias efetivas e responsáveis de criação de novos produtos e serviços data-driven alavancados pelo potencial da ciência dos dados e da Inteligência Artificial.

Saber como guiar as pessoas num contexto de mudança e definir uma estratégia num contexto de profunda transformação digital é fundamental para a criação de valor para o negócio.

Este curso foi desenvolvido para dar resposta a estes desafios com o objetivo de capacitar executivos e líderes de negócio para uma utilização da IA ​​focada na estratégia, na cultura da empresa e na liderança, num quadro de utilização ética dos dados.

Programa

  • Módulo 1

    Definindo uma estratégia de IA:

    Estabelecer um modelo de pensamento estratégico e holístico sobre o papel da analítica e da IA numa organização, incluindo um roadmap para a criação de estratégias organizacionais. Envolve a apresentação e discussão de estudos de caso de vários setores, incluindo saúde, finanças, retalho, etc.

  • Módulo 2

    Criando uma cultura orientada para a IA:

    Ajudar os líderes a criar organizações onde as decisões são baseadas em dados e construídas de forma colaborativa. Aborda também a necessidade de quebrar silos organizacionais e departamentais para incorporar as capacidades analíticas transversalmente na empresa e capacitar todos os colaboradores a criar valor nesta nova realidade. Inclui metodologias de avaliação de maturidade da organização e abordagens à necessária gestão da mudança para ajudar os líderes para garantir o sucesso das suas iniciativas analíticas.

  • Módulo 3

    Uso responsável da IA:

    Aborda a necessidade de definir princípios e manter abordagens responsáveis na utilização da IA. Apoia os executivos na compreensão da importância da governança, incluindo tópicos como explicabilidade, privacidade, segurança, conformidade e enviesamento (bias).

  • Módulo 4

    Tecnologias de IA para Executivos:

    Oferece aos executivos uma visão geral de alto nível das tecnologias atualmente disponíveis, incluindo processamento de imagem e texto, machine learning, serviços cognitivos, bots de conversação, etc. bem como a sua integração em soluções de negócio.

  • Módulo 5

    Inovação de Base Analítica:

    Um workshop prático sobre ideação de iniciativas empresariais baseadas em dados através de uma abordagem de design-thinking.

O conteúdo de cada módulo é baseado em histórias da vida real contadas por líderes reais que transformaram a IA da teoria na prática.

Corpo Docente

Miguel de Castro Neto

Defining an AI Strategy

Image content

Jorge Carrola Rodrigues

Enabling an AI-ready Culture

Image content

Nadine Corte Real

Implications of Responsible AI in Busines

Image content

Manuel Dias

AI Technology for Business Leaders

Image content

Guilherme Victorino

Data-Driven Innovation

Image content

Informações Gerais

Data, Horário e Local

O curso irá realizar-se de 8 de outubro a 5 de novembro de 2021 e decorrerá em modelo presencial, na região de Lisboa. A formação terá uma duração de 5 semanas (4h por módulo) e ocorrerá às sextas-feiras, durante a tarde, seguindo-se um jantar /networking.

Ao jantar e ao longo das cinco semanas do curso, contaremos com um guest speaker de empresas líderes na criação de vantagens competitivas de base analítica para partilha das sua experiência.

  • Slot 1: 15h – 17h
  • Coffee-break
  • Slot 2: 17h30 – 19h30
  • Jantar: 20h

Inscrições

As inscrições a este curso são efetuadas através do Portal de Candidaturas da NOVA IMS.

Valor do curso

O valor deste curso é de 3.000€.

Descontos

Os descontos abaixo não são cumulativos:

  • 10% de redução "early bird" a todos os Alunos que realizarem a sua inscrição até 12 de julho de 2021 (não cumulativo com outros descontos);
  • 10% para os Alunos e Alumni (de Licenciatura, Pós-Graduação, Mestrado e Doutoramento) da Universidade NOVA de Lisboa, se pago individualmente;
  • 20% de desconto na inscrição de 5 pessoas da mesma empresa;
  • 30% de desconto para entidades associadas da AD NOVA IMS.

teste