Ver o conteúdo principal

Big Data for Business

Template F Avancada

Big Data for Business

Quais os desafios do Big Data Analytics e as suas especificidades no contexto da estratégia empresarial?

Como melhor compreender os desafios da análise de grandes volumes de dados de tipologia estruturada, semiestruturada ou não estruturada? Quais são os principais componentes tecnológicos do Big Data? Quais são os requisitos de infraestrutura e de gestão de projeto necessários para implementar projetos bem-sucedidos de análise de dados?

A resposta a estas e outras questões servem de base para o desenvolvimento de um programa de introdução ao Big Data, desenvolvido em parceria com a SAS. No final do Programa, os participantes deverão ser capazes de compreender e aplicar técnicas de Big Data Analytics.

Destinatários

Entre os principais destinatários deste curso, destacam-se os seguintes:

  • Executivos envolvidos nos setores de vendas, marketing, relacionamento com clientes, comércio eletrônico,
    plataformas digitais e gestão de TI;
  • Profissionais que queiram aprofundar os conhecimentos de Big Data e conhecer melhor os fatores de sucesso e
    capacidade transformacional do Big Data;
  • Profissionais qualificados, com ou sem conhecimentos na área, que estejam interessados em expandir os seus
    conhecimentos em Big Data Analytics.

Inscrições e Valores

Inscrições

As inscrições a este curso são efetuadas online, através do Portal de Candidaturas da NOVA IMS.

O valor deste curso é de 1.450€. Estão incluídos: os coffee breaks, os almoços, acesso ao estacionamento e a emissão de Certificado de Participação.

O pagamento do valor do curso poderá ser efetuado em prestações: 40% na inscrição e 60% até 2 semanas antes do início do curso.

O curso decorrerá no Campus de Campolide da Universidade NOVA de Lisboa.

Este curso será lecionado em português.

Os descontos abaixo não são cumulativos:

  • 10% para os Alunos e Alumni (de Licenciatura, Pós-Graduação, Mestrado e Doutoramento) da Universidade NOVA de Lisboa, se pago individualmente;
  • 20% de desconto na inscrição de 5 pessoas da mesma empresa;
  • 30% de desconto para entidades associadas da AD NOVA IMS.

Módulos

Big Data: Definição e Valor

3 horas - Roberto Henriques

Objetivos

Apresentação de (Big) Data Analytics e da importância da gestão da informação para modelos de negócio bem-sucedidos.

Conteúdo

  • Definição de Big Data;
  • Perspetiva Histórica;
  • O Valor Economico de Big Data;
  • Exemplos de fontes de dados e sua importância.
Tecnologias e Métodos de Big Data

4 horas - Rui Rosa

Objectivos

Apresentação do contexto tecnológico e principais componentes: Hadoop, map/reduce. Introdução ao HIVE e PIG.

Conteúdo

  • As novas tecnologias de base para Big Data (Hadoop, Spark e outras);
  • As novas arquiteturas de sistemas de informação para Big Data;
  • Big Data e a evolução dos métodos analíticos.
Processos e Pessoas

2 horas - Roberto Henriques

Objectivos

Apresentação do processo analítico e dos principais perfis analíticos.

Conteúdo

  • Os novos perfis e competências para Big Data (Data Scientist, Chief Data officer);
  • Os novos processos para tirar proveito de Big Data (Knowledge Discovery in Databases);
  • O impacto de Big Data na Gestão da Informação como um ativo - Big Data Data Governance.
Adoção e Casos de Estudo

2 horas - Roberto Henriques

Objectivos

Apresentação de casos de estudo de Big Data.

Conteúdo

  • Maturidade na utilização de Big Data;
  • Casos de uso de Big Data;
  • Estratégias para a utilização de Big Data.
O Papel de Big Data na Inovação

3 horas - Rui Rosa

Objectivos

Apresentação e definição de processos de negócio baseados em big data analytics.

Conteúdo

  • Melhoria do relacionamento com o cliente;
  • Melhoria do processo de suporte à decisão;
  • Novos Processos de Negócio;
  • Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços
Big Data, Segurança e Ética

2 horas - Roberto Henriques

Objectivos

Principais considerações na segurança e privacidade dos dados.

Conteúdo

  • Segurança da informação no enquadramento de Big Data;
  • Big Data e ética na utilização da informação;
  • Regulamentação existente para Big Data.