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The Role of Data Science, Big Data and AI in the Digital Transformation

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The Role of Data Science, Big Data and Artificial
Intelligence in the Digital Transformation

The Role of Data Science, Big Data and AI in the Digital Transformation

Qual o potencial da Data Science e da Big Data na aplicação aos problemas de negócios? Que impactos das tecnologias intensivas em informação na alteração dos processos de tomada de decisão organizacionais?
Como melhor compreender o Modelo de Maturidade "Information Digital Transformation" da IDC e como o utilizar para fazer uma avaliação preliminar do estágio de sua organização?

Quais as implicações da arquitetura informacional, do conhecimento e da colaboração? Como identificar as oportunidades de monetização e produtização dos dados enquanto novas fontes de rentabilidade? Quais as questões de privacidade de dados relacionadas com a informação de cliente no contexto das novas diretivas da Comissão Europeia sobre o tema?

A resposta a estas e outras questões servem de base para o desenvolvimento de um programa de introdução ao Data Science, Big Data e à Transformação Digital, desenvolvido em parceria com a IDC.

Entidade Parceira

  • IDC (1)
    IDC

Destinatários

Entre os principais destinatários deste curso, destacam-se os seguintes:

  • Gestores e diretores das áreas de sistemas de informação e marketing que pretendem aprofundar os seus conhecimentos no que respeita à transformação digital, em particular o papel que o Data Science e o Big Data terão nesta alteração de paradigma;
  • Profissionais que participam ou têm responsabilidades no planeamento, implementação e monitorização de projetos de transformação digital;
  • Profissionais da área de business analytics que pretendem compreender como a sua função pode contribuir para o desenvolvimento da organização;
  • Profissionais e consultores, que pretendem desenvolver uma visão clara do papel dos dados e da informação no futuro da competitividade empresarial.

Inscrições e Valores

Inscrições

As inscrições a este curso são efetuadas através do Portal de Candidaturas da NOVA IMS.

Localização

O curso decorrerá no Campus de Campolide da Universidade NOVA de Lisboa.

Valor do Curso

O valor deste curso é de 1.450€. Estão incluídos: os coffee breaks, os almoços, acesso ao estacionamento, a emissão de Certificado de Participação.

O pagamento do valor do curso poderá ser efetuado em prestações: 40% na confirmação da inscrição no curso e 60% até 2 semanas antes do início do curso.

Idioma

Este curso será lecionado em português.

Descontos

Os descontos abaixo não são cumulativos:

  • 10% para os Alunos e Alumni (de Licenciatura, Pós-Graduação, Mestrado e Doutoramento) da NOVA IMS, se pago individualmente;
  • 20% de desconto na inscrição de 5 pessoas da mesma empresa;
  • 30% de desconto para entidades associadas da AD NOVA IMS;
  • 30% de desconto para Clientes IDC.

Programa

Módulo Docente(s) Horas
Data-Driven Thinking, Data as a Resource and Fact-based Decision Making Fernando Bação 2
Digital Transformation & Maturity Model Information Digital Transformation Gabriel Coimbra 2
Information Visualization, Knowledge Creation and Collaboration in the Big Data World Roberto Henriques 2
Enterprise Case Studies TBD 2
Value Realization, Monetization, Productization and Service Innovation Fernando Bação 2
Data Security and Privacy Bruno Horta Soares 2
Value Realization Workshop with Design Thinking Fernando Bação Guilherme Victorino Bruno Horta Soares Gabriel Coimbra 4

Conteúdos Programáticos

  • Data-Driven Thinking, Data as a Resource and Fact-based Decision Making

    Objetivos

    • Compreender os conceitos de Data Science e Big Data;
    • Compreender as características dos dados enquanto recursos organizacionais;
    • Compreender os benefícios de um processo de tomada de decisão baseado em dados.

    Conteúdo

    • Introdução ao data science e big data;
    • A emergência dos dados enquanto fator de produção;
    • O futuro da tomada de decisão: evidência versus intuição.

    Recursos Pedagógicos

    • Provost, F., and Fawcett, T. 2013. "Data Science and Its Relationship to Big Data and Data-Driven Decision Making." Big
      Data 1(1):51–59.
    • McAfee, A., and Brynjolfsson, E. 2012. "Big Data: The Management Revolution." Harvard Business Review 90:60–68.
    • Barton, D., and Court, D. 2012. "Making Advanced Analytics Work for You." Harvard Business Review 90:79–83.
  • Digital Transformation & Maturity Model Information Digital Transformation

    Objetivos

    • Compreender as principais componentes para a avaliação do nível de maturidade da Transformação da Informação nas organizações;
    • Compreender os estágios, os fatores chave e os resultados esperados para a Transformação da Informação como um fator crítico para a transformação digital da organização;
    • Capacitar os decisores com uma ferramenta de avaliação e benchmark para definir metas e planos de melhorias a curto e longo prazo.

    Conteúdo

    • Visão IDC para a Transformação Digital;
    • Apresentação do IDC MaturityScape: Information Digital Transformation 1.0;
    • Aplicação do modelo de avaliação e benchmark;
    • Análise dos fatores de melhoria para uma maior maturidade da Transformação da Informação nas organizações.

    Recursos Pedagógicos

    • IDC MaturityScape: Digital Transformation;
    • IDC FutureScape: Worldwide Analytics, Cognitive/AI, and Big Data 2017 Predictions;
    • IDC MaturityScape: Information Digital Transformation 1.0;
    • IDC MaturityScape: Information Digital Transformation 1.0 – Benchmark.
  • Information Visualization, Knowledge Creation and Collaboration in the Big Data World

    Objetivos

    • Compreender as atuais arquiteturas de informação que suportam a transformação digital e as organizações analíticas;
    • Perceber como a Business Intelligence contribui para maximizar o valor no negócio e criar vantagens competitivas analíticas através de abordagens analíticas que suportam a gestão do conhecimento nas organizações;
    • Compreender o papel das aplicações analíticas na monitorização do desempenho das organizações e no suporte à colaboração através de storytelling e ferramentas de visualização e manipulação de dados.

    Conteúdo

    • Gestão do Conhecimento e Business Intelligence;
    • Arquitecturas informacionais de suporte às organizações Data-Driven;
    • Identificar e construir os indicadores chave das aplicações analíticas (KPIs) em contexto empresarial;
    • Desenhar o CxO dashboard.

    Recursos Pedagógicos

    • Business Intelligence: A Managerial Perspective on Analytics (2014), by Dursun Delen, Efraim Turban, David Ramesh Sharda;
    • Introducing Microsoft Power BI (2016), by Alberto Ferrari and Marco Russo.
  • Value Realization, Monetization, Productization and Service Innovation

    Objetivos

    • Compreender as implicações económicas da informação enquanto ativo;
    • Compreender os principais modelos de negócio;
    • Compreender os conceitos de monetização e produtização de informação.

    Conteúdo

    • Fundamentos da definição de preços em produtos informacionais, versões, efeitos de rede, standards, estratégias de cooperação;
    • Modelos de negócio informacionais: diferenciação baseada em informação, venda de informação e redes de distribuição;
    • Data science para humanos e data science para máquinas.

    Recursos Pedagógicos

    • Shapiro C, Varian HR. 1999. Information Rules: AStrategic Guide to the Network Economy. HarvardBusiness School Press: Boston, MA.
    • Wang, R. 2012. What a Big-Data Business Model Looks Like. Harvard Business Review.
  • Data Security and Privacy

    Objetivos

    • Conhecer os riscos relacionados com as tecnologias emergentes, em particular Big Data & Analytics;
    • Enquadrar a gestão da Informação no contexto da governança e gestão dos Sistemas de Informação corporativos;
    • Entender os princípios básicos que indivíduos e organizações podem usar para garantir a proteção da segurança e privacidade de dados;
    • Conhecer as linhas gerais para implementação de um programa para implementação de uma framework corporativa de governança e gestão da segurança e privacidade da Informação.

    Conteúdo

    • Apresentação dos principais requisitos legais e normativos relacionados com a segurança e privacidade, em particular o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD);
    • Enquadramento geral dos princípios e facilitadores de governança e gestão da segurança e privacidade da Informação e apresentação das boas práticas relacionadas;
    • Desenho e implementação de uma framework de governança e gestão da segurança e privacidade da Informação;
    • Implementação das estruturas organizacionais de suporte à segurança e privacidade da informação (CISO, CSO e CPO);
    • Lançamento do programa de proteção da privacidade;
    • Casos práticos e exemplos de aplicação.

    Recursos Pedagógicos

    • Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados;
    • ISACA Privacy Principles and Program Management Guide.

Corpo Docente

Bruno Horta Soares

Executive Senior Advisor da IDC Portugal

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Experiência profissional de 15 anos na indústria de serviços profissionais de assessoria, consultoria e auditoria, em projetos nos domínios de Governance, Gestão, Risco e Segurança de Sistemas de Informação nas indústrias de Financial Services, Technology, Media & Telecommunications, Healthcare e Government, tendo colaborado com os principais players de mercado em Portugal, Angola e Moçambique.

Iniciou a sua carreira profissional na Deloitte Consulting, tendo passado posteriormente pela área de Information Risk Management da KPMG e integrado em 2006 a divisão de Enterprise Risk Services da Deloitte. Atualmente colabora com um ecossistema de parceiros locais e internacionais, entre os quais a IDC Portugal onde é desde 2015 IT Executive Senior Advisor para as áreas de IT Strategy, Governance e Security. É professor convidado no ISCAC -Business School Coimbra, Católica Lisbon School of Business & Economics, Instituto Superior Técnico, Universidade Europeia, Universidade Portucalense e Unipê – Centro Universitário de João Pessoa (Paraíba, Brasil), e Presidente fundador do ISACA Lisbon, Portugal Chapter, colaborador em várias associações profissionais e orador em diversas conferências e seminários locais e internacionais.

Fernando Bação

Professor da Universidade NOVA de Lisboa

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Gabriel Coimbra

Country Manager da IDC Portugal

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Gabriel Coimbra tem mais de 20 anos de experiência na área das TIC e é o Director-Geral da IDC para Portugal. Para além das suas funções de gestão, está pessoalmente envolvido no planeamento e coordenação dos serviços de informação e consultoria da IDC em Portugal.

Gabriel Coimbra é mestre em Estatística e Gestão de Informação pela NOVA IMS e pós-graduado em Gestão Avançada pela Escola de Negócios e Economia da Universidade Católica. Está presente com muita frequência, como “invited speaker” em grandes eventos de transformação digital e TIC em Portugal, Angola, Moçambique, Brasil e Espanha e colabora com a academia e programas de pós-graduação em sistemas de informação e transformação digital em algumas das mais influentes universidades de Portugal, onde se inclui Universidade NOVA de Lisboa.

Guilherme Victorino

Professor da Universidade NOVA de Lisboa

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Roberto Henriques

Professor da Universidade NOVA de Lisboa

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Fernando Bação
Coordenador do Curso
André Ramos
Data Scientist, Siemens Portugal
Ana Paula Neto
Subdiretora-Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira
Mário Campos
Subdirector-geral dos Sistemas de Informação da Autoridade Tributária e Aduaneira
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Este curso pretende proporcionar um roadmap do papel das novas tecnologias associadas aos dados e à informação (data science e big data) na transformação digital das organizações. O curso pretende proporcionar as bases para refletir sobre a forma como a informação se pode transformar numa vantagem competitiva e fonte de criação de riqueza, diferenciação e inovação. A forma como a informação se “infiltrou” em todas as componentes da cadeia de valor e as transforma diariamente, é testemunho da importância que já tem na transformação do negócio. A sua capacidade disruptiva condicionará a criação de valor e a “monetização” dos dados será determinante em todas as indústrias. As organizações capazes de mobilizar a informação para alavancar o seu crescimento terão uma vantagem competitiva significativa e passível de transformar o ambiente competitivo de qualquer indústria.
Fiquei incrivelmente surpreendido com a abordagem e os conteúdos apresentados. Uma viagem pela cadeia de valor e fluxo da informação que circula dentro das organizações. Mapeamento transversal das vantagens competitivas e oportunidades da informação como fator diferenciador. “Overview” dos novos desafios da Indústria 4.0 com uma constante partilha de conhecimentos e experiências terminando de uma forma inesperada com "Design Thinking”.
Curso muito interessante que me permitiu clarificar e sistematizar alguns conceitos fundamentais na análise e exploração de dados.
O curso é extremamente interessante, apelando aos formandos a sair da sua área de conforto, na reflexão sobre a forma como os dados podem ser um ativo essencial do desenvolvimento das organizações e dos seus modelos de negócio.