Ver o conteúdo principal

Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica

UNIGIS

Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica

O Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica pretende fornecer o enquadramento técnico e científico relacionado com a análise e tecnologia de informação geográfica, com particular ênfase nas competências ligadas à modelação e análise de dados espaciais aliadas à programação, e conceção e planeamento de Sistemas de Informação Geográfica nas organizações.

Este Mestrado é desenvolvido em colaboração com a UNIGIS, rede internacional que reúne as melhores escolas na área dos Sistemas de Informação Geográfica, e obteve a acreditação GEOINT (Geospatial Intelligence) por parte da United States Geospatial Intelligence Foundation (USGIF), tendo sido o 1.º curso fora dos EUA a ser acreditado por esta organização.

Este Mestrado é lecionado em regime de e-learning ou semi-presencial. Tem a duração de 4 semestres letivos: 2 semestres de componente curricular e 2 semestres para o desenvolvimento da dissertação de natureza científica, de um trabalho de projeto ou de um relatório de estágio de natureza profissional, num total de 120 ECTS. As aulas (1º e 2º semestres do curso) terão início em setembro de 2022, terminando em junho de 2023, e funcionam em regime pós-laboral.

As candidaturas a este curso decorrem de 28 de julho a 18 de agosto de 2022.  Para se candidatar, clique aqui

  • Vagas

    Regime

    E-Learning e
    Semi-Presencial

  • Media

    Duração

    4 semestres
    letivos (120 ECTS)

  • Semestres

    Frequência

    2 a 3 vezes
    por semana
    (depois das 16h30)

  • Lingua

    Data de início

    setembro
    de 2022

Entidade Parceira

  • Unigispt
    UNIGIS

Normas Regulamentares e Acreditações

Normas Regulamentares

Acreditações

Alexandre Dargains
Sócio-Diretor e Gestor de Projetos | Dargains Projetos
Telmo Dias
Chefe da Secção de Levantamentos Hidrográficos | Instituto Hidrográfico Marinha Portuguesa
Catarina Nunes
Chefe do Serviço Geoespacial do Comando Naval | Marinha Portuguesa
Jorge Pereira
Diretor Geral Executivo | Bohus Biotech Portugal
André Duarte
Técnico Superior de Investigação | RAIZ (Navigator Company)
Jorge Cunha
Gestor de Projetos | CTGA - Centro Tecnológico de Gestão Ambiental
Diogo Cardoso
Consultor ServiceNow | Adquam
Luís Canaria
Técnico de Emergência Pré-hospitalar | INEM
João David
Docente e Investigador | NOVA IMS
slider item
A NOVA IMS me surpreendeu oferecendo uma grata experiência académica e profissional. O alto nível de qualidade e exigência do mestrado proporcionou-me a oportunidade de gerar ainda mais valor aos meus projetos, clientes e parceiros de negócios. Graças a esse ambiente de sinergia e troca de conhecimento eu auferi prémios e conquistas notáveis para a minha carreira. Muito obrigado NOVA IMS.
slider item
O Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica centra-se na análise, gestão e visualização da informação geoespacial, métodos fundamentais num mundo global e digital.
A geoinformação é transversal a todas as ciências e atividades (economia, saúde, segurança) e o seu estudo motiva abordagens inovadoras e geração de novo conhecimento.
slider item
Por forma a elevar a qualidade dos desafios geoespaciais no meu trabalho, ingressei no Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica, que permite assimilar o conhecimento de forma clara e abrir novos horizontes, enquanto também fornece as ferramentas necessárias para evoluir nesta área. A vertente internacional proporciona uma troca enriquecedora de experiências.
slider item
Quando procurava uma formação na área dos Sistemas de Informação Geográfica que me permitisse crescer e aprofundar conhecimentos, aliando uma formação teórica sólida a uma forte componente prática, o mestrado em Ciências e Sistemas de Informação Geográfica (C&SIG) foi o curso que me surgiu como “a” referência. Superou as expetativas! A vertente de e-learning, apesar de algum ceticismo inicial, permitiu-me gerir a questão da distância e da disponibilidade, em nada comprometendo o rigor e a exigência com que contava. Pelo contrário. Encontrei uma oferta diversificada, com um corpo docente de reconhecido mérito profissional e académico, cujo apoio foi determinante para a conclusão do Mestrado. Melhor ainda, a experiência e o acompanhamento da NOVA IMS continuam muito para além do términus do curso!
slider item
Ensino de qualidade, rigoroso, direcionado e muito atual.
O mestrado em Ciências e Sistemas de Informação Geográfica (C&SIG) ofereceu-me novas perspetivas e ideias para poder aplicar na realidade.
Valeu/vale a pena.
slider item
A forma como abordam as questões pertinentes ao nível de matérias como Ambiente, Ordenamento do Território e Planeamento Urbano, como recurso às tecnologias de informação geográfica, além do contributo na sociedade por via da investigação científica, faz deste mestrado o mais relevante a nível nacional. Sobre o qual me senti orgulhoso de fazer parte!
slider item
O mestrado em Ciências e Sistemas de Informação Geográfica (C&SIG) destaca-se dos demais pelo seu programa inovador e diferenciador, indo em conta ao que as empresas pretendem para os seus profissionais e introduzindo temas bastante atuais.
slider item
O Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica, com uma qualidade académica reconhecida internacionalmente e associado à disponibilização das mais recentes tecnologias, é a melhor opção para estar na vanguarda dos Sistemas de Informação Geográfica.
slider item
O melhor mestrado em Sistemas de Informação Geográfica em Portugal.
As excelentes parceiras internacionais, o corpo docente e as matérias de aprendizagem são um fator diferencial e valioso que me permitiram iniciar uma carreira académica e profissional nesta área.