Ver o conteúdo principal

Mestrado em Information Systems Management

EMSISM

Mestrado em Information Systems Management

O Mestrado em Information Systems Management destina-se a licenciados que pretendam adquirir competências adicionais de gestão de sistemas de informação a serem aplicadas na sua área profissional e pretendam obter um diploma de dupla titulação de duas universidades:

Após a conclusão do Mestrado, o Aluno será capaz de gerir de forma direta e criativa, aconselhar e participar no desenvolvimento e na utilização de tecnologias de sistemas de informação, gerir departamentos de sistemas de informação e gerir as mudanças que conduzam à renovação estratégica dos negócios a partir da reestruturação dos processos de negócio e utilização da tecnologia da informação.

As candidaturas a este curso estão a decorrer até dia 26 de maio. Para se candidatar, clique aqui

Entidade Parceira

  • FE
    Faculty of Economics - University of Ljubljana
  • Vagas

    Regime

    Pós-Laboral

  • Media

    Duração e ECTS

    4 semestres letivos
    (120 ECTS)

  • Semestres

    Frequência

    2 a 3 vezes
    por semana

  • Lingua

    Data de início

    setembro
    de 2022

Destinatários image

Destinatários

Este Mestrado destina-se a licenciados em gestão, engenharia, economia, marketing e gestão de informação, e a profissionais em sistemas de rede e análise de dados, engenharia de software (aplicações, sistemas), network, sistemas informáticos e gestão de base de dados, entre outros, que desejam adquirir competências adicionais de Gestão de Sistemas de Informação para serem aplicadas na sua área profissional.

Objetivos

Este curso tem como objetivos:

  • Desenvolver a compreensão dos benefícios estratégicos na implementação bem-sucedida de sistemas de informação, o processo de planeamento estratégico e a avaliação das necessidades do negócio;

  • Desenvolver competências de gestão de projetos e orçamento de capital para permitir o financiamento, o controlo e a avaliação de atividades, iniciativas e projetos;

  • Desenvolver uma apreciação do impacto e gestão da mudança causada pela introdução de sistemas de informação;

  • Desenvolver a capacidade de gerir, aconselhar e participar no desenvolvimento e utilização dos recursos de informação e de gerir as mudanças no sentido da renovação estratégica dos negócios a partir da utilização da tecnologia da informação e da reestruturação dos processos empresariais.

Plano de Estudos

1º Ano - 1º Semestre (Outono) - NOVA IMS

Unidades Curriculares ECTS
Data Management and Storage 4
Data Privacy, Security and Ethics 4
Descriptive Methods of Data Mining 7,5
Information Systems Development 4
Information Systems Governance 3,5
Information Technologies Services Management 4
Management of Information Systems 3,5

1º Ano - 2º Semestre (Primavera) - SEB LU

Unidades Curriculares ECTS
Business Intelligence and Analytics 7
Business Skills Development 1 4
Digital Business 7
Strategic Management 2 7

2º Ano - 3º Semestre (Outono) - SEB LU

Unidades Curriculares ECTS
Accounting Information for Decision Making 7
Business Process Management 7
IT Project Management or Information Systems Analysis and Design 7
Organization and Management 7
Research Methods and Techniques 7

2º Ano - 4º Semestre (Primavera) - SEB LU/ NOVA IMS

Unidades Curriculares ECTS
Dissertação de Mestrado (NOVA IMS) 35

O aluno escolhe onde quer passar o semestre.

A dissertação de mestrado será desenvolvida seguindo as normas da NOVA IMS, sempre com supervisão conjunta de Docentes das duas instituições.

Duração e Exames

Duração

O Mestrado tem a duração de 4 semestres letivos (120 ECTS). As aulas dos 1.º e 2.º semestres do curso têm início em setembro de 2022 e terminam em junho de 2023; funcionam em regime pós-laboral (a partir das 18h30), 2 a 3 vezes por semana.

Exames

Semestre Primavera: consulte o calendário de exames aqui para o ano letivo 2021-2022.

Admissões e Propinas

Admissões e Propinas

O Júri de Admissões da NOVA IMS e SEB LU procura alunos excecionais que possuam o potencial para se tornarem bons técnicos e gestores de excelência, pelo que, qualidades como maturidade, força de vontade e motivação quer na carreira académica quer na profissional são alguns dos atributos que o Júri exige.

2ª Fase de Candidaturas

De 20 de abril a 26 de maio de 2022.

Requisitos de Candidatura

Para ingressar neste curso, o candidato deverá satisfazer as seguintes condições:

  • Possuir grau de Licenciatura em área compatível (concluído até setembro de 2022);
  • Ser proficiente na língua inglesa, falada e escrita.

Como Candidatar-se e Processo de Seriação dos Candidatos

Para a candidatura ser considerada completa, o candidato terá de preencher o formulário disponível no Portal de Candidaturas da NOVA IMS, assim como fazer o upload do Curriculum Vitae, escolher o curso de candidatura e efetuar o pagamento da taxa de candidatura na mesma aplicação.

O processo de seleção dos candidatos é realizado com base na análise do currículo académico e profissional. Os membros do Júri de seleção poderão deliberar a realização de uma entrevista aos candidatos.

Taxa de Candidatura

O valor da taxa de candidatura é de 51€. A candidatura só será considerada submetida após o pagamento da taxa de candidatura dentro do prazo estipulado, não reembolsável em caso de desistência ou de não admissão no curso.

Custos de Inscrição e Matrícula

Depois de admitidos no curso e no ato de confirmação de ingresso, os alunos deverão fazer o pagamento da pré-inscrição (cerca de 1 semana após a divulgação do resultado de admissão), dedutível no valor da propina e não reembolsável em caso de desistência, com os seguintes valores:

  • 1.150€ para candidatos oriundos dos Estados membros da União Europeia e de Países de Língua Oficial Portuguesa;
  • 2.500€ para candidatos de outros países.

No ato da matrícula, os alunos deverão fazer os seguintes pagamentos:

  • 35€ - referentes aos emolumentos de matrícula (valor atualizado anualmente);
  • 1,40€ - referentes ao seguro escolar anual (valor atualizado anualmente).

Os alunos também deverão pagar emolumentos de matrícula de seguro escolar anual da SEB LU.

Valor das Propinas

O valor da propina deste mestrado é de 8.000€. Os alunos devem pagar diretamente a cada universidade os seguintes valores, dentro dos prazos mencionados:

Datas de pagamento - a pagar a cada universidade: NOVA IMS SEB LU
25 a 30 de setembro de 2022 2.000,00€ 2.000,00€
25 a 30 de setembro de 2023 (a pagar diretamente à SEB LU pela frequência do 3º semestre) 2.000,00€
22 a 28 de fevereiro de 2024 (a pagar diretamente à NOVA IMS pela frequência do 4º semestre) 2.000,00€
Total 8.000,00€

Acreditações

  • Ischools
    iSchools
  • Equis
    EFMD Quality Improvement System
  • Aacsb
    Association to Advance Collegiate Schools of Business
  • Apcer
    APCER

A prestigiada associação iSchools acaba de distinguir a NOVA IMS como uma das melhores universidades mundiais em investigação e ensino em Gestão da Informação, sendo a primeira universidade da Península Ibérica a integrar a iSchools. Além disso, o Sistema de Gestão da Qualidade da NOVA IMS foi certificado pela APCER (entidade certificadora portuguesa) e IQNET (International Certificate Network) de acordo com a NP EN ISO 9001: 2008.

Seis dos cursos de Mestrado e Pós-Graduação da NOVA IMS foram classificados no TOP mundial do Best Masters Ranking 2021, pela Eduniversal - agência internacional que publica o ranking anual dos melhores MBA e Mestrados do mundo. Um dos graus que o Mestrado em Information Systems Management atribui é o grau de Mestre em Gestão de Informação, com especialização em Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação. Esta especialização está classificado como o melhor Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação em Portugal e o 2º melhor da Europa Ocidental pela Eduniversal, agência internacional que publica anualmente o ranking dos melhores Mestrados e MBA do mundo.

A SEB LU foi acreditada pela AACSB (Association to Advance Collegiate Schools of Business) e EQUIS (European Quality Improvement System). A SEB LU é a primeira escola na Europa Central e Oriental a receber a acreditação AACSB.

Viver na Eslovénia

A capital da Eslovénia, Liubliana, é uma cidade no centro da Europa relativamente grande, situada entre os Alpes e o Mar Adriático, com aproximadamente 300.000 habitantes.

É o coração político e cultural da nação eslovena e mais charmoso no verão. A primeira impressão do visitante de Liubliana é que é uma cidade excecionalmente jovem, pois os mais de 50.000 estudantes transmitem muita jovialidade à cidade. Muitos cientistas vão para Liubliana por causa da sua universidade e institutos com sólida reputação internacional.

É uma cidade de cultura e de um rico legado histórico que oferece toda a simpatia de uma pequena cidade e ao mesmo tempo tudo que uma capital deve oferecer.

Living In Ljubljana (1)

Orçamento mensal médio*

* Estes valores (mensais) servem apenas como referência.

Tipo de Despesas Custos
Alojamento 150€ - 250€ (alojamento privado) 80€-160€ (residência)
Material escolar Fotocópias (0,05€/cópia)
Alimentação 100€ (alimentação subsidiada: 3€/refeição)
Transportes 20€ /mês (passe urbano); até 30€ (aluguer de bicicleta)
Total Aproximadamente 250€ - 500€

Perguntas mais Frequentes

Tem uma questão? Explore as perguntas mais frequentes e encontre a resposta aqui! Se não encontrou a resposta, entre em contato connosco!

  • Candidatura

    Quando me posso candidatar?

    Só durante a fase de candidaturas é que é possível submeter a candidatura. A data da fase de candidaturas está disponível na página Admissões e Propinas de cada curso. No entanto, poderá preencher o formulário de candidatura em qualquer altura, submetendo o mesmo quando a fase de candidaturas começar.

    Como posso candidatar-me?

    As candidaturas são submetidas online, através do Portal de Candidaturas da NOVA IMS. Para submeter a candidatura, os candidatos deverão registar-se no Portal, preencher o formulário na área de utilizador do referido portal, fazer upload do seu Curriculum Vitae, escolher o curso de candidatura e efetuar o pagamento da taxa de candidatura na mesma aplicação. O processo de candidaturas é igual para todos os candidatos, quer nacionais ou internacionais.

    Que documentos são necessários para efetuar a candidatura?

    O único documento obrigatório durante o processo de candidatura é o Curriculum Vitae (em ficheiro doc ou pdf). O candidato pode fazer upload de outros documentos como o certificado de habilitações ou diploma de grau académico.

    Como converto um ficheiro para .PDF?

    Segue uma lista com websites onde pode fazer a conversão de documentos para formato .PDF, apenas como referência:

    Há taxa de candidatura?

    O valor da taxa de candidatura é de 51€ para o ano letivo 2022-2023. O pagamento da taxa de candidatura será efetuado no momento da candidatura, no Portal de Candidaturas, através de referência Multibanco, MBWay, Paypal ou Visa. A candidatura só será considerada submetida após a confirmação do pagamento da taxa de candidatura dentro do prazo estipulado. É não reembolsável em caso de desistência ou de não admissão no curso.

    Posso candidatar-me a mais que um curso?

    Poderá candidatar-se no máximo a 2 cursos por período de candidatura, mediante o pagamento da respetiva taxa de candidatura para cada um dos cursos submetidos, ou seja, a candidatura a 1 curso equivale ao pagamento de uma taxa de candidatura e a candidatura a 2 cursos equivale ao pagamento de duas taxas de candidatura.

    Sou aluno/a finalista de licenciatura. Posso candidatar-me?

    Sim, pode. Caso seja finalista de licenciatura e a sua graduação ocorra até setembro de 2023, poderá candidatar-se e deverá entregar uma cópia autenticada do seu certificado de habilitações até ao início do ano letivo, ou seja, até setembro de 2023.

    No formulário de candidatura é solicitado o Número de Identificação Fiscal (NIF). O que é o NIF? Não tenho NIF, o que devo colocar?

    Em Portugal, o número de identificação fiscal (NIF) tem como objetivo identificar uma entidade fiscal ou contribuinte, em declarações de impostos ou transações financeiras. Se não tem NIF ou semelhante, no campo correspondente do formulário no Portal de Candidaturas, deve colocar “999999999”.

    O que escrever no campo “Objetivos/motivação para a candidatura a este programa”?

    Neste campo indique:

    • De que forma o background (profissional e académico) se ajusta ao curso;
    • Quais os seus objetivos profissionais a curto prazo;
    • Quais as suas expectativas com a frequência deste curso.
  • Admissão

    Como é o processo de seleção?

    O processo de seleção baseia-se na análise do currículo académico e profissional. Os membros do Júri de seleção poderão deliberar a realização de uma entrevista aos candidatos.

    Caso seja contactado/a para realizar uma entrevista, a mesma pode ser feita à distância?

    Sim, pode ser feita à distância, preferencialmente, por via Skype.

    Quando é que sei o resultado da candidatura?

    O resultado da candidatura será divulgado via email em data a ser comunicada no email de confirmação de candidatura submetida e/ou pelo Júri de Seleção/Gestor de Programa.

    Fui admitido/a no curso e agora?

    Em caso de admissão, o candidato deve proceder ao pagamento da taxa de pré-inscrição, até à data limite de pagamento (cerca de 1 semana após a divulgação do resultado), bem como efetuar o upload do Certificado de Habilitações do último grau académico (ex.: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento) na sua área de utilizador do Portal de Candidaturas.

    Posso frequentar mais do que um curso por ano letivo?

    Sim, pode frequentar dois cursos por ano letivo, embora seja desaconselhado. Chamamos a atenção para o facto de poder existir sobreposição de horário das Unidades Curriculares Obrigatórias de cada curso, bem como sobreposição de exames.

    Fui admitido/a a dois cursos, mas só pretendo ingressar num curso. O que devo fazer?

    Em caso de admissão a dois cursos, o candidato terá de escolher, no Portal de Candidaturas, o curso no qual pretende ingressar. Após a escolha do curso pretendido e efetuar o pagamento da pré-inscrição, deverá selecionar a opção “Desisto” no 2º curso, que não pretende ingressar. Assim, a sua vaga é libertada a um candidato que se encontra em Lista de Espera.

    Encontro-me em Lista de Espera. Ainda posso ser Admitido/a?

    Uma vez que é possível os candidatos candidatarem-se a dois cursos por período de candidaturas, existirão casos em que o mesmo candidato foi admitido aos dois cursos, mas pretende ingressar apenas a um. Nesses casos e caso o número limite de vagas não esteja concluído, a vaga sobrante será atribuída a um candidato em Lista de Espera.

    Pretendo fatura pelo pagamento da taxa de candidatura/pré-inscrição.

    A Fatura-Recibo ficará disponível neste Portal de Candidaturas até 2 dias úteis após o pagamento, no separador “Faturação/Tesouraria”.

    Fui admitido/a no curso, mas preciso de visto. Como devo proceder?

    A NOVA IMS emitirá um documento que comprova a sua admissão no curso, que será enviado ao Aluno e à Embaixada. A emissão deste documento será apenas validada após o pagamento da taxa de pré-inscrição. Não obstante a emissão deste documento, terá que contactar a Embaixada ou Consulado Português no seu país para obter mais informações.

  • Outras Informações

    O curso é lecionado em Português ou Inglês?

    Dada a diversidade de nacionalidades dos Alunos, praticamente todas as unidades curriculares são lecionadas na língua inglesa.

    Existem bolsas de estudo?

    A NOVA IMS não atribui bolsas de estudo. No entanto, a Universidade Nova de Lisboa atribui bolsas de estudo a alunos que estejam matriculados em programas de Mestrado, através dos Serviços de Ação Social. Para mais informações, por favor, visite a página: https://sas.unl.pt/bolsas-de-estudo/ ou contacte: bolsas@unl.pt.

    Posso estacionar dentro do campus?

    Os alunos poderão estacionar as suas viaturas dentro do campus, desde que tenham cartão de acesso. Existem várias zonas de estacionamento no campus e junto à NOVA IMS. O pedido de acesso de viaturas ao Campus de Campolide é feito através de inscrição ou renovação da inscrição e posterior pagamento. Para tal, os interessados deverão registar-se no sistema e selecionar o tipo de acesso. Posteriormente, receberão todos os dados para o pagamento. De referir que a gestão dos lugares de estacionamento é da exclusiva responsabilidade da Reitoria da NOVA. Para mais informações, visite a página www.unl.pt/nova/estacionamento.

    Existe alojamento no Campus?

    Os Serviços de Ação Social da Universidade Nova de Lisboa possuem três residências universitárias (uma das quais no Campus de Campolide) para uso dos Alunos bolseiros portugueses e de estudantes estrangeiros. A capacidade das residências é limitada e não poderemos garantir vagas. O nome poderá ser colocado numa lista de espera, mas apenas após confirmação de admissão ao curso que pretende ingressar. Para mais informações sobre as residências, por favor visite a página https://sas.unl.pt/alojamento/.

    Caso seja admitido no curso e pretenda alojamento numa das residências universitárias da Universidade Nova de Lisboa, contacte por favor: adnovaims@novaims.unl.pt.

Prémios de Mérito

São alvo de distinção todos os alunos que, durante o seu percurso académico, se destacam pela sua excelência académica nas diferentes unidades curriculares e cursos. Estes prémios são atribuídos pelos Sócios da AD NOVA IMS e/ou outras Entidades Apoiantes.

 

Sócio AD NOVA IMS

  • SAS
    Melhor Aluno de Unidade Curricular

    1.500€

Entidades Apoiantes

  • Nokia
    Melhor Aluno de Unidade Curricular

    1.500€

  • Governodeportugal (1)
    Melhor aluno de Licenciatura/ Pós-graduação/ Mestrado

    Bolsa com Valor a Definir