Ver o conteúdo principal

Mestrado Executivo em Data-driven Innovation and Entrepreneurship

MDDIE

Mestrado Executivo em Data-driven
Innovation and Entrepreneurship

Num mundo cada vez mais competitivo e digital, o sucesso pertence a quem consegue transformar dados em decisões estratégicas, e insights analíticos em oportunidades de negócio.

O Mestrado Executivo em Data-driven Innovation and Entrepreneurship foi concebido para formar líderes capazes de impulsionar a inovação e criar valor de forma sustentável através da ciência de dados e da inteligência artificial. Este programa desafia gestores, empreendedores e decisores a explorar as fronteiras da inovação e dos modelos de negócio disruptivos.

Com uma abordagem prática e orientada para a ação, integra temas como design thinking, business analytics, modelos de criação de valor e financiamento de startups e inovação, preparando os participantes para transformar ideias em projetos com impacto real. Combinando uma base teórica sólida com a aplicação prática em casos reais e projetos colaborativos, este mestrado capacita os profissionais para liderarem a transformação nas suas organizações ou para traçarem o seu próprio caminho de sucesso no ecossistema da inovação.

Parcerias

  • 3cket
    3cket
  • DareData
    DareData
  • ageas
    Ageas
  • Impresa
    Impresa
  • Ivity
    Ivity
  • jmv
    JMV
  • LIDER
    LIDER
  • plot
    Plot
  • Startup Lisboa
    Startup Lisboa
  • Vagas

    Regime

    Pós-Laboral

  • Media

    Duração e ECTS

    2 semestres
    letivo
    (60 ECTS)

  • Semestres

    Frequência

    2 a 3 vezes
    por semana

  • Lingua

    Data de início

    setembro
    de 2025

Objetivos

O curso visa a formação de especialistas aptos a:

  • Compreender os princípios fundamentais de inovação tecnológica e empreendedorismo, incluindo conceitos de mercado, viabilidade e desenvolvimento de produtos;

  • Analisar tendências emergentes em tecnologia para identificar oportunidades de inovação;

  • Desenvolver e validar modelos de negócio utilizando ferramentas como o Business Model Canvas, Value Creation Wheel e Lean Startup;

  • Aplicar metodologias de design thinking para a resolução de problemas complexos e desenvolvimento de soluções criativas;

  • Construir protótipos de produtos ou serviços inovadores e realizar testes com potenciais utilizadores;

  • Elaborar estratégias de lançamento e crescimento para startups tecnológicas;

  • Demonstrar competências de comunicação e negociação para apresentar ideias inovadoras a investidores e stakeholders;

  • Colaborar em equipas interdisciplinares para co-criação de soluções inovadoras.

Plano de estudos

O plano de estudos deste curso corresponde a 60 ECTS, num total de 8 unidades curriculares:

Unidades curriculares obrigatórias

  • Construção de Marcas na Era Digital
  • Design Thinking para a Inovação Baseada em Dados
  • Financiamento de Novas Empresas e Estratégias de Crescimento
  • Gestão Estratégica e Expansão Internacional
  • Liderança de Equipas e Organizações Empresariais
  • Liderança, Mudança e Impacto
  • Novos Horizontes
  • Roda da Inovação e Criação de Valor
  • Trabalho de Projeto Final