Ver o conteúdo principal

Pós-Graduação em Digital Enterprise Management

DEM

Pós-graduação em Digital Enterprise Management

A "Transformação Digital" é um dos vetores que a União Europeia pretende acelerar e para a qual muito está a contribuir o aumento de infraestruturas, plataformas e software disponíveis como um serviço (“as a service”). Para tal, as organizações devem estar dotadas de competências, soluções e ferramentas de gestão mais sofisticadas e, também, de novos perfis e competências profissionais.

A Pós-Graduação em Digital Enterprise Management visa preparar os gestores e profissionais para a transformação digital e de negócio, com o conhecimento das mais recentes tecnologias disponíveis numa ótica de gestão de informação cada vez mais complexa e da preparação da cultura organizacional, recursos humanos e processos.

Está classificado entre os melhores cursos na Europa Ocidental em Inovação e Gestão de Projetos, segundo a Eduniversal, agência internacional que publica anualmente o ranking dos melhores Mestrados e MBA do mundo.

As candidaturas a este curso decorrem de 24 de setembro a 31 de outubro de 2024. Para se candidatar, clique aqui

Entidades Parceiras

  • Google
    Google
  • Idc (1)
    IDC
  • Sap
    SAP
  • Vagas

    Regime

    Pós-Laboral

  • Media

    Duração e ECTS

    2 semestres
    letivos
    (60 ECTS)

  • Semestres

    Frequência

    2 a 3 vezes
    por semana

  • Lingua

    Data de início

    fevereiro
    de 2025

EDUNIVERSAL

Está classificado entre os melhores cursos na Europa Ocidental em Inovação e Gestão de Projetos, segundo a Eduniversal.

Saber mais
Destinatários image

Destinatários

A Pós-Graduação em Digital Enterprise Management dirige-se a quadros e profissionais que queiram aprofundar as suas competências de gestão de projetos de transformação do negócio baseados em novos modelos de digitalização e sistemas de informação. Entre os potenciais candidatos destacam-se os gestores de 1.ª e 2.ª linha de médias e grandes empresas, integradores de sistemas e consultoras, e profissionais de sistemas e tecnologias de informação.

Objetivos

O curso tem como objetivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:

  • Preparar os gestores responsáveis pela implementação da "transformação digital" nas suas organizações, enquanto líderes de mudança ao nível de processos, organização e recursos humanos;

  • Apoiar na seleção e priorização das soluções tecnológicas e modelos de distribuição adequados para acelerar a rentabilidade e produtividade nas organizações;

  • Oferecer acesso direto ao "state of the art" de fornecedores de referência nas tecnologias e modelos de distribuição, que potenciam a "transformação digital";

  • Disponibilizar o acesso a metodologias de Transformação Digital, entre as quais a IDC Digital Transformation MaturityScape, para um “assessment” nas suas organizações.

Testemunhos de Alunos e Alumni

Tânia Pedro
Business Analyst | Asseco PST
Joaquim Costa Silva
Senior Manager on the IT Digital Transformation & Applications team | PwC
Ana Valente
Business Analyst | Springer Nature
Catarina Guedes Simões
Business Transformation Manager | BOLD by Devoteam
Ivo Bernardo
Auditor | EuroBIC
João Miguel Salvador
Jornalista Coordenador | Expresso
Jorge Barroso
Diretor Geral Automotive Solutions | DEKRA Portugal
Manuel Leandro
Service Delivery Manager | Milestone @ REN
Nuno Amaral
Digital Project Management Officer | Galp Energia
Rita Gomes da Silva
Ux Designer, Critical Techworks
Ver Vídeo
slider item
A escolha pela pós-graduação em Digital Enterprise Management foi natural atendendo que geria projetos já há alguns anos mas pretendia melhorar as minhas valências no grande desafio que é a Transformação Digital.
Não podia ter feito uma escolha melhor. Apesar de muito exigente, o apoio dos docentes e colegas tornou esta pós graduação em Digital Enterprise Management numa verdadeira ferramenta de capacitação. A pós-graduação em DEM na NOVA IMS foi, sem dúvida, muito importante para melhorar e implementar novos modelos na gestão de programas e projetos, bem como, na evolução da minha carreira.
slider item
Procurei a Pós-Graduação em Digital Enterprise Management de forma a complementar a minha formação mais técnica com know-how de gestão. Os diversos trabalhos de grupo em que são analisados distintos casos de estudo, de empresas que nos são tão próximas, permitem a criação de um estado de alerta para as problemáticas que uma organização se depara durante a sua transformação digital, uma mais valia para quem pretende ser diferenciador num mundo com um foco cada vez mais digital.
slider item
A escolha da Pós-Graduação em Digital Enterprise Management na NOVA IMS foi muito consciente, com a certeza que a aquisição de novas competências e conhecimentos, tão necessários para quem trabalha diariamente com os temas da Transformação Digital dentro das organizações, seria concretizada.
A dinâmica/networking presentes entre o corpo docente, os parceiros e os colegas foram essenciais para esta mesma concretização.
slider item
A Pós-Graduação em Digital Enterprise Management na NOVA IMS foi uma experiência desafiante e enriquecedora.
O curso permitiu-me reconhecer os principais vetores da transformação digital, quer na vertente teórica, quer na aplicação prática.
A abrangência de temas abordados, o espírito de grupo e a abertura que é dada aos alunos para apresentar propostas de valor inovadoras são os pontos que eu destaco.
slider item
Escolher a Pós-Graduação em Digital Enterprise Management da NOVA IMS foi a decisão certa num contexto de mudança dentro das organizações. O desafio da transformação digital é enorme e esta é a grande oportunidade para reposicionar o negócio e prepará-lo para o amanhã. Agora mais do que nunca: ninguém esperava que o futuro chegasse tão cedo e de forma tão desafiante. A possibilidade de aprender de forma prática e em grupo, com recurso a simulações de negócios reais, é uma mais valia numa formação como esta, criada numa faculdade de prestígio em conjunto com parceiros internacionais de excelência.
slider item
Ter sido aluno da NOVA IMS numa Pós-Graduação e num Mestrado foi uma excelente decisão. Existe um corpo docente muito preparado e exigente que a par da sua experiência profissional, juntamente com os trabalhos realizados com os colegas, permitiram-me obter um nível de conhecimentos teóricos e práticos profundos neste novo mundo cada vez mais informatizado, digital e acelerador de transformações com impacto nos negócios. Outra grande vantagem foi o aumento da rede de networking diversificada muito importante nos nossos dias. Sem dúvida, foi uma ótima experiência com um retorno bastante positivo que me vai ajudar a estar mais bem preparado para os desafios do presente e do futuro.
slider item
A Pós-Graduação em Digital Enterprise Management da NOVA IMS foi a minha escolha para fazer face ao ciclo de mudança onde me encontrava. A necessidade de atualizar conhecimento, adquirir novas competências encontrou solução no ensino rigoroso e de excelência da NOVA IMS, onde a proximidade entre professores e alunos, a forte ligação ao mercado empresarial, e as parcerias estratégicas, constituem os pilares que sustentaram a minha decisão e foram responsáveis por influenciar a minha evolução. Ficam também bons amigos e contactos para um forte networking pessoal e profissional.
slider item
A Pós-Graduação em Digital Enteprise Management da NOVA IMS ajuda os líderes empresariais a responder aos desafios da era digital, fornecendo as ferramentas para “orquestrar” o porquê, o quê e como lidar com uma transformação empresarial. Além disso, a próxima ligação dos professores entre a academia e a realidade do mundo empresarial, as parcerias e os diferentes backgrounds dos colegas oferecem uma grande oportunidade de aprender e partilhar conhecimento, ativando o nosso cérebro coletivo.
Foi uma ótima experiência!
slider item
A necessidade de expandir a minha base de conhecimento em áreas adjacentes à minha levou-me à pós-graduação em Digital Enterprise Management da NOVA IMS, que me chamou a atenção pelo enquadramento académico que apresentou. O corpo docente com vasto know-how, juntamente com o recurso a casos de estudo práticos, garantiu que o curso fosse extremamente desafiante. Outro ponto que enriqueceu a experiência foi a heterogeneidade de áreas dos colegas que alavancou a partilha de conhecimento em diferentes áreas, aumentando também a rede de networking.

Plano de estudos

O plano de estudos deste curso corresponde a 60 ECTS, dos quais 45 dizem respeito a unidades curriculares (UC) obrigatórias.

Unidades Curriculares Obrigatórias

  • Adoption Models
  • Big Data Analytics for Business
  • Change Management
  • Cloud and Mobility Solutions
  • Digital Systems for Enterprise 4.0
  • Digital Transformation Capstone Project
  • Digital Transformation Methodologies
  • Online Collaboration Tools

Unidades Curriculares Recomendadas

  • Arquiteturas de Sistemas de Informação
  • Big Data Applications
  • Business Process Management
  • Direção de Sistemas de Informação
  • Gestão de Projetos de Informação
  • Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação
  • Gestão do Conhecimento
  • Gestão dos Sistemas de Informação
  • Liderança e Gestão de Pessoas
  • Marketing Digital
  • Metodologias de Investigação
  • Métodos Descritivos de Data Mining
  • Métodos Preditivos de Data Mining

Os restantes 15 ECTS correspondentes às Unidades Curriculares Optativas, necessárias para a conclusão do curso, serão escolhidos por cada Aluno de entre um vasto leque de Unidades Curriculares disponíveis (a inscrição está sujeita à disponibilidade de vagas).

 

Corpo docente

Calendário escolar

Ano Letivo 2023-2024

9ª Edição - Semestre Primavera

Aulas de 19 de fevereiro a 8 de junho de 2024.

Exames

  • 1ª época: de 11 de junho a 6 de julho de 2024.
  • 2ª época: de 8 a 20 de julho de 2024.

Período de férias

  • Páscoa: de 25 a 30 de março de 2024.
Semestre Outono

Aulas de 9 de setembro a 21 de dezembro de 2024.

Exames

  • 1º Trimestre: de 28 de outubro a 2 de novembro de 2024.
  • 1ª época: de 6 de janeiro a 1 de fevereiro de 2025.
  • 2ª época: de 3 a 15 de fevereiro de 2025.

Período de férias

  • Natal: de 23 de dezembro a 4 de janeiro de 2025.

Ano Letivo 2024-2025

10ª Edição - Semestre Primavera

Aulas de 17 de fevereiro a 7 de junho de 2025.

Exames

  • 3º Trimestre: de 7 a 12 de abril de 2025.
  • 1ª época: de 9 de junho a 5 de julho de 2025.
  • 2ª época: de 7 a 19 de julho de 2025.

Período de férias

  • Páscoa: de 14 a 19 de abril de 2025.
Semestre Outono

O calendário escolar para este semestre será publicado brevemente.

Duração, horário e exames

Duração

O curso tem a duração de 2 semestres letivos. As aulas iniciam-se em fevereiro de 2025, terminam a dezembro do mesmo ano e funcionam em Regime Pós-Laboral (a partir das 18h30), 2 a 3 vezes por semana.

Horário

Semestre Outono: consulte o horário das unidades curriculares obrigatórias aqui e o das unidades curriculares optativas aqui para o ano letivo 2024-25.

Exames

Semestre Primavera: consulte o calendário de exames aqui para o ano letivo 2023-2024. Consulte o calendário de exames aqui para o ano letivo 2024-2025.

Admissões e propinas

O Júri de Admissões da NOVA IMS procura alunos excecionais que possuam o potencial para se tornarem bons técnicos e gestores de excelência, pelo que, qualidades como maturidade, força de vontade e motivação quer na carreira académica quer na profissional são alguns dos atributos que o Júri exige.

Nova fase de candidaturas

De 24 de setembro a 31 de outubro de 2024.

Requisitos de Candidatura

Para ingressar neste curso, o candidato deverá satisfazer as seguintes condições:

  • Possuir grau de Licenciatura em área compatível (concluído até janeiro de 2025);
  • Ser proficiente na língua inglesa, falada e escrita.

Como Candidatar-se e Processo de Seriação dos Candidatos

Para a candidatura ser considerada completa, o candidato terá de preencher o formulário disponível no Portal de Candidaturas da NOVA IMS, assim como fazer o upload do Curriculum Vitae, escolher o curso de candidatura e efetuar o pagamento da taxa de candidatura na mesma aplicação.

O processo de seleção dos candidatos é realizado com base na análise do currículo académico e profissional. Os membros do Júri de seleção poderão deliberar a realização de uma entrevista aos candidatos.

Taxa de Candidatura

O valor da taxa de candidatura é de 51€. A candidatura só será considerada submetida após o pagamento da taxa de candidatura dentro do prazo estipulado, não reembolsável em caso de desistência ou de não admissão no curso.

Valor das Propinas

O valor das propinas da pós-graduação é de 4.100€. Existem condições especiais de desconto e vários modos de pagamento.

Datas de Pagamento das Propinas

A propina poderá ser liquidada na sua totalidade ou em quatro prestações, sendo as datas de pagamento as seguintes:

  • Pagamento na sua totalidade: de 22 a 28 de fevereiro de 2025.

  • Pagamento em quatro prestações:
    • 1º. De 22 a 28 de fevereiro de 2025 (correspondente a 25% do valor da propina);
    • 2º. De 25 a 30 de abril de 2025 (correspondente a 25% do valor da propina);
    • 3º. De 25 a 30 de setembro de 2025 (correspondente a 25% do valor da propina);
    • 4º. De 25 a 30 de novembro de 2025 (correspondente a 25% do valor da propina).

Custos de Matrícula e Inscrição

Depois de admitidos no curso e no ato de confirmação de ingresso, os alunos deverão fazer o pagamento da pré-inscrição (cerca de 1 semana após a divulgação do resultado de admissão), dedutível no valor da propina e não reembolsável em caso de desistência, com os seguintes valores:

  • 1.250€ para candidatos oriundos dos Estados membros da União Europeia e de Países de Língua Oficial Portuguesa;
  • 2.500€ para candidatos de outros países.

No ato da matrícula, os alunos deverão fazer os seguintes pagamentos:

  • 35€ - referentes aos emolumentos de matrícula (valor atualizado anualmente);
  • 1,40€ - referentes ao seguro escolar anual (valor atualizado anualmente).

Descontos

  • Desconto financeiro: os Alunos que optarem por pagar as propinas num pagamento único têm um desconto de 2,5% sobre o valor a pagar;
  • Os ex-alunos da NOVA IMS que concluíram um curso de licenciatura, pós-graduação, mestrado ou doutoramento na NOVA IMS usufruem de um desconto de 20% sobre o valor da propina, acumulável com o desconto financeiro;
  • As empresas que financiarem um curso a pelo menos 2 colaboradores, no mesmo ano letivo, têm um desconto de 10% sobre o valor da propina, não acumulável com o desconto financeiro;
  • As empresas que financiarem um curso a 3 ou mais colaboradores, no mesmo ano letivo, têm um desconto de 20% sobre o valor da propina, não acumulável com o desconto financeiro;
  • Os participantes provenientes de clientes ou empresas parceiras, indicados pela Google, pela SAP e pela IDC têm um desconto de 10%, não acumulável com outros descontos.

Bolsas

Os cursos da NOVA IMS oferecem uma experiência de aprendizagem única, combinando a teoria com a aplicação das melhores e mais inovadoras práticas de ensino.

Se tem interesse em estudar na NOVA IMS e deseja explorar as oportunidades de bolsas e de prémios, esta página é o seu ponto de partida para descobrir as opções disponíveis em diferentes ciclos de ensino.

Saiba mais informações aqui.

Perguntas mais frequentes

Tem uma questão? Explore as perguntas mais frequentes e encontre a resposta aqui! Se não encontrou a resposta, entre em contato connosco!

  • Candidatura

    Quando me posso candidatar?

    Só durante a fase de candidaturas é que é possível submeter a candidatura. A data da fase de candidaturas está disponível na página Admissões e Propinas de cada curso. No entanto, poderá preencher o formulário de candidatura em qualquer altura, submetendo o mesmo quando a fase de candidaturas começar.

    Como posso candidatar-me?

    As candidaturas são submetidas online, através do Portal de Candidaturas da NOVA IMS. Para submeter a candidatura, os candidatos deverão registar-se no Portal, preencher o formulário na área de utilizador do referido portal, fazer upload do seu Curriculum Vitae, escolher o curso de candidatura e efetuar o pagamento da taxa de candidatura na mesma aplicação. O processo de candidatura é igual para todos os candidatos, quer nacionais ou internacionais.

    Que documentos são necessários para efetuar a candidatura?

    O único documento obrigatório durante o processo de candidatura é o Curriculum Vitae (em ficheiro doc ou pdf). O candidato pode fazer upload de outros documentos como o certificado de habilitações ou diploma de grau académico.

    Como converto um ficheiro para .PDF?

    Segue uma lista com websites onde pode fazer a conversão de documentos para formato .PDF, apenas como referência:

    Há taxa de candidatura?

    O valor da taxa de candidatura é de 51€ para o ano letivo 2024-25. O pagamento da taxa de candidatura será efetuado no momento da candidatura, no Portal de Candidaturas, através de referência Multibanco, MBWay, Paypal ou Visa. A candidatura só será considerada submetida após a confirmação do pagamento da taxa de candidatura dentro do prazo estipulado. É não reembolsável em caso de desistência ou de não admissão no curso.

    Posso candidatar-me a mais que um curso?

    Poderá candidatar-se no máximo a 2 cursos por período de candidatura, mediante o pagamento da respetiva taxa de candidatura para cada um dos cursos submetidos, ou seja, a candidatura a 1 curso equivale ao pagamento de uma taxa de candidatura e a candidatura a 2 cursos equivale ao pagamento de duas taxas de candidatura.

    Sou aluno/a finalista de licenciatura. Posso candidatar-me?

    Sim, pode. Caso seja finalista de licenciatura e a sua graduação ocorra até janeiro de 2025, poderá candidatar-se e deverá entregar uma cópia autenticada do seu certificado de habilitações até ao início do ano letivo, ou seja, até janeiro de 2025.

    No formulário de candidatura é solicitado o Número de Identificação Fiscal (NIF). O que é o NIF? Não tenho NIF, o que devo colocar?

    Em Portugal, o número de identificação fiscal (NIF) tem como objetivo identificar uma entidade fiscal ou contribuinte, em declarações de impostos ou transações financeiras. Se não tem NIF ou semelhante, no campo correspondente do formulário no Portal de Candidaturas, deve colocar “999999999”.

    O que escrever no campo “Objetivos/motivação para a candidatura a este programa”?

    Neste campo indique:

    • De que forma o background (profissional e académico) se ajusta ao curso;
    • Quais os seus objetivos profissionais a curto prazo;
    • Quais as suas expectativas com a frequência deste curso.
  • Admissão

    Como é o processo de seleção?

    O processo de seleção baseia-se na análise do currículo académico e profissional. Os membros do Júri de seleção poderão deliberar a realização de uma entrevista aos candidatos.

    Caso seja contactado/a para realizar uma entrevista, a mesma pode ser feita à distância?

    Sim, pode ser feita à distância, preferencialmente, por via Zoom.

    Quando é que sei o resultado da candidatura?

    O resultado da candidatura será divulgado via email em data a ser comunicada no email de confirmação de candidatura submetida e/ou pelo Júri de Seleção/Gestor de Programa.

    Fui admitido/a no curso e agora?

    Em caso de admissão, o candidato deve proceder ao pagamento da taxa de pré-inscrição, até à data limite de pagamento (cerca de 1 semana após a divulgação do resultado), bem como efetuar o upload do Certificado de Habilitações do último grau académico (ex.: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento) na sua área de utilizador do Portal de Candidaturas.

    Posso frequentar mais do que um curso por ano letivo?

    Sim, pode frequentar dois cursos por ano letivo, embora seja desaconselhado. Chamamos a atenção para o facto de poder existir sobreposição de horário das Unidades Curriculares Obrigatórias de cada curso, bem como sobreposição de exames.

    Fui admitido/a a dois cursos, mas só pretendo ingressar num curso. O que devo fazer?

    Em caso de admissão a dois cursos, o candidato terá de escolher, no Portal de Candidaturas, o curso no qual pretende ingressar. Após a escolha do curso pretendido e efetuar o pagamento da pré-inscrição, deverá selecionar a opção “Desisto” no 2.º curso, que não pretende ingressar. Assim, a sua vaga é libertada a um candidato que se encontra em Lista de Espera.

    Encontro-me em Lista de Espera. Ainda posso ser Admitido/a?

    Uma vez que é possível os candidatos candidatarem-se a dois cursos por período de candidaturas, existirão casos em que o mesmo candidato foi admitido aos dois cursos, mas pretende ingressar apenas a um. Nesses casos e caso o número limite de vagas não esteja concluído, a vaga sobrante será atribuída a um candidato em Lista de Espera.

    Pretendo fatura pelo pagamento da taxa de candidatura/pré-inscrição.

    A Fatura-Recibo ficará disponível neste Portal de Candidaturas até 2 dias úteis após o pagamento, no separador “Faturação/Tesouraria”.

    Fui admitido/a no curso, mas preciso de visto. Como devo proceder?

    A NOVA IMS emitirá um documento que comprova a sua admissão no curso, que será enviado ao Aluno e à Embaixada. A emissão deste documento será apenas validada após o pagamento da taxa de pré-inscrição. Não obstante a emissão deste documento, terá que contactar a Embaixada ou Consulado Português no seu país para obter mais informações.

  • Outras Informações

    O curso é lecionado em Português ou Inglês?

    No regime e-learning, praticamente todas as unidades curriculares são lecionadas na língua portuguesa. No regime semi-presencial, as aulas serão lecionadas na língua inglesa e portuguesa (se os alunos frequentarem unidades curriculares do regime e-learning).

    Existem bolsas de estudo?

    A NOVA IMS não atribui bolsas de estudo. No entanto, a Universidade Nova de Lisboa atribui bolsas de estudo a alunos que estejam matriculados em programas de Mestrado, através dos Serviços de Ação Social. Para mais informações, por favor, visite a página: https://sas.unl.pt/bolsas-de-estudo/  ou contacte: bolsas@unl.pt.

    Posso estacionar dentro do campus?

    Os alunos poderão estacionar as suas viaturas dentro do campus, desde que tenham cartão de acesso. Existem várias zonas de estacionamento no campus e junto à NOVA IMS. O pedido de acesso de viaturas ao Campus de Campolide é feito através de inscrição ou renovação da inscrição e posterior pagamento. Para tal, os interessados deverão registar-se no sistema e selecionar o tipo de acesso. Posteriormente, receberão todos os dados para o pagamento. De referir que a gestão dos lugares de estacionamento é da exclusiva responsabilidade da Reitoria da NOVA. Para mais informações, visite a página www.unl.pt/nova/estacionamento.

    Existe alojamento no Campus?

    Os Serviços de Ação Social da Universidade Nova de Lisboa possuem três residências universitárias (uma das quais no Campus de Campolide) para uso dos Alunos bolseiros portugueses e de estudantes estrangeiros. A capacidade das residências é limitada e não poderemos garantir vagas. O nome poderá ser colocado numa lista de espera, mas apenas após confirmação de admissão ao curso que pretende ingressar. Para mais informações sobre as residências, por favor visite a página https://sas.unl.pt/alojamento/. Caso seja admitido no curso e pretenda alojamento numa das residências universitárias da Universidade Nova de Lisboa, contacte por favor: adnovaims@novaims.unl.pt.

Prémios de Mérito

Consulte aqui os Prémios em vigor.