Como escolher um curso de transformação digital

Como Escolher Um Curso De Transformacao Digital

Como escolher um curso de transformação digital

A transformação digital é um tema cada vez mais atual no mundo empresarial. Neste artigo, explicamos o que deve ter em conta antes de investir nesta área.

Neste momento de enorme e constante desenvolvimento tecnológico e de grandes alterações no mundo do trabalho, é essencial que as empresas percebam como podem tirar partido das novas tecnologias para transformar e promover os seus negócios, aumentando vendas, reduzindo custos e até criando novos negócios.

Atualmente, também é fundamental identificar as principais competências digitais de que uma organização necessita para realizar a transformação digital e que mais-valias e que tipo de profissionais serão necessários para integrar as equipas, tendo em conta os objetivos da empresa.

Neste sentido, a juntar-se às atividades anteriores, que também sofrem alterações, têm surgido, ao longo dos últimos anos, profissões e cargos inovadores que pretendem colmatar as novas necessidades das empresas a nível digital.

Artigo relacionado: Inteligência Artificial: qual o impacto no mercado de trabalho?

Da mesma forma, as instituições de ensino foram criando cursos e especializações na área da transformação digital, à medida que esta se torna cada vez mais crucial para as empresas se manterem relevantes e competitivas, com o objetivo de formar profissionais:

• Capacitados para lidar com os novos processos que surgem a partir do desenvolvimento das Tecnologias de Informação (TI);

• Capazes de analisar o papel que a experiência do cliente, a gestão de operações digitais e os diferentes modelos de negócio têm para realizar uma transformação digital numa organização.

Porquê investir num curso de transformação digital?

É importante olhar para a transformação digital não como um processo estanque, mas contínuo, que envolve o uso da tecnologia para mudar a forma como as empresas operam e entregam valor aos clientes.

Em Portugal, a maior parte das empresas já iniciou a sua transformação digital e, neste sentido, é essencial formar profissionais aptos e capazes de operar tendo em conta estas mudanças, suportando os processos exigidos pela transformação digital.

Existem vários programas e cursos desenvolvidos tanto para os estudantes com interesse em alguma área ligada à transformação digital, como para os profissionais de diferentes setores que procuram obter uma compreensão abrangente da transformação digital e do seu impacto nos vários mercados.

Como escolher um curso ligado à transformação digital

Dado que a oferta de formações ligadas à transformação digital já é, em Portugal, bastante extensa, é importante ter em conta alguns pontos antes de decidir em que especialização vai investir e onde vai realizar o curso:

1. Descobrir qual é a sua área de interesse e como pode relacioná-la com a transformação digital;

2. Fazer uma pesquisa relacionada com as opções existentes, tendo em conta os seus objetivos profissionais. Pretende realizar uma licenciatura? Ou formar-se numa área como engenharia, por exemplo, e depois investir numa pós-graduação ligada à transformação digital? É importante responder a estas questões;

3. Saber que instituições de ensino têm mais reconhecimento e dão mais garantias de emprego a seguir à realização da especialização;

4. Perceber que tipo de exigências são pedidas para entrada no curso e quanto tempo terá de despender para o realizar;

5. Conhecer as oportunidades de emprego e perspetivas salariais e de crescimento profissional que esse curso pode fornecer.

Artigo relacionado: Data Science: no que consiste e que saídas profissionais oferece?

Estudar Transformação Digital na NOVA IMS

A NOVA IMS disponibiliza uma Pós-Graduação em Transformação Digital, que se destina aos recém-licenciados nas áreas de engenharia, administração ou tecnologia e aos profissionais experientes que procuram expandir os seus conhecimentos.

O programa, que tem a duração de dois semestres, aposta na exploração dos desenvolvimentos tecnológicos e processos que permitem às organizações potenciar a sua vantagem competitiva, através da transformação ou desenvolvimento dos seus modelos de negócio.

Esta pós-graduação, tal como as especializações na área da transformação digital, no geral, permite que os estudantes adquiram novas competências no sentido de aproveitar a tecnologia para impulsionar o crescimento dos negócios e criar novas oportunidades nas empresas para as quais trabalham ou pretendem vir a trabalhar.

Os cursos oferecidos pela NOVA IMS têm como objetivo a formação de quadros superiores preparados para fazer face aos desafios do mercado globalizado e competitivo em que estamos inseridos e para desempenhar as novas funções que a sociedade de informação criou.