Conheça as vantagens de fazer um doutoramento
Conheça as vantagens de fazer um doutoramento
Detalhe da Notícia
Se deseja continuar a sua formação académica através de um doutoramento, mostramos-lhe as vantagens de apostar neste tipo de especialização.
Um doutoramento é uma especialização que fornece competências para que possa obter o grau de doutor. Este grau é concedido por uma instituição de ensino a quem demonstrar que domina um ramo do conhecimento científico ou especialidade.
Apostar num doutoramento, além de permitir especializar-se numa área específica do seu interesse, é uma maneira de conseguir seguir novas oportunidades profissionais, como investir em investigação num determinado ramo ou numa carreira académica, isto é, dar aulas no ensino superior. Se pretende atingir um destes objetivos, tirar um doutoramento é um passo que se revela muito benéfico.
De acordo com a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), o doutoramento inclui a realização de uma “tese original especialmente para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade, ou a compilação de um conjunto coerente e relevante de trabalhos de investigação”.
Tirar um doutoramento também pode implicar a “realização de unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação”, explica também a DGES, “sempre que as respetivas normas regulamentares o prevejam”. O grau de doutor será concedido aos estudantes que tenham obtido aprovação após a defesa da tese, e corresponde ao nível 8 do QNQ e do QEQ (no quadro de qualificações disponível).
O que deve ter em conta antes de tirar um doutoramento
Para se poder candidatar a um curso de doutoramento, é necessário já possuir o grau de mestre. Contudo, em alguns casos, também pode candidatar-se a um doutoramento se tiver uma licenciatura, dependendo dos requisitos específicos definidos pela própria universidade.
Relativamente à sua duração, vai depender da instituição de ensino e do próprio curso. Contudo, o mais frequente é que dure entre 6 a 8 semestres e que conceda de 180 a 240 créditos ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos).
Cabe, também, à própria instituição de ensino superior aprovar a estrutura curricular e o plano de estudos do curso de doutoramento, assim como as regras relativas à tese, tendo em conta a orientação, apresentação, defesa e júri.
No que diz respeito aos custos do curso de doutoramento, cada ano letivo corresponde a um valor de propina que é, normalmente, mais alto relativamente ao que corresponde à licenciatura na mesma área, sendo que, no ensino superior público, este valor é fixado dependendo de vários fatores, com um valor mínimo correspondente a 1,3 do salário mínimo nacional em vigor e um valor máximo que se calcula pela aplicação do índice de preços no consumidor do Instituto Nacional de Estatística.
Pode, também, candidatar-se a Bolsas de Doutoramento, concedidas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Vantagens de tirar um doutoramento
Se está a pensar tirar um doutoramento ou ainda tem dúvidas sobre o caminho que vai seguir, fique a conhecer as principais vantagens de tirar um doutoramento:
1. O doutoramento permite-lhe dar continuidade à sua formação, habitualmente na mesma área de estudo ou muito semelhante;
2. Ajuda a desenvolver o pensamento crítico e estratégico, aprendendo a olhar para uma situação a partir de vários ângulos e a identificar novas soluções e oportunidades;
3. Ao tirar um doutoramento, aprende, também, a gerir projetos de forma eficaz: passa a saber como organizar uma equipa com alto nível de qualidade, já que as suas capacidades de gestão são desenvolvidas no decorrer do curso;
4. Pode investir numa carreira académica, como professor do ensino superior;
5. Pode apostar na área da investigação, utilizando técnicas inovadoras de trabalho que o vão colocar um passo à frente na área da pesquisa;
6. O seu CV fica mais enriquecido, o que aumenta a probabilidade de se distinguir relativamente a outros profissionais da mesma área. Ao mesmo tempo, o seu prestígio é incrementado;
7. Pode passar a discutir salários mais elevados, uma vez que aumenta o seu grau de formação e conhecimento.
Sobre a NOVA IMS
Os cursos superiores oferecidos pela NOVA IMS têm como principal objetivo a formação de quadros superiores preparados para fazer face aos desafios de um mercado cada vez mais globalizado e competitivo. A NOVA IMS assume como sua vocação contribuir para a conversão de dados em valor (“From Data to Value”), através da Ciência dos Dados e sua Análise (“Data Science and Analytics”), por via de uma aposta integrada e devidamente articulada de iniciativas de ensino, investigação e terceira missão.
Doutoramento em Gestão de Informação da NOVA IMS
O Doutoramento em Gestão de Informação tem como objetivo impulsionar o conhecimento e a inovação na área da gestão de informação, concentrando-se na investigação do impacto dessa gestão na criação de riqueza, no aprimoramento do desempenho das organizações e no desenvolvimento de novas metodologias e ferramentas para apoiar a tomada de decisão. O Programa tem especial enfoque nas áreas de Data-Driven Marketing, Data Science, Geoinformatics e Information Systems, contribuindo para o avanço do conhecimento e formação de investigadores, professores do ensino superior e profissionais destas áreas. Adicionalmente, o programa de Doutoramento em Gestão de Informação está integrado na NOVA Escola Doutoral (NED), a Escola Doutoral da Universidade Nova, que tem como objetivo promover a qualidade, a interdisciplinaridade e a internacionalização dos programas doutorais de toda a universidade, bem como reforçar a formação pessoal e profissional dos doutorandos através de programas de treino de competências transversais.