Mestrado em Data Science: saídas profissionais
Mestrado em Data Science: saídas profissionais
Detalhe da Notícia
Os especialistas em Data Science têm um papel cada vez mais importante nas empresas, fornecendo dados essenciais às diferentes equipas.
As empresas começaram, recentemente, a investir em Data Science, ou Ciência de Dados, em português, integrando as potencialidades desta área nas suas estratégias de negócio, seja ele relacionado com finanças, saúde ou engenharia, por exemplo. Esta área constitui uma das principais opções de carreira em Big Data.
Quais são as funções de um especialista em Data Science?
No geral, um especialista em Data Science recolhe, analisa e organiza, através de diferentes métodos científicos e técnicos, grandes quantidades de dados, estruturados ou não-estruturados (Big Data) e, depois, comunica aos cargos mais altos da sua empresa as informações mais importantes obtidas, apresentando conclusões e soluções.
Neste sentido, utilizando ferramentas tecnológicas avançadas, o Data Scientist cria modelos baseados nos dados que analisa, ao mesmo tempo que filtra dados e outras informações indesejadas.
Para isso, este especialista deve possuir competências em dados analíticos e conhecimentos avançados em tecnologias da computação, programação, matemática e estatística. Além disso, deve ter também ótimas habilidades de comunicação, uma vez que está em constante contacto com a empresa para a qual trabalha.
Artigo relacionado: Big Data: Como trabalhar na área
O que pode fazer como Data Scientist?
Os Data Scientists têm sido cada vez mais relevantes para a atuação das empresas, ajudando-as a tomar decisões mais eficazes e que trarão resultados benéficos para as organizações. Estes especialistas conseguem, por exemplo:
- Prever padrões e comportamentos, contribuindo, caso seja necessário, para a alteração de algumas estratégias, e recomendando ações específicas;
- Reduzir custos da empresa e aumentar a sua rentabilidade;
- Promover a boa imagem da própria empresa.
Formação em Data Science
Para seguir uma carreira como Data Scientist, deve garantir conhecimentos elevados em matemática e análise de dados, e investir em formações relacionadas com diferentes softwares e linguagens de programação.
Esta é uma profissão recente e, por isso, os Data Scientists iniciaram as suas carreiras como matemáticos, especialistas em estatística, informáticos ou analistas de dados, estudando disciplinas essenciais para a área, como matemática e estatística.
Contudo, esta profissão tem crescido cada vez mais e, hoje em dia, já existem vários cursos especializados em Big Data e, mais especificamente, em Data Science. Se já tem uma licenciatura numa área que envolva análise de dados, é uma boa opção investir num mestrado em Data Science, disponibilizado por várias instituições de ensino.
Artigo relacionado: Qual a diferença entre pós-graduação e mestrado?
A partir de um mestrado nesta área, os profissionais podem especializar-se em diferentes ramos, tais como:
- Engenharia de dados;
- Gestão e arquitetura de bases de dados;
- Análise de dados de marketing;
- Inteligência Artificial;
- Aprendizagem de máquinas (machine learning);
- Business Analytics;
- Investigação na área de Data Science.
Por exemplo, a NOVA IMS disponibiliza mestrados nesta área, que vão desde Ciência e Sistemas de Informação Geográfica a Enterprise Data Science and Advanced Analytics.
Este último destina-se a pessoas com capacidades analíticas que pretendem enfrentar os desafios da tecnologia moderna, resolver problemas novos e desafiantes, que gostam de transformar dados em conhecimento e que pretendem desenvolver uma carreira nesta área em constante crescimento.
Resumidamente, as pessoas que invistam num mestrado em Data Science especializam-se na resolução de problemas, na otimização e na inteligência computacional, tornando-se capazes de abordar tecnicamente o Big Data e obtendo competências técnicas muito importantes nesta área.
Sobre a NOVA IMS
Com 30 anos de existência, a NOVA IMS é a escola de Gestão de Informação e de Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa. Este instituto foi criado como resposta à escassez de quadros superiores especialistas na gestão de informação, e à necessidade crescente de utilização das tecnologias de informação. Atualmente, oferece educação de elevado nível a mais de 3600 alunos, entre licenciaturas, pós-graduações e mestrados.