Registration Form
As inscrições encontram-se encerradas. Caso pretenda participar na sessão, por favor contacte eventos@novaims.unl.pt ou cs.silva@novaims.unl.pt.
Obrigada!
Bem-vindo à NOVA IMS!
No próximo dia 15 de Dezembro, às 20h30 (hora de Lisboa), realizar-se-á uma Sessão de Informação Online dedicada aos nossos novos alunos. Nesta sessão de 1 hora, com a participação do Subdiretor e dos Serviços, serão fornecidas informações úteis sobre o seu programa e os vários serviços, bem como esclarecer as dúvidas dos alunos.
Para participar, deverá inscrever-se até ao dia 14 de Dezembro. Enviaremos o link para participar na sessão a todos os participantes na manhã do dia 15 de Dezembro. Antes de assistir à sessão, consulte as Perguntas Mais Frequentes disponíveis no final desta página - caso tenha outras perguntas que não constem desta secção, poderá fazê-las na Sessão de Informação Online ou enviar-nos um e-mail para o Admissions Office (admissions@novaims.unl.pt).
As inscrições encontram-se encerradas. Caso pretenda participar na sessão, por favor contacte eventos@novaims.unl.pt ou cs.silva@novaims.unl.pt.
Obrigada!
A matrícula no Curso ao qual foi admitido é realizada online, através do Portal Académico netP@, no período estabelecido para o efeito em calendário escolar, disponível aqui, na página de cada curso no site da NOVA IMS.
Após criação de password pessoal de acesso às plataformas da NOVA IMS (através de um link que receberá no seu email pessoal, após pagamento da taxa de pré-inscrição), deverá aceder ao NetP@ e efetuar os seguintes passos para formalizar a sua matrícula/inscrição:
Deverá ter em atenção o plano de estudos do seu Curso e o número de unidades curriculares obrigatórias e optativas (e ECTS em questão) de forma a que, durante o período de vigência do seu Curso, consiga cumprir com o total de ECTS a aprovar de acordo com o plano de estudos constante no site da NOVA IMS, na página do Curso em questão. O limite máximo de ECTS a que os alunos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutoramento se podem inscrever semestralmente é de 37.5 ECTS. Aconselhamos aos Alunos a leitura atenta do Regulamento de Avaliação e Aproveitamento de Estudantes da NOVA IMS.
É possível a alteração de turma através do Portal netP@ durante o período estabelecido para inscrição, em cada semestre. A informação sobre o período de inscrição online encontra-se disponível aqui, na página de cada curso no site da NOVA IMS.
Caso decida alterar de turma após o período definido, deverá entrar em contato com os Serviços Académicos, através do Formulário de Contacto.
A possibilidade de alteração de turma é condicionada pelo número de vagas existentes na turma pretendida (turma de destino), bem como, em caso de existir vaga, deverá confirmar pela consulta do horário de aulas estipulado para o seu curso (e disponível no site da NOVA IMS, na página do seu curso) se existe ou não sobreposição de horário com outra unidade curricular à qual esteja inscrito.
Em caso de sobreposição de horário entre uma unidade curricular obrigatória e uma unidade curricular opcional (e caso não se verifique a possibilidade de optar por outra turma da opcional pretendida, noutro horário que não gere sobreposição), deverá optar por outra unidade curricular opcional que não se sobreponha à unidade curricular obrigatória.
As unidades curriculares optativas a que se poderá inscrever (através do netP@) são as que constam na página do seu curso, no site da NOVA IMS, no menu “Plano de Estudos”. Caso a unidade curricular em que se pretenda inscrever como opcional não conste na lista de unidades curriculares disponíveis (e consequentemente não apareça no horário de aulas), não poderá inscrever-se. Tratar-se-á de uma unidade curricular exclusiva de outra Pós-Graduação ou Mestrado.
A Propina é a taxa de frequência associada a cada curso, e é devida por cada aluno a partir do momento da concretização da inscrição. Os valores de propina a liquidar de cada curso, as respetivas datas de vencimento e eventuais descontos encontram-se disponíveis para consulta no site da NOVA IMS, na página de cada Curso, no menu “Admissões e Propinas”. Após a matricula e inscrição, terá acesso à informação de valores e datas limite de pagamento de propinas no seu perfil do netP@, no menu “Situação Financeira” / “Pagamentos”. Aí poderá selecionar cada item a liquidar e gerar referências MB para pagamento. Não é possível alterar datas limite de pagamento nem valores a liquidar através do netP@. Qualquer pedido de alteração (como, por exemplo, alteração da forma de pagamento de prestações para pagamento integral ou a aplicação de descontos) deverá ser efetuado através do Formulário de Contacto dos Serviços Académicos. No caso de incumprimento dos prazos definidos, poderá solicitar um plano de pagamento distinto através do Formulário de Contacto dos Serviços Académicos.
A propina poderá ser paga das seguintes formas:
Sim, as aulas são presenciais.
Valorizamos o ensino presencial e poderemos garantir em condições de segurança a totalidade das aulas em regime presencial. Porém, havendo Alunos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutoramento que pretendam assistir às aulas online do semestre primavera do ano letivo 2022-23, as referidas aulas presenciais serão igualmente transmitidas em tempo real por streaming. Para assistir às aulas por streaming, os Alunos terão de aceder ao link que cada Docente colocará no Moodle, na respetiva unidade curricular.
Todos os exames serão realizados presencialmente no campus. Regra geral, não haverá exames online. As exceções para exames ou quaisquer outros formatos de avaliação serão tratadas pelos canais definidos para o efeito nos Serviços Académicos.
Os horários serão disponibilizados no site da NOVA IMS, na página de cada Curso, no menu “Horários”, um ou dois meses anteriores ao início do semestre - por exemplo: o horário para o semestre outono será disponibilizado em julho e o horário para o semestre primavera será disponibilizado em janeiro.
Deve ter em atenção as turmas de inscrição das aulas teóricas e práticas antes do momento da matrícula e inscrição no portal académico netP@. Após seleção das unidades curriculares do 1º semestre terá de selecionar também as turmas de aulas teóricas (TP) e das aulas prática (P).
Consulte por favor o vídeo disponível aqui.
O aluno deverá informar a NOVA IMS de que se encontra doente ou em isolamento profilático. Caso a situação clínica o permita, deverá assistir a todas as aulas à distância até que as autoridades de saúde autorizem o regresso ao ensino presencial.
A @NOVA IMS App (disponível para Android e IOS) serve para registar a presença dos Alunos em sala de aula. Em caso de haver um membro da comunidade NOVA IMS infetado, a @NOVA IMS App permitirá conhecer os outros membros da comunidade NOVA IMS que estiveram em contacto próximo com o membro infetado e enviar essa informação às Autoridades de Saúde que estabelecerão o devido protocolo de notificação e aconselhamento com esses membros.
Todos os serviços da NOVA IMS estarão disponíveis presencialmente. Os horários encontram-se disponíveis aqui.
Não, cada unidade curricular que é gerida por um diferente docente, tem associado um ou mais links para as aulas a distância (teóricas e práticas). Antes de cada aula, deverá verificar no Moodle qual o link para a respetiva aula na referida unidade curricular. Tenha em atenção que, na mesma unidade curricular, os links para as aulas teóricas e práticas podem ser diferentes.
O acesso ao moodle é realizado através do utilizador que foi enviado pelos Serviços de Informática. Estas credenciais permitem aceder a todas as plataformas académicas da NOVA IMS: netP@, Moodle, Webmail,... Caso não seja possível aceder ao Moodle com as suas credenciais, deve contactar os Serviços de Informática: si@novaims.unl.pt.
Sim, desde que a unidade curricular seja do mesmo grau da unidade curricular que pretenderia creditar, ou seja, só poderá pedir creditação de unidades curriculares de Mestrado para um outro Mestrado, não sendo possível pedir creditação de unidades curriculares de Licenciatura para Mestrado. O pedido deverá ser feito aos Serviços Académicos através do Formulário de Contacto, sendo que os documentos a entregar são:
Este pedido tem um custo associado, sendo que NOVA IMS rege-se pela tabela de emolumentos definida pela Reitoria da NOVA, pelo que cada pedido terá um custo diferente a ser calculado. Pelo facto de efetuar o pedido e o respetivo pagamento, não é automaticamente conferida a creditação, ou seja, o processo será sempre encaminhado à Comissão de Creditação e posteriormente ao Conselho Científico, sendo que o mesmo pode ser deferido ou indeferido. Em qualquer um dos casos o valor pago não é restituído.
Existe um número limite de créditos que podem ser atribuídos aos Alunos:
Não. Todos os pedidos de creditação devem ser feitos por base numa formação académica, não sendo possível pedir creditação através de experiência profissional.
Para obter informações sobre apoios financeiros, alojamento, desporto universitário ou serviços de saúde ao estudante, deverá contactar os Serviços de Acção Social da Universidade Nova de Lisboa (SAS/NOVA), aqui.
A NOVA IMS dispõe de três salas equipadas com computadores para utilização nas aulas práticas/ou utilização livre quando disponível.
No entanto recomendamos que os alunos tragam o seu próprio computador, estando também disponível a modalidade de empréstimo de portáteis por semestre ou diário, mediante disponibilidade.
A informação sobre o acesso à rede wi-fi da NOVA IMS encontra-se disponível aqui.
Poderá requerê-la aos Serviços Financeiros (em caso de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento) ou ao Departamento AD NOVA IMS (em caso de Pós-Graduação) .
Poderá retirar no portal netP@, no menu “Situação Financeira” – “Faturação Electrónica”, os recibos e faturas dos pagamentos efetuados. Caso não consiga encontrar o documento pretendido nesta página, poderá também pedi-lo diretamente aos Serviços Financeiros (em caso de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento) ou ao Departamento AD NOVA IMS (em caso de Pós-Graduação) .
O Cartão de Estudante da NOVA IMS é emitido pelos Serviços Académicos, podendo ser requerido somente após a matrícula e inscrição no respetivo curso. É de emissão gratuita e tem a validade de 2 anos em caso de Mestrado e 1 ano em caso de Pós-Graduação. Após a emissão, é levantado na Receção da NOVA IMS.
Poderá consultar os contactos da NOVA IMS SU aqui.
Qualquer pedido de documentação (como, por exemplo, de declaração de matrícula ou carta de admissão), deverá ser feito aos Serviços Académicos através do Formulário de Contacto, não tendo qualquer taxa associada.
De forma eletrónica, através do formulário disponível em aqui, e por telefone através do número: +351 213 828 610.