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Sessão de Informação – GIS

09 dez, 2024
18h30
Online

Sessão de Informação – 9 de dezembro – 18h30

Bem-vind@ à NOVA IMS!

No dia 9 de dezembro, às 18h30 (hora de Lisboa), realizar-se-á uma Sessão de Informação Online dedicada aos novos alunos da Pós-graduação em Gestão de Informações e Segurança

Com o objetivo de lhe dar as boas-vindas à NOVA IMS e fornecer informações úteis sobre este novo percurso académico, esta sessão contará com mensagens do Diretor e dos docentes responsáveis pela coordenação da Pós-graduação. Será também uma oportunidade para explorar o programa em maior detalhe e esclarecer dúvidas relacionadas com o plano de estudos e com a preparação para o começo do ano letivo.

De notar que questões de carácter geral ou administrativo sobre a faculdade serão abordadas numa sessão informativa posterior, com os Serviços da NOVA IMS, a realizar-se em janeiro de 2025.  

Entretanto, se tiver alguma questão que procure ver esclarecida, explore as Perguntas Mais Frequentes (FAQ) disponíveis no final desta página ou contacte-nos através do e-mail admissions@novaims.unl.pt. 

Inscreva-se até ao dia 6 de dezembro através do formulário presente nesta página.

Contamos consigo!

Formulário de Inscrição

As inscrições online estão encerradas. No entanto, poderá participar a partir das 18h25, através do seguinte link: https://streamyard.com/watch/UA4HmU7aJD8C. 

A sessão começa às 18h30. Alguma questão que tenha, não hesite em contactar-nos: 21 382 8610 (opção 2). 

Muito obrigada! 

FAQ

  • Inscrições e Matrícula

    Fui admitido na NOVA IMS. O que devo fazer agora?

    A matrícula no Curso ao qual foi admitido é realizada online, através do Portal Académico netP@, no período estabelecido para o efeito em calendário escolar, disponível aqui, na página de cada curso no site da NOVA IMS.

    Após criação de password pessoal de acesso às plataformas da NOVA IMS (através de um link que receberá no seu email pessoal, após pagamento da taxa de pré-inscrição), deverá aceder ao NetP@ e efetuar os seguintes passos para formalizar a sua matrícula/inscrição:

    • Efetuar o upload de uma fotografia no Menu “Meu Perfil” / “Alterar Fotografia”;
    • Preencher todos os campos obrigatórios, em todos os separadores, do menu “Dados Pessoais”. Os dados solicitados são necessários para o Inquérito anual RAIDES - Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior, de âmbito nacional, dirigido a todos os estabelecimentos do ensino superior, que visa caracterizar o sistema de ensino superior, na vertente de Alunos inscritos e diplomados. Este inquérito é solicitado pela Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e o seu preenchimento é obrigatório por imposição legal;
    • Por último, selecionar a opção Matrícula/Inscrição e, após aceitação dos Termos e Condições associados à matrícula, selecionar as unidades curriculares a que se pretenderá inscrever. A matrícula efetuada é anual e a inscrição em unidades curriculares é semestral.

    Posso inscrever-me apenas em algumas das unidades curriculares optativas do meu curso?

    Deverá ter em atenção o plano de estudos do seu Curso e o número de unidades curriculares obrigatórias e optativas (e ECTS em questão) de forma a que, durante o período de vigência do seu Curso, consiga cumprir com o total de ECTS a aprovar de acordo com o plano de estudos constante no site da NOVA IMS, na página do Curso em questão. O limite máximo de ECTS a que os alunos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutoramento se podem inscrever semestralmente é de 37.5 ECTS. Aconselhamos aos Alunos a leitura atenta do Regulamento de Avaliação e Aproveitamento de Estudantes da NOVA IMS.

    Posso mudar de turma?

    É possível a alteração de turma através do Portal netP@ durante o período estabelecido para inscrição, em cada semestre. A informação sobre o período de inscrição online encontra-se disponível aqui, na página de cada curso no site da NOVA IMS.

    Caso decida alterar de turma após o período definido, deverá entrar em contato com os Serviços Académicos, através do Formulário de Contacto.

    A possibilidade de alteração de turma é condicionada pelo número de vagas existentes na turma pretendida (turma de destino), bem como, em caso de existir vaga, deverá confirmar pela consulta do horário de aulas estipulado para o seu curso (e disponível no site da NOVA IMS, na página do seu curso) se existe ou não sobreposição de horário com outra unidade curricular à qual esteja inscrito.

    Em caso de sobreposição de horário entre uma unidade curricular obrigatória e uma unidade curricular opcional (e caso não se verifique a possibilidade de optar por outra turma da opcional pretendida, noutro horário que não gere sobreposição), deverá optar por outra unidade curricular opcional que não se sobreponha à unidade curricular obrigatória.

    Posso inscrever-me em unidades curriculares optativas de outros cursos?

    As unidades curriculares optativas a que se poderá inscrever (através do netP@) são as que constam na página do seu curso, no site da NOVA IMS, no menu “Plano de Estudos”. Caso a unidade curricular em que se pretenda inscrever como opcional não conste na lista de unidades curriculares disponíveis (e consequentemente não apareça no horário de aulas), não poderá inscrever-se. Tratar-se-á de uma unidade curricular exclusiva de outra Pós-Graduação ou Mestrado.

  • Propinas

    O que é a propina? Qual é o valor da propina e quando devo proceder ao pagamento da mesma?

    A Propina é a taxa de frequência associada a cada curso, e é devida por cada aluno a partir do momento da concretização da inscrição. Os valores de propina a liquidar de cada curso, as respetivas datas de vencimento e eventuais descontos encontram-se disponíveis para consulta no site da NOVA IMS, na página de cada Curso, no menu “Admissões e Propinas”. Após a matricula e inscrição, terá acesso à informação de valores e datas limite de pagamento de propinas no seu perfil do netP@, no menu “Situação Financeira” / “Pagamentos”. Aí poderá selecionar cada item a liquidar e gerar referências MB para pagamento. Não é possível alterar datas limite de pagamento nem valores a liquidar através do netP@. Qualquer pedido de alteração (como, por exemplo, alteração da forma de pagamento de prestações para pagamento integral ou a aplicação de descontos) deverá ser efetuado através do Formulário de Contacto dos Serviços Académicos. No caso de incumprimento dos prazos definidos, poderá solicitar um plano de pagamento distinto através do Formulário de Contacto dos Serviços Académicos.

    Quais as formas de pagamento da propina?

    A propina poderá ser paga das seguintes formas:

    • Por referências MB, que poderá gerar no portal netP@, no menu “Situação Financeira” / “Pagamentos”;
    • Por transferência bancária, mediante pedido dos dados bancários aos Serviços Financeiros (em caso de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento) ou aos Serviços Académicos (em caso de Pós-Graduação);
    • Por Ticket Ensino/Educação, através da apresentação do mesmo aos Serviços Financeiros (em caso de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento) ou aos Serviços Académicos (em caso de Pós-Graduação);
    • Por numerário, presencialmente, nas instalações da NOVA IMS;
    • Por cheque, via CTT ou correio interno.
  • Aulas

    Quando começam as aulas?

    As aulas começam a 17 de fevereiro de 2025. 

    As aulas são presenciais?

    Sim, as aulas são presenciais.

    Onde posso consultar o meu horário?

    Os horários serão disponibilizados no site da NOVA IMS, na página de cada Curso, no menu “Horários”, um ou dois meses anteriores ao início do semestre - por exemplo: o horário para o semestre outono será disponibilizado em julho e o horário para o semestre primavera será disponibilizado em janeiro.

    Deve ter em atenção as turmas de inscrição das aulas teóricas e práticas antes do momento da matrícula e inscrição no portal académico netP@. Após seleção das unidades curriculares do 1º semestre terá de selecionar também as turmas de aulas teóricas (TP) e das aulas prática (P).

    Para que serve a @NOVA IMS App?

    A @NOVA IMS App (disponível para Android e IOS) serve para registar a presença dos Alunos em sala de aula. Em caso de haver um membro da comunidade NOVA IMS infetado, a @NOVA IMS App permitirá conhecer os outros membros da comunidade NOVA IMS que estiveram em contacto próximo com o membro infetado e enviar essa informação às Autoridades de Saúde que estabelecerão o devido protocolo de notificação e aconselhamento com esses membros.

    Como funcionarão os serviços de apoio ao aluno (Serviços Académicos, Serviços de Informática, Serviços Financeiros, Gabinete Erasmus e Gabinete de Apoio ao Aluno)?

    Todos os serviços da NOVA IMS estarão disponíveis presencialmente. Os horários encontram-se disponíveis aqui.

    Quais as plataformas académicas utilizadas pela NOVA IMS?

    • netP@ - realização da inscrição às unidades curriculares e matrícula, consulta do programa das unidades curriculares, consulta das classificações parciais e finais das unidades curriculares, verificar a situação financeira do aluno, solicitar documentos aos Serviços Académicos, etc;
    • Moodle – apresentar os materiais de aprendizagem de cada unidade curricular, receber informações sobre a realização das aulas, conhecer os links das video-conferências para as aulas a distância, submeter trabalhos de avaliação, criar grupos de trabalho, etc;
    • Webmail – todas as comunicações da NOVA IMS serão enviadas para o e-mail institucional (2022....@novaims.unl.pt). Deverá aceder a esta conta com regularidade, ou se preferir, reencaminhar para outra conta de e-mail a que acede com maior frequência.

    Por que razão não consigo aceder ao Moodle?

    O acesso ao moodle é realizado através do utilizador que foi enviado pelos Serviços de Informática. Estas credenciais permitem aceder a todas as plataformas académicas da NOVA IMS: netP@MoodleWebmail,... Caso não seja possível aceder ao Moodle com as suas credenciais, deve contactar os Serviços de Informática: si@novaims.unl.pt.

  • Processo de Creditação

    Já fui aluno do Ensino Superior. Posso aproveitar as unidades curriculares em que aprovei anteriormente no curso que agora frequento?

    Sim, desde que a unidade curricular seja do mesmo grau da unidade curricular que pretenderia creditar, ou seja, só poderá pedir creditação de unidades curriculares de Mestrado para um outro Mestrado, não sendo possível pedir creditação de unidades curriculares de Licenciatura para Mestrado. O pedido deverá ser feito aos Serviços Académicos através do Formulário de Contacto, sendo que os documentos a entregar são:

    • Certidão de frequência (ou de conclusão) da Instituição anterior;
    • Programa autenticado, pela Instituição anterior, da unidade curricular que pretenderia creditar;
    • Impresso próprio, disponibilizado pelos Serviços Académicos.

    Este pedido tem um custo associado, sendo que NOVA IMS rege-se pela tabela de emolumentos definida pela Reitoria da NOVA, pelo que cada pedido terá um custo diferente a ser calculado. Pelo facto de efetuar o pedido e o respetivo pagamento, não é automaticamente conferida a creditação, ou seja, o processo será sempre encaminhado à Comissão de Creditação e posteriormente ao Conselho Científico, sendo que o mesmo pode ser deferido ou indeferido. Em qualquer um dos casos o valor pago não é restituído.

    Existe um número limite de créditos que podem ser atribuídos aos Alunos:

    • Aos Alunos de Mestrado e Pós-Graduações podem ser creditados até 30 ECTS;
    •  Aos Alunos de Doutoramento podem ser creditados até 20 ECTS.

    Posso obter créditos com base na minha experiência profissional ou de formação realizada fora do sistema de Ensino Superior?

    Não. Todos os pedidos de creditação devem ser feitos por base numa formação académica, não sendo possível pedir creditação através de experiência profissional.

  • Bolsas

    Tenho dúvidas relativamente às Bolsas de Estudo ou Alojamento. Quem devo contactar para esclarecer estas questões?

    Para obter informações sobre apoios financeiros, consulte esta página. Para outras questões relacionadas com alojamento, desporto universitário ou serviços de saúde ao estudante, deverá contactar os Serviços de Acção Social da Universidade Nova de Lisboa (SAS/NOVA), aqui.

  • Outras Informações

    As salas têm computadores disponíveis para utilizar nas salas de aula?

    A NOVA IMS dispõe de três salas equipadas com computadores para utilização nas aulas práticas/ou utilização livre quando disponível. 

    No entanto recomendamos que os alunos tragam o seu próprio computador, estando também disponível a modalidade de empréstimo de portáteis por semestre ou diário, mediante disponibilidade.

    Para mais informações, pode contactar os Serviços de Informática através do seguinte Formulário de Contacto.

    Como posso aceder à rede wi-fi da NOVA IMS?

    A informação sobre o acesso à rede wi-fi da NOVA IMS encontra-se disponível aqui.

    Como posso obter uma declaração com os valores pagos, para efeitos fiscais?

    Poderá requerê-la aos Serviços Financeiros (em caso de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento) ou ao Departamento AD NOVA IMS (em caso de Pós-Graduação) .

    Como posso obter os recibos dos valores que paguei através de referência Multibanco?

    Poderá retirar no portal netP@, no menu “Situação Financeira” – “Faturação Electrónica”, os recibos e faturas dos pagamentos efetuados. Caso não consiga encontrar o documento pretendido nesta página, poderá também pedi-lo diretamente aos Serviços Financeiros (em caso de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento) ou ao Departamento AD NOVA IMS (em caso de Pós-Graduação), através do seguinte Formulário de Contacto.

    Tenho direito a ter Cartão de Estudante?

    O Cartão de Estudante da NOVA IMS é emitido pelos Serviços Académicos, podendo ser requerido somente após a matrícula e inscrição no respetivo curso. É de emissão gratuita e tem a validade de 2 anos em caso de Mestrado e 1 ano em caso de Pós-Graduação. Após a emissão, é levantado na Receção da NOVA IMS.

    Como chegar à NOVA IMS? Existe estacionamento?

    Poderá consultar a localização e respetivos acessos à NOVA IMS aqui. O acesso ao estacionamento da Campus de Campolide é gerido pela Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. As condições e regras de acesso poderão ser consultadas aqui.

    Preciso de obter um documento dos Serviços Académicos. Como faço para o obter?

    Qualquer pedido de documentação (como, por exemplo, de declaração de matrícula ou carta de admissão), deverá ser feito aos Serviços Académicos através do Formulário de Contacto, não tendo qualquer taxa associada.

    Como posso comunicar de forma não presencial com os Serviços Académicos da NOVA IMS?

    De forma eletrónica, através do formulário disponível aqui, e por telefone através do número: +351 213 828 610.