Miguel de Castro Neto
Miguel de Castro Neto
Miguel de Castro Neto é Diretor da NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa. É professor associado da NOVA IMS onde criou e dirige o NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, dedicado às matérias de cidades inteligentes e analítica urbana, fundou o NOVA Business Intelligence & Analytics Lab em parceria com a BI4All e Microsoft, e co-fundador do NOVA Data-Driven Public Policy Lab. É diretor científico do Smart Campus Living Lab da Universidade Nova de Lisboa, Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros, Presidente do Conselho de Administração da Lisboa e-Nova, Agência de Energia de Lisboa e membro da Plataforma para o Crescimento Sustentável e membro da Comissão Executiva do European Digital Innovation Hub AI4PA – Inteligência Artificial para a Administração Pública.
Foi Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza nos XIX e XX Governos Constitucionais da República Portuguesa. Durante este período foi responsável pela Reforma do Ordenamento do Território, espelhada na publicação “Uma visão integrada para o território” editado pela Direção Geral do Território em 2015 sob a sua coordenação. Tendo sido também responsável, nomeadamente, pelas políticas de cidades, incluindo a estratégia “Cidades Sustentáveis 2020” e a iniciativa nacional “Cidades Analíticas – Acelerando o desenvolvimento das Cidades Inteligentes em Portugal”, bem como a criação do iGeo, portal de dados geográficos abertos (www.igeo.pt). No contexto da Conservação da Natureza destaque para a criação e lançamento da marca Natural.PT (www.natural.pt) e reintrodução do Lince Ibérico em Portugal após a sua extinção no território nacional.
Ao longo da sua carreira foi fundador e Vice-Presidente da Data Science Portuguese Association, Presidente do Conselho de Curadores do Festival Terras Sem Sombra, Presidente do Conselho Técnico-Científico da Vissaium XXI - Associação para o Desenvolvimento de Viseu e Administrador Não Executivo da Empresa Municipal Parques Tejo. Personalidade Smart Cities do Ano (Green Business Week 2017, Fundação AIP). É membro da Comissão Técnica 224 “Cidades e Comunidades Sustentáveis” da ISSO, tendo vindo a participar em júris de prémios nacionais na área das cidades inteligentes e sustentáveis como o concurso anual “Municípios do Ano Portugal” promovido pela Unidade de Missão Cidades da Universidade do Minho, o concurso anual Prémio Nacional de Sustentabilidade, na categoria “Bem-estar e Cidades Sustentáveis” e o Prémio “Cidades e Territórios do Futuro” da APDC.
Doutor em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, na área dos sistemas de informação aplicados ao sector agrícola. Curso de Extensão do Mestrado em Estatística e Gestão da Informação do Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa, na área da Gestão de Informação. Mestrado em Economia Agrícola pela Universidade de Évora. Curso Superior de Engenharia Agrícola pela Universidade de Évora. Desenvolve o seu trabalho de investigação e ensino na área da Business Intelligence e das Smart Cities, com destaque para a criação da especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence do Mestrado em Gestão de Informação da NOVA Information Management School, classificado, pelo quarto ano consecutivo, como o “Best Master degree Program in Business Intelligence and Strategy in the World by Eduniversal” onde leciona as unidades curriculares de Business Intelligence.