Ver o conteúdo principal

Entrevista Jornal de Negócios | Docente Manuela Aparício

Entrevista Jornal de Negócios | Docente Manuela Aparício

Detalhe da Notícia

Manuela Aparício, Professora e Vice-Diretora para a Educação da NOVA IMS, concedeu uma entrevista ao Jornal de Negócios, sob o tema “ChatGPT no ensino: o eloquente colega de carteira”.

Neste artigo, é referido que o ChatGPT é uma plataforma que tem ganho cada vez mais popularidade devido à sua base de conhecimento de larga escala, sendo cada vez mais usada como um “consultor humano” de fácil acessibilidade.

No entanto, este sistema de inteligência artificial poderá trazer alguma controvérsia no ensino e na aprendizagem. Neste sentido, docentes procuram novas formas de avaliar os alunos com vista a colmatar eventuais formas de fraude nos trabalhos académicos.

A Professora Manuela Aparício, acredita que “assistimos assim à transição para uma tecnologia que substitui um colega de carteira por algo cada vez mais eloquente, mas não necessariamente mais competente e humano. Pelas razões expostas, é necessário apostar cada vez mais no ensino da ética, apelando especialmente ao uso responsável da inteligência artificial. A tecnologia não é boa nem má, mas sim o que fazemos dela.”

Leia o artigo na integra aqui.