Investigação sobre a aplicação da IA no diagnóstico de tumores cerebrais dá prémio internacional a Mauro Castelli
Investigação sobre a aplicação da IA no diagnóstico de tumores cerebrais dá prémio internacional a Mauro Castelli
Detalhe da Notícia
O Professor Mauro Castelli, da NOVA IMS, foi distinguido com o prémio internacional "Best Paper Award" da J. Imaging 2022, pela sua investigação no diagnóstico de tumores cerebrais com recurso às mais recentes técnicas de Inteligência Artificial (IA).
Esta investigação centra-se na avaliação e comparação de várias técnicas de Inteligência Artificial utilizadas no diagnóstico de tumores cerebrais. Com este estudo, o docente explora o uso de Redes Neurais Convolucionais (CNNs), Capsule Networks (CapsNets) e Vision Transformers (ViT) para a classificação e segmentação dos tumores cerebrais.
Mauro Castelli traça uma visão analítica destas tecnologias, avaliando o seu impacto e os principais desafios na sua implementação. Ao mesmo tempo, avança também algumas pistas sobre o caminho a seguir na classificação destes tipos de tumores, sugerindo estratégias para superar os desafios das técnicas atualmente utilizadas.
A investigação realizada pelo docente da NOVA IMS é assim um instrumento útil para apoiar os profissionais de saúde na seleção das ferramentas mais precisas e eficientes na avaliação não invasiva dos tumores cerebrais.