Ver o conteúdo principal

Mobilidade Urbana Sustentável: NOVA IMS integra o Projeto ENHANCE

Mobilidade Urbana Sustentável: NOVA IMS integra o Projeto ENHANCE

Detalhe da Notícia

15M

A NOVA IMS orgulha-se de integrar o projeto ENHANCE, que visa compreender os obstáculos para a aplicação dos princípios da cidade dos 15 minutos em áreas metropolitanas periféricas e cidades de menor dimensão. O projeto irá fornecer evidências para fortalecer a tomada de decisões no planeamento local e promover comportamentos de viagem mais sustentáveis.

O conceito da cidade dos 15 minutos surgiu inicialmente para os bairros centrais das grandes cidades, mas é igualmente aplicável às áreas metropolitanas periféricas e a cidades e vilas de menor dimensão. No entanto, estas últimas frequentemente enfrentam desafios suplementares em termos de sustentabilidade, como uma maior dependência do carro, dificuldades nos centros comerciais locais e infraestruturas menos desenvolvidas para viagens ativas.

Coordenado pela Vrije Universiteit Amsterdam, o projeto ENHANCE reúne especialistas e parceiros académicos e não académicos dos Países Baixos, Reino Unido e Portugal. Na NOVA IMS, Fernando Bação, professor catedrático, irá liderar os estudos sobre o comportamento atual de viagens atual e específico de cada grupo em relação aos objetivos da cidade dos 15 minutos.

Recorrendo a técnicas avançadas de ciência de dados, a NOVA IMS irá agrupar segmentos sociais com base em padrões de comportamento partilhados em viagens e características demográficas. A nossa equipa de investigação irá, em seguida, avaliar em que medida diferentes segmentos sociais satisfazem as necessidades diárias de deslocação em viagens locais de curta duração e contribuir para a avaliação da equidade na implementação dos objetivos da cidade dos 15 minutos. Esta análise terá em conta como o comportamento observado nas deslocações é influenciado por características pessoais e condições espaciais relacionadas com a oferta de transporte e a distribuição espacial de serviços.

O investimento total para este projeto é de 890.000 euros, dos quais 124.000 euros serão atribuídos à NOVA IMS ao longo de três anos. O projeto ENHANCE foi concebido no âmbito do Horizonte Europa, o principal programa de financiamento da União Europeia para investigação e inovação. A parceria DUT visa enfrentar os desafios da transição urbana ao envolver comunidades regionais, municipais e locais.