Ver o conteúdo principal

NOVA IMS contribui com mas de 1.600 ações para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

NOVA IMS contribui com mas de 1.600 ações para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Detalhe da Notícia

ODS Header Noticias 1920X1000

Nos últimos cinco anos, a  NOVA Information Management School (NOVA IMS) registou um total de 1.606 contributos para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pelas Nações Unidas na Agenda 2030.  

Esta é uma das muitas conclusões do novo dashboard destinado a monitorizar e a avaliar o contributo da instituição para o cumprimento dos ODS. Desenvolvido através do software Power BI, esta nova ferramenta permite a todos aqueles que fazem parte da comunidade da NOVA IMS – bem como as suas entidades parceiras –  obterem uma “radiografia” rápida e fidedigna sobre os principais contributos da instituição no acompanhamento destes objetivos globais.  

“Ao contabilizar as suas contribuições nas diversas áreas, ao recolher e integrar a informação num único dashboard público, a NOVA IMS pretende não só sensibilizar a sua comunidade, mas também reforçar o seu compromisso com as práticas sustentáveis, criando uma ponte entre o Ensino Superior e a Sustentabilidade. O objetivo é dar ao público uma análise transparente, clara e detalhada”, explica Matilde Simões do departamento de Transformação Digital da NOVA IMS, a unidade responsável pelo desenvolvimento deste projeto.  

A nova plataforma, lançada no Dia Mundial da Terra, pode ser consultada aqui, e nela poderão ser visualizadas todas as iniciativas implementadas pela Escola, alinhadas com os 17 ODS das Nações Unidas, nas mais diversas dimensões da atividade da NOVA IMS: dos programas de ensino ao desenvolvimento de projetos, passando pela elaboração de teses e publicações, até às atividades de investigação.  

 

As principais contribuições da NOVA IMS incluem: 

ODS 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico (17,9%) 

Este objetivo visa promover um crescimento económico sustentável e emprego digno para todos. A NOVA IMS apoia-o através de programas educacionais que equipam os alunos com competências relevantes para um mercado de trabalho dinâmico e projetos de investigação focados em economia e empregabilidade sustentável. 

ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestruturas (15,6%) 

Focado em infraestruturas resilientes e industrialização sustentável, a NOVA IMS promove este objetivo integrando tecnologia e inovação nos currículos, além de colaborar com a indústria para desenvolver soluções tecnológicas que reforçam a infraestrutura industrial.  

ODS 4 - Educação de Qualidade (11,3%) 

Comprometida com a educação de qualidade acessível a todos, a NOVA IMS desenvolve programas de ensino inclusivos que integram avanços pedagógicos para optimizar os resultados educacionais.  

  

Da ideia à concretização 

Foi através de uma iniciativa liderada por uma antiga aluna da NOVA IMS, Iara Chande, que esta ferramenta focada nos ODS foi desenvolvida. Iara explica como tudo começou: “Aliando as competências que adquiri na licenciatura em Gestão de Informação na NOVA IMS com a minha experiência profissional em reporting, percebi que seria interessante a elaboração de um projeto como trabalho final de mestrado. Com o apoio do professor Miguel Neto, surgiu a ideia de elaborar um dashboard para a monitorização da contribuição dos ODS, com o objetivo de ajudar a faculdade a tomar consciência do impacto que tem e perceber que aspetos deve melhorar para potenciar a sua contribuição, sendo assim reconhecida como uma instituição “exemplo” no cumprimento dos objetivos da Agenda de 2030 das Nações Unidas”.   

Desde a conceção até à realização, Iara Chande enfrentou vários desafios, sendo o principal a recolha de dados. “Na altura, apesar da faculdade ter alguma informação disponível relativa ao tópico, a mesma não era suficiente ou não tinha a qualidade necessária. Como tal, foram elaborados questionários para a recolha da informação o que se traduziu num processo mais moroso”, avança.  

A importância do tema e o alinhamento da NOVA IMS com o compromisso da sustentabilidade levaram o projeto a ganhar escala. Para isso, Elvira Costa, responsável pelos Serviços de Documentação da NOVA IMS, teve um papel crucial.“A preocupação em acompanhar e implementar os ODS já existia na NOVA IMS, através das publicações científicas, mas era importante trazer também essa consciência para as teses de mestrado e, mais tarde, para todas as atividades da NOVA IMS que pudessem ser classificadas segundo os ODS”.   

Recorde-se que esta iniciativa decorre do compromisso assumido pela NOVA IMS - refletido no mote ‘Data With Purpose’ - em ser uma escola inteligente e ao mesmo tempo sustentável, preocupada em criar valor acrescentado para a sociedade e em desenvolver soluções que não só deem uma resposta aos desafios do mundo real, mas também melhorem a qualidade de vida das populações.