Prémio UNIGIS 2022 atribuido a Artur Varanda, ex-aluno da NOVA IMS

Artur Varanda

O Prémio Internacional de Excelência Académica UNIGIS é concedido aos alunos que apresentarem as melhores teses de Mestrado durante o ano letivo anterior, numa das universidades parceiras da UNIGIS em todo o mundo.

Todos os anos, a UIA (Union of International Associations) atribui este prémio ao autor de uma das muitas dissertações de Mestrado apresentadas, distinguindo e homenageando os participantes por um excelente desempenho académico.

Artur Varanda, aluno de Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica, na NOVA IMS, formado desde 2021, foi o vencedor do Prémio Internacional de Excelência Académica UNIGIS 2022, destacando-se com a melhor tese entre as universidades parceiras.

Sinto-me muito honrado por ter sido galardoado com o Prémio de Excelência Académica UNIGIS 2022. Como oficial do Exército Português, sei desde os primeiros dias de uniforme o papel fulcral que os mapas desempenham no contexto militar, mas foi o Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica que me ensinou exatamente como a informação espacial é essencial na maioria dos campos da atividade humana”, expressou Artur depois de vencer este prestigiado prémio. Acrescentou ainda que “os mapas são e sempre foram considerados ferramentas fundamentais para a tomada de decisões, por isso é natural esperar que melhores mapas – com melhor resolução espacial, melhor precisão e atualizações mais rápidas – levem a melhores decisões

Artur partilhou ainda que o objetivo do seu projeto foi explorar essa relação, utilizando tecnologias emergentes prontamente disponíveis para mostrar como as áreas de interesse num conflito de uma região atingida poderiam ser detectadas de maneira oportuna, económica e não invasiva. O ex-aluno defende que “se as áreas críticas forem encontradas com melhores resoluções espaciais e temporais, a assistência humanitária e de segurança fornecida por organizações internacionais e forças de manutenção da paz será mais relevante”.

Terminou as suas declarações agradecendo a todas as pessoas e organizações que o apoiaram, destacando os seus orientadores e coordenador de curso na NOVA IMS, os professores Victor Lobo, Carina Albuquerque e Marco Painho.