Brain-U

Topo Brain

Brain-U

Designação do projeto

A Universidade Nova de Lisboa, através do Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa — Nova Information Management School (NOVA IMS), decidiu apresentar uma operação de candidatura intitulada “Plataforma Analítica de Apoio ao Planeamento e Gestão de Instituição do Ensino Superior” – Brain U. A operação de candidatura Brain U consiste na implementação de uma plataforma analítica de apoio ao planeamento e gestão de Instituição de Ensino Superior num ambiente Data-Driven, focada no cliente e geradora de maior eficiência na utilização de recursos.

Objetivos

A submissão da presente candidatura tem como principal objetivo operacionalizar e disponibilizar uma plataforma analítica que contemple a desmaterialização dos suportes de informação e dos processos. Esta plataforma facilitará, com menor custo, o acesso à informação disponível junto de todos os utilizadores dos serviços da Instituição, reforçando a sua capacidade de captação de estudantes estrangeiros através da introdução de processos automáticos de contacto comercial a serem efetuados entre os colaboradores da estrutura e os candidatos a ingressar nos cursos existentes na NOVA IMS.

De igual modo, as soluções preconizadas no Projeto Brain U contribuirão para implementar as medidas SIMPLEX+ e incrementar a interoperabilidade dos novos sistemas junto de várias plataformas de integração transversal da Administração Pública. Todo este processo de modernização e de mudança exigirá a operacionalização de ações de formação que possam incrementar as competências dos colaboradores envolvidos.

Em termos de natureza do projeto, este traduzir-se-á para a NOVA IMS, numa alteração significativa no seu modelo de organização de trabalho, nomeadamente na forma como conduz os seus processos internos e nos produtos e serviços que disponibiliza.

Resultados

• Aumentar a eficiência nos processos e serviços on-line através da utilização de tecnologias testadas e consolidadas que estão disseminadas na administração pública (cartão do cidadão, autenticação.gov, assinatura digital, etc.);
  • Reduzir os custos e o lead time associado aos processos e fluxos de trabalho;
  • Agilizar as comunicações e o atendimento através da criação de centros de atendimento unificados e multicanal;
  • Cumprir as normas e regulamentação de tratamento, armazenamento, classificação e manutenção de informação. Neste âmbito, destaca-se a adequação ao RNID e os dados abertos em integração no portal dados.gov.pt;
  • Aumentar o know how e skills dos recursos humanos da NOVA IMS habilitando-os para uma utilização mais eficiente das novas ferramentas digitais;
  • Reforçar as Vantagens Competitivas da Escola junto da comunidade académica internacional.

Apoio Financeiro

Apoio financeiro da união europeia em euros Custo total em euros
173.482,3€ 304.622,11€