Ver o conteúdo principal

Erasmus Outgoing

Imagem Topo Website Erasmus Outgoing
Erasmus Outgoing

O Programa Erasmus+ tem como principal objectivo contribuir para o desenvolvimento da União Europeia enquanto sociedade baseada no conhecimento, caracterizada por um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos assim como com uma maior coesão social, actuando em paralelo para uma adequada protecção do ambiente, considerando as gerações futuras.

Encontram-se abertas as fases de candidaturas para os programas de Mobilidade Erasmus+ e Swiss European Mobility Programme.

  • Outgoing: Erasmus+ Estudos e Swiss European Mobility Programme até 7 de Abril 2024;
  • Outgoing: Erasmus+ Estágios até 31 de Maio 2024.
Programa Erasmus+ image

Programa Erasmus+

O Programa Erasmus+ é o programa sectorial relativo ao Ensino Superior do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, da Direcção-Geral de Educação, Formação e Juventude da Comissão Europeia.

O Programa Erasmus+ procura dar ênfase à qualidade e reforçar a dimensão Europeia do Ensino Superior, promovendo a cooperação transnacional entre as universidades, fomentando a mobilidade europeia e incentivando a transparência e o total reconhecimento académico dos estudos e das qualificações em toda a União Europeia.

Interessado/a em estudar/estagiar no estrangeiro?

Como estudante na NOVA IMS, tens diversas oportunidades para adquirir experiência internacional durante os teus estudos. Podes estudar durante um semestre numa universidade parceira e/ou estagiar numa organização durante um ou dois semestres para ganhares experiência profissional, podendo também utilizar essa experiência no teu Trabalho Final de Mestrado. Como regra geral, as propinas na universidade parceira são dispensadas ou financiadas através de uma bolsa de estudos.

Os programas de mobilidade no âmbito do Erasmus+ oferecem um enquadramento organizativo bem estruturado para estudar/estudar no estrangeiro, devido a regulamentos uniformes em toda a Europa, tais como:

  • O Gabinete Erasmus da universidade de origem estabelece contacto com a universidade anfitriã.
    A acreditação das conquistas obtidas no estrangeiro é vinculativamente regulamentada antes da estadia no estrangeiro.
  • Se te inscreveres atempadamente na universidade anfitriã, muitas vezes é reservado um lugar numa residência universitária.
  • A maioria das universidades anfitriãs oferece uma ampla rede de apoio, etc.

No âmbito do programa Erasmus+, a NOVA IMS possui universidades parceiras na Europa onde os estudantes podem passar um semestre no estrangeiro. As modalidades de intercâmbio são definidas nos "acordos bilaterais" entre a NOVA IMS e a respetiva universidade parceira. Isto significa que nas universidades internacionais há um número diferente de vagas de estudo disponíveis para estudantes da NOVA IMS, em diferentes áreas de estudo.

Podes candidatar-te a um semestre de intercâmbio durante os períodos oficiais de candidatura, habitualmente no inicio do segundo semestre.

Nota que as candidaturas devem ser submetidas com um ano de antecedência. Isso significa que, se te candidatares durante um período de candidatura no semestre de inverno e conseguires um lugar de intercâmbio, começarás o teu semestre de intercâmbio no semestre de inverno seguinte.

Acordos de Mobilidade

Atualmente, a NOVA IMS tem acordos de mobilidade de docentes e alunos com as seguintes Universidades:

Swiss European Mobility Program

O programa SEMP (Swiss European Mobility Program) foi criado quando a Suíça deixou de integrar o programa Erasmus em 2014.

Aplicam-se neste programa os mesmos regulamentos do Programa Erasmus + com a exceção da subvenção que é paga pelo governo suíço.

As mesmas regras que estão estabelecidas no Regulamento do Programa Erasmus+ - Mobilidade para Estudos da NOVA IMS são aplicadas para as candidaturas e as mobilidades efetuadas no âmbito do Swiss European Mobility Program, exceto no que diz respeito ao pagamento das bolsas de mobilidade.

O financiamento SEMP para estudantes que efetuarem mobilidade para a Suíça é administrado pela universidade de acolhimento.

No caso de estudantes de mobilidade provenientes de Portugal, a bolsa para o ano letivo 2024/2025 é de 440 CHF por mês.

Université de Lausanne

Faculty of Business and Economics (HEC Lausanne)

Código da Universidade de Acolhimento: CH LAUSANN01

Área de Estudos: Business and Administration (0410)

Ciclo de Estudos: 1.º; 2.º Ciclo

N.º de Vagas: 4

Exchange at HEC Lausanne

Courses for Exchange Students

Fact Sheet/ Informação Adicional

Perguntas mais Frequentes

Pré-candidatura

  • Quem pode realizar a mobilidade Erasmus para estudos?

    Nacionais de um país participante no Programa Erasmus+, ou nacionais de outros países, inscritos em cursos conferentes de grau (Licenciatura; Mestrado; Doutoramento) em escolas ou instituições de ensino superior de um país participante, nas condições estabelecidas por cada um dos países participantes, de acordo com a natureza do programa.

    • Os estudantes de licenciatura, no ato de candidatura deverão ter aprovado um mínimo de 60 ECTS.
    • O estudante de licenciatura ou mestrado não deverá ter cadeiras do 1.º ano em atraso no final do semestre anterior ao da mobilidade.

    Os estudantes de licenciatura têm normalmente a sua "Mobility Window" no segundo semestre do terceiro ano, semestre em que apenas têm unidades curriculares optativas. As "Mobility Windows" dão aos estudantes a garantia de que a participação na mobilidade não os fará saltar um semestre nem resultará num aumento do nível de carga de trabalho, e garantem que os seus créditos serão reconhecidos na sua universidade de origem.

  • Quem pode realizar a mobilidade Erasmus para estágios?

    Nacionais de um país participante no Programa Erasmus+, ou nacionais de outros países, inscritos em cursos regulares em escolas ou instituições de ensino superior de um país participante, ou recém-diplomados, selecionados no ano letivo anterior (quando estavam ainda inscritos), nas condições estabelecidas por cada um dos países participantes, de acordo com a natureza do programa.

    • Os estudantes de licenciatura deverão estar inscritos no 3.º ano, não poderão ter unidades curriculares em atraso no final do semestre anterior ao da mobilidade, e apenas poderão realizar mobilidade em estágio no último semestre do curso.
    • Os estudantes de Mestrado deverão realizar a mobilidade de estágio após conclusão da parte curricular do curso.
  • Posso realizar mobilidade durante quanto tempo?

    A duração mínima da mobilidade é de 2 meses e a máxima é de 12 meses.

  • Já fui estudante Erasmus. Posso candidatar-me novamente?

    Sim. Durante todo o seu percurso académico pode usufruir de 12 meses de mobilidade por cada ciclo de estudos.

    • Os alunos que já beneficiaram de uma bolsa Erasmus da NOVA IMS perdem prioridade na atribuição de bolsa em relação aos outos estudantes.
  • Posso candidatar-me a uma vaga de uma universidade para uma área de estudos que não conste do acordo?

    Não, só se pode candidatar às vagas para as áreas de estudo indicadas nos acordos.

  • Antes de efetuar a pré-candidatura online, o que tenho de fazer?

    1. Verificar na listagem de acordos interinstitucionais Erasmus, quais os acordos indicados para o seu curso e a que ciclo de estudos se destinam;
    2. Consultar a página web da Universidade de Acolhimento (UA), na qual pretende realizar a mobilidade, para verificar se existem disciplinas de interesse e quais os pré-requisitos (por exemplo, se é exigido algum nível de língua).

Resultados e seleção

  • Como são atribuídas as colocações para as Universidades de Acolhimento (UA)?

    Terminado o processo de candidatura, os estudantes são ordenados em função dos seguintes critérios:

    1. Ordenação decrescente segundo a média do estudante no final do semestre anterior ao momento da candidatura;
    2. Ordenação decrescente segundo o número de ECTS já realizados, a dividir pelo número total de ECTS possíveis de serem realizados até ao final do semestre anterior ao momento da candidatura;
    3. Ordenação crescente segundo o número de anos de matrículas para atingir aquele número de ECTS.

    Em caso de empate utilizar-se-á o seguinte critério de desempate:
    Ordenação crescente de acordo com a data/hora de submissão da candidatura.

    Durante o processo de seleção, o Gabinete de Erasmus colocará cada estudante na vaga da universidade de acolhimento da sua preferência, de acordo com a posição ocupada na lista de seriação e com as vagas previstas nos acordos.

  • Não fiquei colocado em nenhuma das minhas escolhas. Que opções tenho?

    Se as vagas existentes não forem preenchidas, poderá existir um segundo período de candidatura, que será estabelecido mediante decisão do Coordenador do Programa Erasmus+ na NOVA IMS. Caso isto aconteça, os alunos serão devidamente informados das vagas existentes e do período de candidatura, podendo escolher até cinco novas opções de candidatura, por ordem de preferência.

    Os alunos não colocados poderão também solicitar ser colocados em lista de espera para uma vaga no caso de uma eventual desistência. Caso haja mais colegas interessados na mesma vaga, a sua atribuição seguirá a lógica do ranking.

    A lista de espera ficará válida, no limite, até ao momento em que se iniciarem as nomeações dos alunos para as universidades de acolhimento.

    Qualquer alteração que venha a ser pedida será analisada tendo em consideração os critérios de seleção e as vagas ocupadas e disponíveis.

  • Fui selecionado para um opção, mas pretendo ir noutra que ainda tem vaga. Posso alterar?

    Sim, se dentro do período definido e salvaguardando que a prioridade das vagas disponíveis será dada aos alunos que não conseguiram nenhuma vaga.

    Caso haja mais colegas interessados na mesma vaga, a sua atribuição seguirá a lógica do ranking.

  • Estou colocado numa das minhas opções mas tenho preferência por outra delas. Se algum colega meu, colocado na mesma, desistir eu posso ficar com a vaga?

    Os alunos não colocados poderão  solicitar (dentro do período definido) ser colocados em lista de espera para uma vaga no caso de uma eventual desistência. Caso haja mais colegas interessados na mesma vaga, a sua atribuição seguirá a lógica do ranking.

    A lista de espera ficará válida, no limite, até ao momento em que se iniciarem as nomeações dos alunos para as universidades de acolhimento.

    Qualquer alteração que venha a ser pedida será analisada tendo em consideração os critérios de seleção e as vagas ocupadas e disponíveis.

  • Fui selecionado para um acordo para o primeiro semestre, posso mudar o período de mobilidade para o segundo semestre?

    Pode, desde que informe o Gabinete de Erasmus e tal seja possível de acordo com as vagas existentes.

Bolsa

  • Fui selecionado para fazer Erasmus. É-me atribuída automaticamente bolsa?

    Não. Todos os estudantes que efetuem a pré-candidatura são elegíveis para receber bolsa Erasmus. Essa atribuição dependerá da verba disponibilizada pela Reitoria da NOVA para o efeito e se a mobilidade não for exclusivamente com aulas à distância.

  • Recebo bolsa por quanto tempo?

    Receberá bolsa pelo tempo efetivo de estadia indicado no Contrato de Mobilidade e de acordo com a Declaração de Estadia.

  • Qual o valor da bolsa a ser atribuído?

    Depende do país para onde foi selecionado. No entanto, salientamos que o valor de bolsa atribuído é só para custear a diferença do nível de vida entre o nosso país e o país de destino.

  • Sou bolseiro SAS. Terei direito a bolsa Erasmus também?

    A atribuição de bolsa Erasmus depende exclusivamente da seriação, independentemente de ser, ou não, bolseiro SAS.

  • Posso candidatar-me a uma bolsa suplementar Erasmus?

    Não é necessário efetuar candidatura. Os estudantes que sejam cumulativamente bolseiros Erasmus e SAS ficam automaticamente elegíveis para receber Bolsa Suplementar Erasmus. Os SAS e a Reitoria averiguarão estes casos.

  • Fui contemplado com bolsa Erasmus, recebo o valor total de uma só vez?

    Não! A bolsa é paga em duas vezes. Inicialmente é feita uma transferência de 70% do valor total (1ª prestação). Após o regresso do estudante, e mediante a apresentação da Declaração de Estadia, do Transcript of Records (TR) e da submissão do Relatório Final, será feito o pagamento dos restantes 30% (2ª prestação), caso se verifique que houve aproveitamento escolar.

  • Recebo a bolsa antes de iniciar a mobilidade?

    Sim, se o procedimento estiver concluído até 60 dias antes de iniciar a mobilidade.

    O pagamento da 1ª prestação (70% do valor da bolsa) é efetuado após a assinatura do contrato Erasmus+, que por sua vez só é emitido pelo Gabinete de Erasmus, depois dos estudantes terem preenchido e colocado toda a documentação necessária na Plataforma Erasmus+. A Unidade de Gestão das Mobilidades Internacionais da Reitoria da NOVA dará ordem de pagamento, após o Senhor Vice-Reitor assinar o referido contrato.

  • Caso não obtenha aproveitamento na Universidade de Acolhimento tenho que devolver a 1ª prestação da bolsa?

    Sim. Para não ter de devolver a 1ª prestação da bolsa e receber a 2ª prestação da bolsa terá de obter aproveitamento a pelo menos uma unidade curricular que conste no plano de estudos (Learning Agreement – Before the Mobility) ou no Changes (Learning Agreement – During the Mobility), previamente aprovados.

  • Se pedir prolongamento do período de estudos receberei bolsa para o tempo adicional?

    Os pedidos de prolongamento do período de estudos não garantem um complemento de bolsa, ou seja, só serão pagos se houver verba sobrante.

  • Não fui contemplado com bolsa. Posso realizar a mobilidade?

    Sim. Realiza a mobilidade com bolsa-zero.

    Em caso de desistências de alunos bolseiros, existindo verba e de acordo com a sua posição no ranking, poderão vir a usufruir de bolsa erasmus, com retroativos, caso já se encontrem em mobilidade.

Formalização da candidatura na Universidade de Acolhimento

  • Quais são os prazos para formalizar a candidatura?

    Após o término das pré-candidaturas Erasmus, o Gabinete Erasmus irá enviar para as Universidades de Acolhimento (UA), a nomeação dos estudantes que ficaram selecionados.

    Os estudantes têm de formalizar a candidatura de acordo com as indicações que irão receber da UA, por email ou que estejam referidas na página de internet da mesma. Têm de cumprir o prazo e os procedimentos que lhes forem indicados.

    Devem ler atentamente as Fact-Sheets disponíveis para cada Universidade de Acolhimento.

  • Após a formalização da candidatura posso desistir?

    Se desistir, deverá apresentar a declaração de desistência por email, expondo as razões da sua desistência e anexando documento justificativo, se for caso disso.

  • Que documentos são necessários preencher para formalizar a candidatura?

    Os documentos que a UA lhe pedir para submeter.

    Porém, para formalizar a candidatura junto do Gabinete de Erasmus, é necessário:

    • Enviar uma cópia em PDF do Learning Agreement (LA) criado na Plataforma Online Learning Agreement (OLA), que é o documento onde constam as unidades curriculares que o estudante pretende fazer na UA (tabela A) e a creditação de competências e conhecimentos a que terá direito na NOVA IMS quando regressar (Tabela B), após estar assinado por todos os envolvidos;
    • Calendário escolar da faculdade de destino (que poderão solicitar ao Gabinete Erasmus da Universidade Parceira ou imprimir do site da mesma);
    • Fotocópia da Procuração devidamente assinada (aconselhável, mas não obrigatório);
    • Termo de Responsabilidade devidamente assinado;
    • Uma cópia do vosso Cartão Europeu de Seguro de Doença válido para todo o período de mobilidade.

    Atenção:

    • Verificar prazos de envio / submissão de documentos junto da Universidade a que se candidata;
    • Verificar os documentos que são necessários (podem ser diferentes dos que são solicitados pela NOVA IMS);
    • Declaração comprovativa do nível de Inglês (B2) / (mobilidade estudos) - Caso não tenham (TOEFL; IELTS; ou equivalente), poderão solicitar um comprovativo junto dos Serviços Académicos da NOVA IMS.
  • No LA tenho que colocar o código da área de estudo e da Universidade de Acolhimento, onde os poderei encontrar?

    Na lista de países/Acordos Interinstitucionais na página da NOVA IMS - Ensino/Programas de Mobilidade – Erasmus - Erasmus Outgoing.

  • Que datas de início e fim da mobilidade coloco no LA?

    A data de início deve corresponder ao 1º dia de aulas ou sessão de boas-vindas (se existir) e a data de fim de mobilidade deve corresponder ao último dia da época de exames da UA.

  • Como obtenho os planos curriculares da UA?

    Através da página web da UA, da Fact-Sheet disponível no site da NOVA IMS ou do Gabinete de Relações Internacionais da UA.

  • Quem deverá aconselhar e validar as unidades curriculares a colocar no Plano de Estudos (Learning Agreement)?

    As unidades curriculares escolhidas na universidade de destino não têm correspondência com unidades curriculares da NOVA IMS. As unidades curriculares escolhidas serão creditadas enquanto unidades curriculares optativas ou incluídas em Suplemento ao Diploma (no caso das unidades curriculares não passíveis de creditação1).

    Todas as unidades curriculares a constar do plano de estudos a realizar em mobilidade têm de ser previamente aprovadas pelo Diretor/Coordenador do Curso do estudante e pelo Coordenador Erasmus.

    Atenção

    • 1Não são passíveis de creditação unidades curriculares sem classificação que possa ter traduzida para a Escala de classificação portuguesa, a que se refere o artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro e conforme Regulamento da NOVA IMS - escala numérica de 0 a 20 (p. ex. "2 ECTS, NOT GRADED, PASS, taught in English"). Este facto não impede, contudo, que o Diretor/Coordenador do Curso do estudante e o Coordenador Erasmus aprovem em Learning Agreement a sua frequência. É da responsabilidade do aluno, querendo fazer as unidades curriculares, ter atenção ao sistema de classificação e da possibilidade destas não terem reconhecimento académico para efeitos de conclusão do curso ou média final de curso.
    • O número máximo de ECTS no caso dos cursos de linguas é de 4 ECTS (no global da licenciatura); German or English language course (beginner, intermediate or advanced, 5 ECTS).
  • Tenho a proposta de LA preenchida e assinada por mim. O que devo fazer?

    Deve enviar a proposta de LA para o Gabinete Erasmus afim de ser verificado se todos os campos estão bem preenchidos, antes de ser assinado validado pelo Diretor/Coordenador do Curso e assinado pelo Coordenador Erasmus.

  • A documentação entregue/enviada ao Gabinete de Erasmus é suficiente para formalizar a candidatura na UA?

    Não. A documentação entregue no Gabinete Erasmus é para o processo de mobilidade da NOVA IMS.

    As UA têm documentos e procedimentos próprios de candidatura. Assim, os estudantes devem consultar as informações Erasmus que constam na página web da UA, ou caso recebam email da UA com instruções, devem proceder em conformidade.

  • Já formalizei a candidatura na NOVA IMS, o que devo fazer a seguir?

    Todos os estudantes que formalizaram a candidatura receberão um email a solicitar o preenchimento dos seus dados pessoais e da mobilidade na Plataforma Erasmus+ da Reitoria da UNL. Na mesma plataforma deverão também fazer o upload do seguinte documento: Comprovativo de NIB, IBAN e SWIFT (documento bancário, com o nome do estudante impresso).

  • Basta ser selecionado pela NOVA IMS para poder realizar a mobilidade?

    Não. Apesar dos estudantes serem selecionados pela NOVA IMS, e formalizarem a candidatura Erasmus (através da entrega da documentação que será solicitada pela NOVA IMS e pela UA), a realização da mobilidade só estará garantida após a UA aprovar a candidatura e informar o estudante de que foi aceite.

  • Em que altura é que a UA informa os estudantes que foram aceites?

    Depende se o estudante realizou todos os procedimentos solicitados pela UA e do tempo que cada UA demora a analisar as candidaturas.

    A aceitação é formalmente comunicada pela UA, através do envio da Carta de Aceitação e do LA assinado pelo representante legal da UA.

  • Quando tiver a Carta de Aceitação e o Learning Agreement assinado pela UA devo fazer alguma coisa?

    Sim, deve enviar de imediato os documentos para o Gabinete Erasmus, pois teremos que fazer o upload do LA assinado pela UA na Plataforma Erasmus+ da Reitoria da UNL.

  • Quem trata da viagem? Preciso de visto?

    • Para viajar para fora de Portugal, assegure-se de que possui um documento de identificação válido, Bilhete de Identidade (ou Cartão de Cidadão) ou Passaporte, pois este documento pode ser-lhe exigido para comprovar a sua identidade.
    • Deverá ser o estudante a marcar a viagem atempadamente, de forma a estar na Universidade de Acolhimento quando as atividades letivas tiverem início. É aconselhável que, sempre que possível, sejam adquiridos bilhetes com a possibilidade de reembolso ou cancelamento sem custo associado. Além disso, aconselhamos a compra da viagem apenas quando recebida a aceitação formal e oficial da candidatura submetida à Universidade de Acolhimento.

     

    • Se tiver a nacionalidade de um país da UE, a única condição para viver noutro país da UE até três meses é ser titular de um cartão de cidadão/bilhete de identidade ou passaporte válido. Para estadas superiores a três meses deverá ser necessário registar-se como residente no país onde está a estudar.
    • Se vai viajar para um país fora da União Europeia e fora dos países que têm acordos no âmbito do Espaço Schengen, deverá ter em sua posse não só o Passaporte como o respectivo Visto de Estudos. O visto é solicitado em Portugal, junto do consulado do país de destino, antes da viagem (é preciso solicitar o visto cerca de 4-6 semanas antes de viajar e terá um custo). Aconselhamos a tratar dos procedimentos necessários com alguma antecedência.

     

    • Os participantes no Programa Erasmus+ de países fora da UE precisam de um visto de longa duração ou de uma autorização de residência emitida pelo país de destino.
    • Se os participantes possuírem uma autorização de residência ou um visto de longa duração emitido por um país do espaço Schengen, poderão movimentar-se dentro do espaço Schengen até 90 dias por cada período de 180 dias. Para estadas superiores a três meses deverá ser necessário registar-se como residente no país onde está a estudar.
  • Preciso de seguro?

    O Programa ERASMUS+ - Mobilidade de Estudantes não possui nenhum tipo de seguro associado.

    É obrigatório ser titular do Cartão Europeu de Seguro de Doença (http://www4.seg-social.pt/pedido-cartao-europeu-seguro-doenca), que permite a uma pessoa segurada ou abrangida por um regime de proteção social de um dos 27 Estados-Membros da União Europeia(1), Islândia, Listenstaina, Noruega, Suíça e Reino Unido, obter junto dos prestadores de cuidados públicos a assistência médica de que o seu estado de saúde necessitar durante a sua estada temporária em qualquer dos Estados referidos.

    Os alunos da NOVA IMS usufruem, no entanto, do Seguro de Acidentes Pessoais, contratado no início do ano letivo aquando da matrícula.

    Importa esclarecer que esta apólice cobre apenas acidentes pessoais, estando excluídas quaisquer coberturas de doença (https://www.novaims.unl.pt/pt/ensino/alunos/seguros-de-acidentes-pessoais/).

    O Cartão Europeu de Seguro de Doença (EHIC) não é a alternativa ao seguro de viagem. Caso pretendam, poderão subscrever uma Apólice de Seguro de Doença e outras coberturas no estrangeiro, que cubra totalmente a estadia do estudante no exterior.

    Cidadãos não pertencentes à UE que não possuam um EHIC são obrigados a apresentar à NOVA IMS o seu seguro de viagem que normalmente é exigido a residentes não comunitários ao solicitar o visto.

    Nota: Algumas Universidades Parceiras exigem a subscrição de um seguro de saúde.

  • Como posso encontrar alojamento?

    Através do Gabinete de Relações Internacionais da UA.

Contrato de Mobilidade

  • Se já estiver em mobilidade, quem assina o meu contrato de mobilidade?

    O contrato Erasmus é enviado pelo Gabinete de Erasmus, para o email institucional do estudante, que o deverá assinar e devolver, também por email. Logo, o estudante não precisa de se deslocar ao Gabinete de Erasmus para assinar o contrato.

    Os alunos não deverão iniciar a mobilidade sem ter o Contrato assinado.

    Sem este documento assinado a Reitoria não efetua o pagamento da 1ª prestação da bolsa Erasmus.

  • Devo entregar algum documento para o Gabinete de Erasmus elaborar o contrato de mobilidade?

    Para além do preenchimento dos dados na Plataforma Erasmus+ da Reitoria da UNL é ainda necessário que tenham enviado para o Gabinete de Erasmus o Learning Agreement assinado pela UA

Antes de iniciar o período de mobilidade

  • Antes de partir em mobilidade terei de fazer mais alguma coisa?

    • Deve renovar a inscrição na NOVA IMS, como se não fosse em mobilidade;
    • Deve efetuar o pagamento das propinas na NOVA IMS;
    • Deve inscrever-se nas unidades curriculares na NOVA IMS, como se não fosse de Erasmus;
    • Dever ter assinado o contrato de mobilidade.

Durante o período de mobilidade

  • A Universidade de Acolhimento pode cobrar propinas?

    Não. Os estudantes em mobilidade Erasmus estão isentos do pagamento de propinas na UA, visto que estas são cobradas na universidade de origem. A UA pode cobrar algumas taxas, tais como: seguro, cartão de estudante e associação de estudante.

  • Quando chegar à UA o que devo fazer?

    Deve enviar para o Gabinete de Erasmus da NOVA IMS:

    • o seu comprovativo de chegada;
    • e uma cópia do Learning Agreement, devidamente assinado pela UA, caso não tenha sido enviada antes do início da mobilidade.
  • Se durante a mobilidade existirem alterações ao Plano de Estudos previamente definido (nº de ECTS ou unidades curriculares diferentes, por exemplo) o que tenho que fazer?

    Deve preencher um documento que se chama “Learning Agreement - During the Mobility”, que tradicionalmente designamos por Changes, no OLA.

    Neste formulário, no Quadro A2 deverá incluir apenas as unidades curriculares que pretende retirar e/ou acrescentar, assinalando com uma cruz se se trata de disciplina apagada ou acrescentada.
    Na tabela B2, a acreditação académica de competências e conhecimentos que lhe será atribuída na NOVA IMS (em caso de aprovação) deve ser feita de forma a corresponder à tabela A2. Deverá adotar o mesmo procedimento para as unidades curriculares adicionadas. As unidades curriculares que já fazem parte do Learning Agreement inicial e que não tenham sofrido alterações não devem ser registadas neste documento.

    Este documento, depois de ser assinado por todos os envolvidos (Estudante, NOVA IMS e UA), tem de ser enviado pelo estudante para o Gabinete de Erasmus, no prazo máximo de 30 dias contados a partir da data de chegada à UA (em PDF, por email).

    Todas as alterações ao plano de estudo carecem de aprovação do Diretor/Coordenador do curso do estudante e do Coordenador Erasmus.

  • Candidatei-me inicialmente apenas para o primeiro semestre, mas pretendo pedir prolongamento do período de estudos, o que devo fazer?

    Deve enviar para o Gabinete de Erasmus o formulário referente ao pedido de prolongamento, bem como o Changes com as unidades curriculares que pretende adicionar, devidamente preenchidos e assinados por si e pela UA.

    Terá obrigatoriamente de ser feito até 30 dias antes da data final de mobilidade inicialmente prevista.

    Os estudantes que realizam mobilidade no segundo semestre não podem pedir prolongamento para o próximo semestre, pois esse pertence a um ano letivo diferente.

Após a conclusão do período de mobilidade

  • Que documentos são necessários entregar após a conclusão da mobilidade e qual o prazo para entrega dos mesmos?

    Os estudantes têm 30 dias após o término da mobilidade, para:

     

    • Entregar / Enviar a declaração de estadia e cópia do Transcript of Records (certificado com as unidades curriculares realizadas na UA durante o período de mobilidade) no Gabinete Erasmus da NOVA IMS (estudos);
    • Entregar / Enviar devidamente preenchidos e assinados a declaração de estadia + descrição/resultado das atividades desempenhadas (estágios).
    • Solicitar junto dos Serviços Académicos da NOVA IMS prova de reconhecimento académico das unidades curriculares realizadas em mobilidade;
    • Fazer upload dos documentos na Plataforma Erasmus+ da Reitoria;
    • Responder ao Relatório Final (Participant Survey) – os estudantes receberão um email a solicitar o preenchimento obrigatório do relatório final.

     

    Para ser considerado válido o Transcript of Records deve ser assinado pelo responsável na Universidade de Acolhimento e ter o carimbo da mesma;
    Caso seja recebido por email deverá ser reencaminhado para a NOVA IMS o email da Universidade / Instituição de destino.

    Só após a conclusão destes procedimentos e a validação dos documentos entregues será possível efetuar o processamento para pagamento/acertos da 2ª tranche das bolsas.

     



     

  • A declaração de estadia tem de ser preenchida no formulário da NOVA ou é possível usar um formulário da UA?

    É aconselhável usar o formulário da Reitoria da NOVA, mas é possível aceitar o modelo utilizado na UA, desde que garanta a informação necessária.

    Para ser considerada válida é necessário que:

    • Esteja completamente preenchida e devidamente assinada e carimbada pela Instituição de acolhimento;
    • O documento apresente as datas efetivas de mobilidade do aluno (dia/mês/ano)

    A data de assinatura da declaração não pode ser anterior em mais de 5 dias à data final da mobilidade.

Carlota Franco
Lituânia | Universidade de Vilnius
Afonso Pereira
Polónia | Universidade Nicolau Copérnico
Carolina Maximiano
Alemanha | Hochschule für Technik und Wirtschaft Dresden
Adriana Português
Grécia | University of Thessaly Department of Economics
Cristina Freitas
República Checa | Universidade Checa de Ciência da Vida de Praga
Duarte Redinha
Hungria | Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste
Gonçalo Calixto Pires
Eslovénia | University of Ljubljana School of Economics and Business
Dário Jesus
Hungria | Budapest University of Technology and Economics
Frencis Visser
Holanda | Radboud Universiteit Nijmegen
slider item
A Lituânia cativa pelo contraste com aquilo que nos é familiar, desde as paisagens, costumes, gastronomia e língua. A Universidade de Vilnius oferece uma vasta oferta de disciplinas, e permitiu-me moldar o meu conhecimento de acordo com as minhas ambições futuras. Em Vilnius não falta entretenimento – os festivais e mercados locais são a imagem de marca desta cidade, bem como as tradições que, embora inicialmente pareçam invulgares, nos envolvem na cultura do país.
slider item
Estudar na Polónia foi uma experiência académica e cultural única. A Universidade aposta num ensino dinâmico e colaborativo, que me levou a conhecer pessoas de toda a Europa. Viajei pelo país e arredores, e fiz amizades que duram até hoje. Recomendo o programa Erasmus a todos os estudantes!
slider item
Em Dresden tive uma experiência única e desafiante. Uma cidade rica em cultura e com equilíbrio entre a vida citadina e a natureza. Na HTW ganhei uma visão prática de negócio e as bases de alemão. Sem dúvida um lugar a recordar pelos bons momentos!
slider item
Erasmus, experiência inacreditável e única! A combinação perfeita entre sair da zona de conforto e abrir portas a novas oportunidades, aprendizagens, idiomas, culturas, métodos de ensino, aventuras e amizades!
slider item
Esta experiência única mudou a minha vida, fez-me crescer muito como pessoa, tanto a nível profissional como pessoal. Aprendi a viver sozinha, a adaptar-me a uma cultura totalmente diferente e a ter a mente aberta a outras perspetivas de vida. Permitiu-me conhecer novas pessoas e culturas de todo o mundo, que até hoje mantenho contacto.
slider item
Para mim Erasmus foi uma da experiência mais importante e imprescindível que já passei. Em Budapeste conheci pessoas de todos os cantos do mundo, viajei por diversos países, tive a oportunidade de aprender com métodos diferentes e de crescer como indivíduo.
slider item
Foi na Eslovénia que experienciei o melhor da vida académica. Viver numa pequena cidade, rodeada pela natureza e onde apenas se anda de bicicleta, foram as principais razões pelos quais escolhi Liubliana.
slider item
Participar no Programa Erasmus foi a decisão mais importante que tomei enquanto estudante universitário: sair da minha zona de conforto para enfrentar o desconhecido. Era esse o desafio. Um desafio que mudou a minha vida, pelas experiências que tive, pelos países que conheci, pelas culturas que observei e, claro, pelas inúmeras pessoas com quem me cruzei. Para além da vertente pessoal, tive a sorte, graças à NOVA IMS, de estudar numa das mais conceituadas universidades da Hungria e conhecer diferentes métodos de ensino. É uma experiência que nos faz crescer e que nos leva a descobrir novas realidades. É uma etapa pela qual todos os estudantes devem passar, até porque "once Erasmus, always Erasmus.
slider item
Studying at NOVA IMS was a really nice and good experience for me. Already at the Welcome Day I had a good feeling about the university, because the teachers and coordinators were all very friendly. At NOVA IMS I had classes in small groups, which made the courses interactive. Through practical exercises I could bring the theory directly into practice, a nice and good way of studying. NOVA IMS is a small faculty, but it has contacts with a lot of universities. Because of that there were not a lot of Erasmus students at our faculty, but we were a small group of Erasmus students all with different nationalities. We were very close and after 5 months of Erasmus I have friends from all over Europe!