Corpo Docente
Teresa Magalhães (ENSP-NOVA)
Coordenadora
Professora Assistente em áreas de gestão de informação em saúde, saúde digital e sistemas de informação na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e Coordenadora do grupo de Gestão de Informação da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares. Doutorada em Saúde Pública, tem trabalhado nos últimos anos na investigação e promoção da saúde digital, tendo no seu currículo vários projetos na área. É também Administradora Hospitalar, tendo trabalho nos últimos anos em particular como CEO do Hospital da Cruz Vermelha, Membro do Centro Hospitalar de Setúbal, Conselheira para a Inovação no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN) e Administradora dos Departamentos de Coração e Vasos e Pediatria da CHULN. É membro do Centro de Investigação Integral em Saúde da Universidade Nova de Lisboa e pertence ao Comité Consultivo Científico da EHMA e aos Conselhos de Inovação e Valor e Sustentabilidade da Universidade Nova de Lisboa. Foi consultora da Accenture em Portugal.
Guilherme Victorino (NOVA IMS)
Coordenador
Guilherme Martins Victorino é o Diretor do Laboratório de Inovação & Análise da NOVA e professor assistente na NOVA Information Management School (NOVA IMS) nas áreas de Design Thinking, Inovação e Gestão do Conhecimento e coordena o Curso de Pós-Graduação em Gestão da Informação e Business Intelligence in Healthcare. É também coordenador do curso de Design Thinking na NOVA Doctoral School, acompanhando os alunos de doutoramento em processos de inovação disruptivos. Tem uma carreira de mais de 15 anos em cargos superiores de gestão nos sectores da Saúde, Media e Telecomunicações. Guilherme é formador certificado em Design Thinking and Change Management, tendo a oportunidade de trabalhar em novas abordagens à inovação em empresas de referência em Portugal, Brasil, Austrália e Estados Unidos em diversos desafios organizacionais utilizando métodos de design thinking e capacitando as pessoas através do uso de co-criação e simuladores avançados.
www.guilhermevictorino.com
Miguel Cabral Pinho (ENSP-NOVA)
Coordenador
Miguel Cabral é Médico de Saúde Pública na Unidade de Saúde Pública da Maia/Valongo, e estudante do Curso de Especialização de Administração Hospitalar na Escola Nacional de Saúde Pública NOVA. Tem colaborado na disciplina de Sistemas de Informação em Saúde do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública da NOVA desde 2019. Tem uma vasta experiência no trabalho de ONG, tanto a nível nacional como internacional, e foi, até há pouco tempo, Vice-Presidente do Comité de Direitos Humanos da Conferência das ONGIs do Conselho da Europa. Tem feito parte de várias equipas que trabalham na divulgação dos conceitos de Saúde Digital. Desde 2011, quando foi membro da equipa organizadora do primeiro workshop da Assembleia Geral da Saúde 2.0 da Federação Internacional de Estudantes de Medicina (IFMSA) até 2020, quando fez parte da equipa que organizou o "Workshop Cultura - Gerir a mudança através de ferramentas de saúde digitais" na Academia Europeia para Líderes de Cuidados de Saúde da Università Cattolica del Sacro Cuore de Roma. Faz parte do Grupo de Trabalho de Gestão de Informação da Associação Portuguesa de Administradores de Saúde (APAH).
João Valente Cordeiro (ENSP-NOVA)
Coordenador
João Valente Cordeiro é professor convidado de Direito em Saúde, Biolaw e Bioética na Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade NOVA de Lisboa e advogado de saúde. Tem feito investigação biomédica durante mais de dez anos, durante os quais trabalhou em cinco laboratórios de investigação multidisciplinares em três países Europeus. Trabalhou com modelos de bactérias e vírus utilizando sistemas animais e linhas de células humanas e publicou trabalhos em revistas científicas de alto impacto. Durante a sua carreira de investigação biomédica interessou-se cada vez mais pelas implicações éticas, legais e sociais da ciência e da tecnologia, o que o levou a prosseguir também estudos em Direito e Ética. Nos últimos anos tem-se concentrado na interface entre Saúde, Ciência, Tecnologia, Direito e Ética e está activamente envolvido na investigação e ensino nas áreas da Saúde Digital, Medicina de Precisão e Saúde Pública, ao mesmo tempo que exerce advocacia como advogado de Saúde.
Ana Rita Pedro (ENSP-NOVA)
Docente
Ana Rita Pedro, PhD em Saúde Pública, é Investigadora na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e no Centro de Investigação em Saúde Integral (CHRC). É autora e co-autora de vários artigos em revistas especializadas e trabalha na área das Ciências Médicas e da Saúde, com ênfase nas Ciências da Saúde e Saúde Pública. As suas áreas de investigação são Literacia da Saúde, Percepções Sociais de Saúde, Políticas de Saúde, Sistemas de Informação sobre Saúde, Decisão Partilhada sobre Cuidados de Saúde e Aderência à Terapia. No seu currículo, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Literacia da Saúde; Acesso aos cuidados de saúde; Política de saúde; Tomada de decisão partilhada; Sistemas de informação sobre saúde; Inquéritos; Estudos de validação; Saúde Pública; Aderência à medicação.
Carolina Santos (ENSP-NOVA)
Docente
Professora auxiliar convidada do Departamento de Estratégias em Saúde. Membro integrado do CISP- CHRC. Investigadora principal do projeto PAFSE “Partnerships for Science Education” financiado pelo programa Horizon 2020 através do grant agreement No 101006468.
Doutorada em Saúde Pública pela ENSP-NOVA, no ramo de especialização em Política, Gestão e Administração em Saúde, tendo desenvolvido no contexto do seu PhD um modelo de fatores de sucesso para projetos de saúde pública.
Áreas de interesse: planeamento, ação e educação em saúde pública, gestão de projetos, gestão por processos de negócio, inovação, empreendedorismo, criação de valor em saúde.
Cláudia Delgado Simão (EURECAT)
Docente
Claudia Delgado Simão é a líder do grupo de investigação de Sensores e Atuadores Impressos na Fundació Eurecat, em Barcelona Espanha. Obteve o seu mestrado em Química no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa (Portugal) em 2007 e o doutoramento em Ciência dos Materiais na Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha) em 2011. Participou em múltiplos projetos nacionais e Europeus, é autora de numerosas publicações e pedidos de patentes revistos por pares e recebeu vários prémios pela sua investigação. Os seus interesses de investigação centram-se em dispositivos sensores autónomos de baixa potência, para definir novos avanços na eletrónica suave para a Saúde Digital, possibilitados por materiais funcionais, engenharia de superfícies e tecnologia de impressão. Ela concentra-se em fazer a ponte entre a ciência e os negócios na sua coordenação de projetos de investigação com financiamento público e privado, desenvolvimento e inovação de projetos, e levar os sensores de saúde digital do conceito ao mercado.
Gonçalo Vilaça (NOVA)
Docente
Gonçalo Vilaça é um construtor e executivo de empreendimentos na área dos cuidados de saúde e das ciências da vida.
Atualmente é Diretor Executivo da NOVA Health na Universidade NOVA de Lisboa, onde está a construir uma escola de medicina Europeia líder, moldando o futuro da educação em Saúde e criando um novo ecossistema de inovação tecnológica na saúde. Faz também parte do grupo de peritos em tecnologia digital e saúde da Portugal Ventures e é consultor para o impacto de startups.
Antes disso, foi COO na Tonic App, uma empresa de capital de risco apoiada por uma empresa portuguesa de saúde digital que conseguiu angariar mais de 4M e escalonar por toda a Europa; co-fundador na Alcea Advisors, uma empresa de capital de risco pan-europeia sediada em Paris para crescer e acelerar as mais inovadoras start-ups Europeias em oncologia; um Gestor de Envolvimento com o Grupo Oliver Wyman sediado em Paris e Londres líder em M&A, finanças e análises de saúde para clientes públicos e privados na Europa, América do Norte e Ásia. Foi também Membro Fundador do Parlamento da Saúde de Portugal, onde fez campanha para o uso de laços de impacto social na saúde mental e fez parte de uma equipa que promoveu com sucesso mudanças políticas para melhorar a vida das pessoas com doenças mentais.
Gonçalo leccionou na HEC Paris, Escola de Economia de Toulouse e NOVA IMS. Tem um MPhil em Econometria e Economia Matemática da Escola de Economia de Toulouse, um MSc em Economia da NOVA SBE e um Certificado em Biotecnologia e Biologia de Sistemas da Escola de Medicina de Icahn no Monte Sinai.
Helena Canhão (API)
Docente
Helena Canhão, MD,PhD. Professora de Medicina, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa, Professora Visitante de Epidemiologia, Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa, Responsável pela Unidade de Reumatologia, CHULC-Hospital Santo António dos Capuchos e Coordenadora da Unidade de Reumatologia do Hospital CUF Tejo.
É Presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia. Licenciada, Doutorada e Agregada em Medicina (Reumatologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, é também Mestre em Investigação Clínica pela Harvard Medical School, Universidade de Harvard, EUA. Dirige a Unidade de Investigação EpiDoC em Epidemiologia e Investigação Clínica, CEDOC, Faculdade de Ciências Médicas e é coordenadora da Unidade de Investigação da FCT, Centro de Investigação Integral em Saúde (CHRC).
É também Presidente do Conselho Consultivo da AICIB e Presidente do Conselho Consultivo do Laboratório de Valor para a Saúde Colaborativa. É membro do Conselho da Universidade Nova de Lisboa, membro da Direção da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e do seu Conselho Científico. Co-líder e Responsável Médico do Projeto de Inovação do Paciente e investigador principal de vários projetos de investigação nacionais e internacionais.
É autora de mais de 200 publicações e livros e capítulos de livros em medicina, reumatologia, envelhecimento, inovação e investigação clínica.
Tiago Oliveira (NOVA IMS)
Docente
Tiago Oliveira é Professor Catedrático de Gestão da Informação, Diretor Associado de Investigação e Estudos de Doutoramento na NOVA Information Management School (NOVA IMS), e Coordenador do Ph.D. em Gestão da Informação. Os seus interesses de investigação incluem adopção de tecnologia, exclusão digital e privacidade. Publicou artigos em várias revistas académicas e conferências, incluindo Information & Management, Tourism Management, Decision Support Systems, Government Information Quarterly, Computers in Human Behavior, Journal of Business Research, Information Technology & People, Information Systems Frontiers, International Journal of Information Management, Journal of Global Information Management, Industrial Management & Data Systems, Computers in Industry, entre outros. Tiago é autor de mais de 150 artigos científicos em Revistas e conferências. Tiago tem mais de 13.000 citações (https://scholar.google.com/citations?user=RXwZPpoAAAAJ).
Julian Perelman (ENSP-NOVA)
Docente
Julian Perelman é actualmente professor associado na Escola Nacional de Saúde Pública (Universidade NOVA de Lisboa) e vice-presidente da Comissão de Avaliação de Tecnologias da Saúde. Foi, entre 2018 e 2020, coordenador da Estrutura de Missão para a Sustentabilidade do Programa de Orçamento da Saúde. Doutorado em Economia pela Université catholique de Louvain, é autor de mais de 80 publicações em revistas científicas indexadas, principalmente sobre temas de avaliação de tecnologias e políticas de saúde, desigualdade na saúde, financiamento da saúde e prestadores de cuidados.
Adalberto C. Fernandes (ENSP-NOVA)
Docente
Professor Associado convidado na ENSP-NOVA. As suas áreas de interesse e especialização são as Políticas e Administração dos Sistemas de Saúde, as Estratégias em Saúde e a Gestão das Organizações de Saúde. Doutorado em Administração da Saúde pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Mestre em Saúde Pública na especialidade de Administração dos Serviços de Saúde pela ENSP-NOVA. Competências em Medicina Farmacêutica e Gestão em Saúde pela Ordem dos Médicos. Especialista em Saúde Pública. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Ministro da Saúde do XXI Governo Constitucional (2015-2018).
Foi Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria, do Hospital Pulido Valente e do Centro Hospitalar de Lisboa Norte.
Foi Presidente da Comissão Executiva do SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde.
Exerceu as funções de Presidente do Conselho de Administração da HPP Parcerias Saúde, Hospital de Cascais.
Rui Santana (ENSP-NOVA)
Docente
Professor Associado com Agregação no Departamento de Políticas e Gestão do Sistema de Saúde e membro do Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP). Desempenha atualmente as funções de Sub-Director da ENSP-NOVA e é membro do Conselho Pedagógico, Conselho Científico e Conselho de Gestão. As áreas de interesse de investigação são a integração vertical de cuidados de saúde, o financiamento de organizações de saúde, as metodologias de custeio em organizações de saúde e o ajustamento pelo risco. Com uma experiência profissional superior a 15 anos, para além da atividade académica desenvolvida, exerceu funções de Administrador Hospitalar e trabalhou na empresa Arthur Andersen.
Rafael Franco (SPMS)
Docente
Rafael Franco é atualmente Coordenador do Laboratório de Inovação na Telesaúde, uma unidade do Centro Nacional de Telessaúde (SPMS, E.P.E.). Mestre em Gestão de Serviços de Saúde pelo ISCTE - Instituto Universitário. Licenciado em enfermagem, iniciou a sua carreira profissional como Consultor de Saúde motivado pelo interesse em novos modelos organizacionais, com enfoque nas tecnologias de informação e comunicação e na saúde digital. Tem colaborado com a Escola Nacional de Saúde Pública, na disciplina de Gestão de Projetos, na área de Liderança e Gestão de Conflitos.
Magdalene Rosenmöller (IESE BS)
Docente
Magdalene Rosenmöller é professora sénior no Departamento de Produção, Tecnologia e Gestão de Operações na IESE Business School. Leciona o segundo ano do MBA eletivo sobre gestão do sector da saúde e também noutras instituições de gestão na Europa, América Latina, África) e Ásia.
Diretora Académica do CRHIM - o Centro de Investigação em Gestão da Inovação em Saúde do IESE. Doutoramento em política de saúde pela Universidade de Londres, Reino Unido; M.D. pela Universidade Louis Pasteur de Estrasburgo, França, e MBA pela IESE Business School, Espanha. Tem trabalhado com o Banco Mundial, a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu, entre outros. Tem uma vasta experiência em política de saúde global e investigação na área da saúde. Atualmente tem um papel de liderança na EIT Health, na área da inovação, aceleração e educação. Um dos seus projetos favoritos é o WEHealth, o programa de Saúde para o Empreendedorismo das Mulheres.
Maria João Jacinto (API)
Docente
Maria João Jacinto é a Diretora Executiva da Patient Innovation. É também pós-doutoranda contratada na Católica Lisbon School of Business and Economics para investigação centrada na "Revolucionar os Cuidados de Saúde": Capacitar doentes ao valorizar a inovação e ao promover empreendedorismo". Maria João Jacinto obteve o doutoramento em Bioengenharia enquadrado no programa MIT Portugal, e o seu mestrado em Engenharia Biológica pelo Instituto Superior Técnico; Maria João Jacinto tem uma forte formação em Engenharia e Ciências Tecnológicas. Atualmente, a investigação de Maria João está centrada na inovação dos utilizadores em cuidados de saúde, nomeadamente o fenómeno da inovação dos doentes, relacionado com a plataforma Patient Innovation, aumentando o número e a qualidade das soluções desenvolvidas pelos doentes que são publicadas na plataforma online com supervisão médica, bem como para promover o contacto com os inovadores e apoiá-los em várias áreas. Maria João fez diferentes colaborações internacionais e experiências de investigação como a sua tese de mestrado na Universidade de Gand, em projetos de investigação Europeus de bioengenharia e parte da tese de doutoramento na Universidade de Houston, Texas, EUA.
Sofia Costa Quintas (NOVA)
Docente
Sofia Costa Quintas é Consultora e Coach Organizacional e de Gestão com vinte anos de experiência tem liderado programas de desenvolvimento para executivos para quadros superiores e intermédios em grandes organizações globais. É a autora de " Reinventing Leadership - archetypal journey toward an organizational leaving paradigm" (2021). E o criador de ferramentas de desenvolvimento de liderança patenteadas. É líder de programas executivos na equipa do laboratório de inovação e análise da Nova. Licenciada em comunicação empresarial, com MBA em Gestão pela European University. Certificada em coaching acreditada pelo ICF e coaching sistémico pelo instituto Bert Hellinger.
Paul Lacharmoise (EURECAT)
Docente
Paul Lacharmoise obteve o seu doutoramento em física em 2009 no Instituto de Ciência dos Materiais de Barcelona (ICMAB), trabalhando na caracterização de nanoestruturas utilizando técnicas óticas com alta sensibilidade e resolução espacial. Investigou semicondutores orgânicos no campo da espectroscopia de moléculas únicas e da fotoluminescência de campo
próximo de nanocristais orgânicos. Por fim, está inclinado para a investigação aplicada no campo da eletrónica impressa, especialmente em dispositivos fotovoltaicos orgânicos e flexíveis optoelectrónicos. É responsável pelo desenvolvimento de novos processos de fabrico de células solares orgânicas com base na impressão a jato de tinta e no revestimento roll-to-roll. É co-autor de >20 artigos de revistas e tem estado envolvido em vários projetos de investigação em eletrónica impressa, tanto a nível Europeu como Espanhol. Em 2013, é nomeado diretor científico no Centro Tecnológico de Cetemmsa (último Eurecat). Atualmente lidera a Unidade "Impressão Funcional e Dispositivos Incorporados" no Centro Tecnológico Eurecat, especializada em eletrónica impressa, sensores e atuadores, eletrónica estrutural e engenharia inteligente. A unidade tem desenvolvido várias tecnologias no campo da Saúde Digital a nível de Hw, como por exemplo dispositivos point-of-care baseados em químicos impressos e bio-sensores, ou wearables para monitorização da saúde.
Roberto Henriques (NOVA IMS)
Docente
Roberto Henriques é atualmente Professor Auxiliar na NOVA Information Management School da Universidade de Lisboa, onde é subdiretor para o Ensino e Assuntos Pedagógicos. É diretor do Mestrado em Ciência de Dados e Análise Avançada. Tem o doutoramento em Gestão de Informação (NOVA), mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica e uma licenciatura em Engenharia Biofísica. Os seus interesses de investigação incluem a análise de dados e os sistemas de apoio à decisão, utilizando inteligência artificial e machine learning.
O seu trabalho tem sido publicado em várias revistas e conferências internacionais de alta qualidade e reputação. Também geriu e participou em numerosos projetos de transferência de conhecimento e inovação em diversas áreas como a saúde, marketing e CRM, entre outras.
Paula Lobato de Faria (ENSP-NOVA)
Docente
Professora Associada da ENSP, licenciada e doutorada em Direito, coordena o Departamento de Ciências Sociais em Saúde e a comissão científica do Programa de Doutoramento em Saúde Pública da ENSP. É membro do Conselho Geral da NOVA e da Comissão da Escola Doutoral da mesma universidade.
Integra o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) e colabora com o CISP – Centro de Investigação em Saúde Pública.
As suas áreas centrais de interesse académico são o direito e a ética aplicados à saúde, incluindo as políticas legislativas, sociais e económicas na prevenção de doenças e promoção de estilos de vida saudáveis e sem violência. Tem ensinado, feito intervenções e publicado a nível nacional e internacional em temas como: direitos humanos, prevenção do suicídio, confidencialidade e proteção de dados de saúde e genéticos, doenças transmissíveis, segurança dos doentes, direitos e deveres dos doentes, biobancos e edição genómica.
Jorge Tavares (NOVA IMS)
Docente
Jorge Tavares é doutorado em Gestão da Informação, Mestre em Estatística e Gestão da Informação e licenciado em Ciências Farmacêuticas. Durante os últimos 20 anos trabalhou tanto Profissional como Academicamente em saúde, eHealth e indústria farmacêutica. Atualmente é Diretor de Planeamento Estratégico (Região Europa) numa empresa farmacêutica multinacional. Do ponto de vista académico, iniciou a sua carreira na Faculdade de Farmácia (Universidade de Lisboa) em bioengenharia cutânea, ao fazer análises bioestatísticas e modelação. Mais recentemente na NOVA IMS desenvolveu trabalho científico na área de eHealth e modelos de adoção estatística, com artigos publicados em revistas de topo na área da gestão de informação em saúde e informática médica. Atualmente é também um revisor regularmente convidado em revistas de topo e orador em congressos internacionais. É também professor convidado em pós-graduações na área da saúde.
Filipe Freitas Pinto (Knok)
Docente
Filipe Freitas Pinto é médico especializado em Psiquiatria e Saúde Mental. Trabalha como Médico Chefe na knokcare e faz parte da sua equipa fundadora, sendo também Diretor Médico e Gestor Nacional para Portugal desde 2015. Gere uma equipa de mais de 250 médicos e concebe/implementa programas de saúde digitais para os cuidados primários. Tem uma importante experiência em investigação clínica reguladora, nas funções de Médico Investigador e Investigador Principal para estudos de fase inicial de novos medicamentos. Desde 2016 já participou em mais de 120 ensaios clínicos com a BlueClinical. Tem sido o diretor de escrita médica da BlueClinical desde janeiro de 2019 e ocupa atualmente o papel de Diretor de Desenvolvimento Empresarial e Escrita Médica. É também docente frequente nas disciplinas de Saúde Digital no contexto de cursos de pós-graduação. É aluno de doutoramento em Neurociências na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
João Magalhães (Knok)
Docente
João Magalhães é um médico e um empresário experiente, com um sonho de criar um software que salve vidas. João tem um mestrado em medicina com uma tese sobre a interoperabilidade dos registos de saúde eletrónicos. Durante os seus anos de medicina, foi professor assistente de bioestatística e informática médica e atualmente tem sido convidado a lecionar na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) tanto para estudantes de medicina como de informática médica. Tem programado desde muito jovem, e trabalhado com muitos clientes como freelancer enquanto frequentava o curso de medicina. Antes de ser co-fundador e CTO da knok healthcare, João tinha fundado duas outras empresas de saúde de sucesso, pelo que tem uma profunda compreensão das barreiras tecnológicas e oportunidades na medicina.
José Bastos (Knok)
Docente
José Bastos é um gestor sénior experiente, impulsionado pelo seu sonho de proporcionar cuidados de saúde universais ao mundo. Como co-fundador e CEO da knok Healthcare, os seus objectivos incluem a capacitação de todas as pessoas do planeta terem acesso a cuidados de saúde de qualidade e a preços acessíveis. José é licenciado em Gestão pela Universidade do Porto e tem um Programa de Fusões e Aquisições da Universidade de Chicago - Booth, e é fluente em português, inglês, francês, italiano e espanhol. Antes da knok, trabalhou durante 17 anos em Finanças e Planeamento Estratégico numa multinacional. Geriu equipas internacionais e multiculturais e desenvolveu negócios num contexto global. Em 2015, foi co-fundador da knok Health, tendo crescido do zero para a liderança de mercado em telemedicina em Portugal com clientes em 12 outros países.
Daniel Beirão (Knok)
Docente
Daniel Beirão é um médico, especialista em Medicina Geral e Familiar. Trabalha como médico nos Serviços de Acção Social da Universidade do Porto e no Hospital da Luz. É Director Clínico Adjunto do Hospital da Luz Guimarães e membro do Conselho Clínico Superior da Luz Saúde. Perito Médico do Instituto de Segurança Social e tem a competência em Especialização Médica em Segurança Social pela Ordem dos Médicos. É assistente convidado no Departamento de Medicina Comunitária, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É investigador no Cintesis da Universidade do Porto. Tem um Mestrado em Gestão e Economia dos Serviços de Saúde pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é estudante de Doutoramento em Investigação Clínica e Serviços de Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É membro do comité científico e clínico da Knok.
João Martins (Inspiring Solutions)
Docente
João Silva Martins é um gestor experiente na área das TIC e empresário, com mais de 25 anos de experiência em cargos de gestão de topo nos sectores das telecomunicações e das tecnologias de informação. João tem uma licenciatura em engenharia pelo IST, um doutoramento e um MBA pela UNL.
Célia Cruz (Complear)
Docente
Célia F. Cruz é especialista em Assuntos Regulamentares e de Qualidade do software de dispositivos médicos. Fundadora e Chefe de Assuntos Regulatórios da Complear, uma startup que ajuda empresas de saúde digital por toda a Europa a otimizar a certificação e conformidade de dispositivos médicos, onde apoia muitas empresas com estratégia regulatória, submissão de regulamentação e conformidade do sistema de qualidade. É membro da TOPRA, onde lidera o sub-SPIN sobre software como dispositivo médico. Doutorada em Engenharia Química e Biológica.