Ver o conteúdo principal

Digital Innovation for Business

BDB

Digital Innovation for Business

Este Executive Program permite num espaço curto de tempo (14 semanas letivas) qualificar profissionais e gestores para as organizações que procuram vantagem competitiva ou desenvolver novos modelos de negócio com base na evolução dos seus sistemas de gestão actuais de “digital core” e também para tirar partido das novas tecnologias emergentes (“cloud e in-memory computing”, “big data”, “machine learning”, “blockchain”, internet das coisas, etc.).

NOVA IMS, líder em Portugal no ensino nas áreas de Gestão de Informação e Gestão de Sistemas de Informação, desenvolveu com a Accenture e a SAP, um programa com as ferramentas metodológicas e práticas para planear, desenvolver e gerir projetos que geram efetivo Valor e Performance para as organizações com as quais colaborem os alunos deste Executive Program. Este programa conta ainda com o apoio do GUSP (Grupo de Utilizadores SAP em Portugal).

Durante o programa os alunos estarão expostos a inúmeros casos práticos e um projeto global, com um corpo docente sénior que integra profissionais e académicos das três entidades.

Entidades Parceiras

  • Accenture22
    ACCENTURE
  • Sap
    SAP
  • GUSP
    GUSP

No final deste Executive Program, o Aluno:

  • Fará parte de um exclusivo grupo de profissionais e gestores que sabem liderar projetos de inovação digital para o desenvolvimento do negócio;
  • Terá uma visão holística para os projetos de inovação de negócio que envolve a gestão de competências e liderança, a gestão e reengenharia de processos, que complementam a tecnologia;
  • Saberá como gerir um projeto com metodologias “state of the art”, entre as quais “design thinking”, utilizadas por uma das principais consultoras globais;
  • Conhecerá as mais recentes soluções tecnológicas que vão desde as novas aplicações de negócio em “cloud computing” até às tecnologias exponenciais com “big data”, “blockchain”, “internet das coisas”, “machine learning”, implementadas por consultoras e fornecedores líderes mundiais como a Accenture e a SAP;
  • Terá estado envolvido num projeto de inovação digital, em simulação, com uma consultora referencial e levará consigo vários exemplos de casos de estudo;
  • Será um dos profissionais atualmente com maior procura por parte de grandes e médias empresas que querem ser líderes no seu setor.

Unidades Curriculares:

  • Digital Innovation Management;
  • Process Management in Digital Innovation;
  • Reimagining your Organization I;
  • Delivering Digital Innovation Projects – Capstone I;
  • Adoption Models;
  • Leading for Digital Innovation;
  • Reimagining your Organization II;
  • Designing Digital Innovation – Capstone I.

O numerus clausus é muito limitado, privilegiando candidatos provenientes de organizações clientes ou parceiros da Accenture e SAP.

Destinatários

Este curso destina-se a:

  • Gestores ou quadros dirigentes de linhas de negócio ou departamentos com envolvimento em projetos de transformação e inovação digital;
  • Gestores de projeto, potenciais ou atuais, envolvidos em projetos de transformação na organização ou de evolução da infraestrutura tecnológica, processos e competências;
  • Profissionais, “advisors” e consultores que possam estar, ou venham a estar, envolvidos em projetos de transformação e inovação digital;
  • Profissionais de sistemas e tecnologias de informação que estão, ou aspiram, a participar em processos de evolução digital nas suas organizações.

Plano de Estudos

1º Trimestre

Unidades Curriculares Docente(s) Coordenação ECTS
Digital Innovation Management Jorge Carrola Rodrigues NOVA IMS 4
Process Management in Digital Innovation Frederico Cruz Jesus NOVA IMS 4
Reimagining your Organization I Pedro Ruivo SAP 4
Designing Digital Innovation – Capstone I Aurélia Sousa e Paula Fernandes Accenture 4

2º Trimestre

Unidades Curriculares Docente(s) Coordenação ECTS
Adoption Models Tiago Oliveira NOVA IMS 4
Leading for Digital Innovation Teresa Lacerda NOVA IMS 4
Reimagining your Organization II Pedro Ruivo SAP 4
Delivering Digital Innovation Projects – Capstone II Aurélia Sousa e Paula Fernandes Accenture 4

Unidades Curriculares

  • 1º Trimestre

    Gestão da Inovação Digital

    Este módulo começa por estabelecer quais são as diferentes fases de maturidade digital com que uma empresa começa e quais os motores de transformação que devem ser tidos em consideração para desenvolver o seu negócio de modo a crescer lucrativamente na sua próxima década, através da utilização da inovação digital.

    Uma metodologia de gestão da transformação faz parte deste módulo, para ser trabalhada em casos reais comprovados, e o exemplo de uma proposta de transformação global para uma empresa multinacional que tem uma base de clientes numa indústria em rápida evolução.

    Gestão de Processos em Inovação Digital

    Os processos empresariais afectam activamente praticamente todos os aspectos das organizações, desde produtos e serviços, até à percepção de valor, confiança, tarefas e responsabilidades dos empregados, entre outros. Na era em que a tecnologia traz inovações disruptivas e mudanças na forma como as organizações conduzem os seus negócios, investir em capacidades de gestão de processos é tão importante como o é e anda de mãos dadas com as competências da organização e das pessoas, construindo em conjunto com as tecnologias os ingredientes fundamentais da transformação digital.

    Reimaginando a sua Organização I

    Aprenda a construir um sistema de "núcleo digital" para uma empresa em tempo real, onde os sistemas e processos são consolidados, e ao mesmo tempo estender o núcleo para reimaginar o envolvimento com clientes, fornecedores, vendedores e coloboradores.

    Este módulo apresenta vários casos com exemplos reais de clientes SAP, onde a "computação em memória" e uma gama de sistemas empresariais inovadores em implementações híbridas e em nuvem, permitem implementar novos modelos de negócio e fazer evoluir o negócio, a rentabilidade e a "centralidade do cliente" para níveis de classe mundial.

    Desenhando a Inovação Digital - Capstone I

    Esta pedra angular permite encapsular todos os temas incluídos neste programa educacional com uma aplicação prática, e construir uma compreensão e competências em torno do tema "Design Thinking". A Accenture guiará as equipas do projecto através da utilização do pensamento design, desenvolvendo uma compreensão mais profunda dos conceitos, ferramentas e métodos do pensamento design para ajudar a resolver problemas empresariais complexos e desafiantes.

  • 2º Trimestre

    Modelos de Adopção

    Este módulo introduz os modelos de adopção, tanto a nível individual como a nível firme, que permitem a uma organização aceitar e adoptar com sucesso novas tecnologias e novas formas de servir os seus clientes. A adopção é fundamental para o sucesso de qualquer projecto de inovação digital, uma vez que o digital pode perturbar a oferta, a procura ou mesmo as estruturas empresariais.

    Liderança para a Inovação Digital

    A liderança digital é o novo paradigma na liderança empresarial, e a inovação digital está a mudar rapidamente o nosso panorama competitivo, onde os líderes empresariais devem aprender a transformar as suas organizações para se adaptarem a esta nova realidade. Este módulo aborda a importância da liderança digital nos negócios de hoje, concentrando-se nas competências de liderança que ajudam os líderes empresariais a impulsionar a agenda digital em toda a organização. Parte das aulas são ministradas num ambiente de aprendizagem e prática, onde os participantes aprendem, discutem e aplicam o que é necessário para ter sucesso num mundo digital.

    Reimaginando a sua Organização II

    Neste segundo módulo, evoluímos do "núcleo digital" sobre como construir um sistema de inovação digital através de tecnologias avançadas (também chamadas "tecnologias exponenciais") para reimaginar processos empresariais, melhorar as aplicações existentes, e criar soluções para novos modelos empresariais. Este módulo apresenta vários casos com exemplos reais de clientes da SAP, onde a utilização de tecnologias exponenciais tais como "machine learning", "blockchain", "internet of things", "big data", "data intelligence" para "Data as a Service" e "predictive analytics" estão a permitir que organizações de classe mundial tenham excedido a vantagem competitiva nos seus mercados.

    Projectos de Inovação Digital - Capstone II

    A segunda parte da pedra tumular pretende ter um seguimento com a utilização das ferramentas e métodos para construir um projecto de transformação e inovação empresarial. Opcionalmente, os participantes terão a oportunidade de aprender e utilizar também ferramentas simples de prototipagem. No final, as equipas terão de apresentar e defender os seus projectos a um Conselho de Clientes.

Corpo Docente

Aurélia Sousa

Managing Director, Accenture Technology, Portugal SAP

Image content

Aurélia Sousa é Directora Geral da Accenture Technology, Portugal Líder da Plataforma SAP. Aurélia é licenciada em Administração de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em 1998. Desde então, Aurélia trabalha para a Accenture e, no entanto, começou na Consultoria de Gestão de Talento & Organização e desenvolveu a sua carreira principalmente relacionada com Tecnologia e implementações SAP. O seu historial é repleto de experiências internacionais, apoiando clientes de todas as indústrias. Esteve na génese da criação do Centro de Entrega de Lisboa, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades SAP e para o reconhecimento global como NOVO centro de desenvolvimento SAP.

Actualmente é responsável pela liderança do grupo de plataformas SAP na Accenture Portugal e no topo acumula outras responsabilidades como a gestão de grandes contratos, liderando o Centro de Excelência para SaaS HCM e o Centro de Excelência para SAP Cloud Platform/SAP Leonardo em Portugal. Faz também parte da equipa global de liderança da Accenture SAP, com um enfoque estratégico de apoio ao desenvolvimento de tópicos de inovação.

A nível pessoal, é uma pessoa muito positiva que se esforça sempre por manter um equilíbrio entre a sua mente, corpo, alma e coração. Ela é felizmente casada com Rui, tem 2 gatos e uma família muito grande com quem adora passar tempo. As citações da sua vida são "Faça sempre aos outros o que gostaria que eles lhe fizessem" e "Faça mais do que o faz feliz. A maior parte das vezes essas coisas são muito simples e fáceis de conseguir".

Frederico Cruz Jesus

Coordenador da Licenciatura em Gestão de Informação

Image content

Jorge Carrola Rodrigues

Coordenador do Programa

Image content

Paula Francisca Fernandes

Senior Manager na Accenture Technology

Image content

Paula Francisca Fernandes é Senior Manager na Accenture Technology. Tem uma carreira Internacional de mais de 17 anos como consultora a servir clientes em diversos setores de atividade. Atualmente é responsável pela área de Design Thinking na área de Tecnologia, onde apoia os clientes na procura e implementação de soluções disruptivas e inovadoras, orientadas a princípios de human-centred designed e prototiping approach.

Colabora com vários Accenture Liquid Studios na Europa na vertente de ideate, prototipagem e implementação de SAP Leonardo. É formadora certificada em Design Thinking, e especialista nos seus métodos e ferramentas. É licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Pedro Ruivo

Account Executive for Digital Transformation na SAP

Image content

Teresa Lacerda

Account Executive for Digital Transformation na SAP

Image content

Tiago Oliveira

Subdirector para a Investigação e Estudos de Doutoramento

Image content

Informações Gerais

O Júri de Admissões da NOVA IMS procura alunos excecionais que possuam o potencial para se tornarem bons técnicos e gestores de excelência, pelo que, qualidades como maturidade, força de vontade e motivação quer na carreira académica quer na profissional são alguns dos atributos que o Júri exige.

Local e Horário de Realização

O curso decorrerá no Campus de Campolide da Universidade NOVA de Lisboa, o curso decorrerá entre meados de Fevereiro e Junho de 2020. Funcionará em regime pós-laboral (entre as 18h30 e as 22h15), duas vezes por semana. 

Requisitos de Candidatura

Para ingressar neste curso, o candidato deverá satisfazer as seguintes condições:

  • Possuir grau de Licenciatura em área compatível (concluído até setembro de 2019);
  • Familiaridade com a língua inglesa, falada e escrita.

A língua base de trabalho deste curso é o Inglês. No entanto, caso todos os alunos tenham o Português como língua-mãe, poderão existir aulas faladas nesta língua.

numerus clausus é muito limitado, privilegiando candidatos provenientes de organizações clientes ou parceiras da Accenture e SAP.

Como Candidatar-se e Processo de Seriação dos Candidatos

Para a candidatura ser considerada completa, o candidato terá de preencher o formulário disponível no Portal de Candidaturas da NOVA IMS, até dia 24 de Janeiro de 2020, assim como fazer o upload do Curriculum Vitae e submeter a candidatura no final (não há taxa de candidatura).

O processo de seleção dos candidatos é realizado com base na análise do currículo académico e profissional. Os membros do Júri de Seleção poderão deliberar a realização de uma entrevista aos candidatos.

Duarte Filipe
Maintenance Engineer | The Navigator Company
Rui Henriques
Gestor de Projetos | B2B Nutrimais (Grupo Trivalor)
Tânia Baptista
Consultora de Recursos Humanos
Ver Vídeo
Ver Vídeo
Ver Vídeo