Ver o conteúdo principal

Shaping the Digital Transformation (StDT)

Shappingthedigitaltransformation

Shaping the Digital Transformation (StDT)

A transformação digital é um processo de gestão estratégica e da mudança, onde se procura que a organização implemente uma cultura centrada nos Clientes e nos seus “stakeholders” (partes interessadas), de forma a obter os mais elevados níveis de excelência operacional e vantagem competitiva.

Para tal, a NOVA IMS desenvolveu uma visão holística, em que estão envolvidas disciplinas de Liderança e Gestão Estratégica, de Valor, Organizacional e da Mudança, de Processos, e quais as tecnologias de suporte.

Num programa executivo de curta duração – 2 dias – o objectivo é o de, por um lado estabelecer as bases do que são a Inovação e Transformação Digital e algumas das tecnologias que hoje lhe estão subjacentes, por outro lado, o de ajudar a fazer um diagnóstico inicial da preparação e maturidade da organização para estes processos holísticos, e finalmente o de apresentar potenciais caminhos e ferramentas (ex. metodologias) para implementar essa transformação.

O método de ensino da NOVA IMS caracteriza-se por privilegiar a interatividade em contexto de turma, com um mix de componentes teóricas e práticas que no final se traduzam em “deliverables” de valor para os participantes colocarem em prática nas suas organizações.

Entidade Parceira

  • IDC (1)
    IDC

Neste programa executivo procuram-se desenvolver:

A participação no curso atribuí a todos os participantes um certificado de formação avançada da NOVA IMS da Universidade Nova de Lisboa. 

Destinatários

Este programa aborda temas de gestão e estratégia de negócios que em conjunto com a implementação das mais avançadas tecnologias de “digital core” (ex. ERP, CRM, HRM, etc) ou “exponenciais” (ex. Inteligência artificial, blockchain, analítica de negócio), permite tranformação no negócio com uma visão de construção de vantagem competitiva sustentada e duradoura, pelo que é especialmente indicado para:

  • Administradores, Diretores-Gerais e quadros da Direcção de organizações que procuram aumentar a sua vantagem competitiva, com uma evolução para a Empresa Inteligente, optimizando os investimentos para tal;
  • Diretores operacionais com a missão de aconselhar a Administração e Gestão de topo sobre todas as áreas de impacto de um projecto de transformação digital que traga impacto na performance empresarial e retorno dos investimentos;
  • Quadros da organização com a responsabilidade por gerir projectos de transformação digital;
  • Profissionais, Gestores, ou Consultores, que pretendem adquirir competências para vir a desenvolver ou aconselhar a implementação de projetos de transformação digital com uma dimensão holistica muito para além apenas da componente tecnológica.

Objetivos

Neste programa executivo procuram-se desenvolver as seguintes competências:

  • Em primeiro lugar as competências relacionadas com a gestão estratégica e capacidades de análise de contexto, em perspetivas de curto a longo prazo;
  • Adicionalmente, preparar a capacitação para a liderança de projetos de transformação que envolvem processos de inovação, gestão da mudança e implementação de ambientes colaborativos (“cross-collaboration”), além da gestão de desenvolvimentos ao nível das tecnologias de suporte.

Vantagens

Que vantagens posso obter com este curso?

  • Obtenha avaliações sobre a preparação da sua organização e maturidade para a transformação digital, o que lhe permitirá definir as prioridades, quer do ponto de vista da gestão, quer dos investimentos tecnológicos, para obter os maiores resultados e retorno;
  • Experencie, no âmbito de um jogo de gestão que utiliza as tecnologias facilitadoras da transformação digital, como se potenciam os resultados e vantagem competitiva através de uma perfeita integração entre as práticas de gestão, a colaboração, e a tecnologia;
  • Tome contacto com as metodologias (com ênfase na mais global) para uma eficaz implementação da transformação digital.

Programa

Este programa, intensivo e interativo visa dotar os destinatários com um conjunto de conhecimentos e capacitação de competências fundamentais para a implementação de projetos de transformação digital, a que se somam vários instrumentos práticos para a preparação inicial da organização, nomeadamente com:

  • Diagnósticos sobre o nível de preparação e maturidade para a transformação digital;
  • Sessão interativa, com “hands-on” em tecnologias 4.0, onde são experimentados os conceitos de estratégia de negócio para uma vantagem competitiva, liderança e team-work colaborativo;
  • Contacto e pistas para estabelecer um “roadmap” para a transformação, e potenciais metodologias.

No final, os participantes dominarão os principais conceitos sobre transformação e inovação digital, e terão desenvolvido as suas competências nos domínios da Liderança e Gestão Estratégica para a transformação digital, Gestão da Mudança e Colaboração inter-pares, e avaliação de tecnologias facilitadoras.

O Programa a desenrolar durante 2 dias prevê quatro componentes, sendo que em cada uma delas existe uma vertente prática e “deliverables” de “output”.

Este Programa conta com os melhores e mais actualizados recursos disponíveis para cimentar o que é hoje o “state-of-the-art” em termos de implementação da Transformação Digital.

Sessão a sessão teremos:
  • Na 1ª sessão são estabelecidos os conceitos do que é Transformação e Inovação Digital, e é proposto um exercício de auto-avaliação do nível de preparação da organização para a Transformação Digital, com base na análise de 5 vectores. Como resultado do exercício cada organização obterá o seu posicionamento com 22 indicadores, e a sua posição relativa face às respostas de cerca de uma centena de gestores nacionais, de grandes e médias empresas.
  • Na 2ª sessão, e resultante da parceria que a NOVA IMS tem com os analistas de mercado IDC, são apresentados os 5 estágios de maturidade, e é proposta uma auto-avaliação e benchmark do nível de maturidade da organização. São também apresentados alguns “use-cases” e no final uma discussão do possível “Roadmap” para a transformação digital.
  • Na 3ª Sessão abordam-se os temas relacionados com a Gestão Organizacional e da Mudança, entre os quais estão os factores Liderança, capacidade de “Empowerment” e Inovação dos Colaboradores, Colaboração e proficiências dos colaboradores.
    Nesta fase os participantes têm a possibilidade de experienciar as tecnologias facilitadoras da transformação, em contexto de “gamification”, com um simulador de gestão suportado por uma aplicação de gestão com capacidades de “business analytics”, “geo-analytics” e inteligência artificial.
    O simulador permite colocar à prova (e diagnosticar) as capacidades de gestão estratégica, liderança, “team-work”/”cross-collaboration”, e adaptabilidade à mudança, dos participantes, em ambiente competitivo.
  • Finalmente, na 4ª Sessão são apresentadas algumas metodologias utilizadas para projectos de transformação digital ou de negócio, entre as quais a BTM2 – Business Transformation Management Methodology (BTA-Business Transformation Academy), a partir das quais a organização poderá preparar a sua estratégia para a Transformação Digital.

Corpo Docente

Jorge Carrola Rodrigues

Coordenador do Programa

Image content

Gabriel Coimbra

Group Vice President da IDC

Image content

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de Tecnologias de Informação e Comunicação, Gabriel Coimbra é Group Vice President da IDC e responsável pelas operações da IDC em Portugal, a empresa líder mundial na área de market intelligence, serviços de advisory e organização de eventos para os mercados das Tecnologias de Informação e Transformação Digital. Para além das atividades de gestão, Gabriel Coimbra está diretamente envolvido na conceção e coordenação dos vários estudos e serviços de advisory que a IDC desenvolve em Portugal, contribui também em diversos projetos de consultoria e advisory da IDC em Portugal. Ao nível de EMEA faz parte da equipa que está a desenvolver novas práticas de consultoria e advisory na IDC. Na NOVA IMS colabora em programas de pós-graduação e executivos, em Sistemas de Informação e Transformação Digital. A sua opinião é regularmente citada na imprensa especializada e económica. Gabriel Coimbra é Mestre em Estatística e Gestão da Informação pela NOVA IMS e pós-graduado em Gestão Avançada pela Universidade Católica.

Informações Gerais

Inscrições

As inscrições a este curso são efetuadas através do Portal de Candidaturas da NOVA IMS.

Localização

O curso decorrerá no Campus de Campolide da Universidade NOVA de Lisboa, nos dias 22 e 23 de novembro. A formação tem um total de 16 horas.

Valor do Curso

O valor deste curso é de 1.450€. Estão incluídos: os coffee breaks, os almoços, acesso ao estacionamento, a emissão de Certificado de Participação.

O pagamento do valor do curso poderá ser efetuado em prestações: 40% na confirmação da inscrição no curso e 60% até 2 semanas antes do início do curso.

Idioma

Este curso será lecionado em português ou inglês (caso existam alunos que não dominem o português).

Descontos

Os descontos abaixo não são cumulativos:

  • 10% para os Alunos e Alumni (de Licenciatura, Pós-Graduação, Mestrado e Doutoramento) da Universidade NOVA de Lisboa, se pago individualmente;
  • 20% de desconto na inscrição de 5 pessoas da mesma empresa;
  • 30% de desconto para entidades associadas da AD NOVA IMS.

Certificado de Formação Avançada

A participação no curso atribuí a todos os participantes um certificado de formação avançada da NOVA IMS da Universidade Nova de Lisboa.