O Mestrado em Estatística e Gestão de Informação visa a formação de especialistas e gestores capacitados para liderar e orientar a recolha, organização, análise e exploração de informação, dotando as organizações de competências fundamentais para transformar dados em valor.
O Mestrado em Estatística e Gestão da Informação está desenhado de forma a incluir dois percursos alternativos (especializações):
- Análise e Gestão de Informação: dirige-se a todos aqueles cuja preocupação pela análise e tratamento da informação é fundamental para o exercício da sua função, nomeadamente gestores e técnicos envolvidos na produção de informação de suporte à tomada de decisões estratégicas nas organizações. Gestores e Técnicos de Marketing, Especialistas em Estudos de Mercado e CRM, Diretores de Tecnologias de Informação, Responsáveis e Técnicos da área de Gestão de Risco, Responsáveis pelos Sistemas de Informação são, entre outros, alguns dos destinatários deste mestrado.
- Health Data Science and Analytics: destina-se a profissionais da área da saúde que procuram desenvolver competências avançadas em análise e gestão de dados para apoiar a tomada de decisões estratégicas. A especialização foca-se na aplicação de métodos analíticos às ciências da Saúde, na gestão de grandes volumes de informação e na compreensão da inovação tecnológica, preparando os alunos para responder aos desafios atuais do setor da Saúde com uma abordagem orientada por dados.
A anterior especialização em Análise e Gestão de Risco autonomizou-se a partir do ano letivo 2025–2026, passando a designar-se Mestrado em Gestão de Risco. Apesar da alteração na designação, os objetivos do programa mantêm-se: destina-se a quadros superiores e intermédios de organizações financeiras e não financeiras, bem como a outros profissionais com responsabilidades na gestão do risco. O programa é reconhecido como o melhor Mestrado em Gestão de Risco em Portugal e o 2.º melhor do Mundo pelo ranking Eduniversal 2025.
As candidaturas a este Mestrado decorrem de 1 de janeiro a 3 de fevereiro de 2026. Para se candidatar, clique aqui.
