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Pós-Graduação em Artificial Intelligence for Business Transformation

AI4BT (1)

Pós-graduação em Artificial Intelligence
for Business Transformation

Esta Pós-graduação capacita gestores e profissionais para liderar a transformação digital, dominando inteligência artificial, machine learning, big data & analytics, IoT e outras tecnologias disruptivas. Num cenário onde a inovação redefine a competitividade, este curso prepara líderes para alinhar tecnologia e estratégia de forma eficaz. Com uma abordagem prática e estratégica, o programa ensina a desenvolver novos modelos de negócio, otimizar processos e fortalecer a estratégia organizacional.

Este programa surge como a evolução da Pós-graduação em Digital Enterprise Management, agora com um currículo mais avançado e ajustado às exigências do mercado. Reconhecida pela Eduniversal como um dos melhores cursos da Europa Ocidental em inovação e gestão de projetos, esta nova versão vai ainda mais longe, preparando profissionais para os desafios da era digital.

Adicionalmente, alguns dos módulos desta Pós-graduação têm equivalência a unidades curriculares do Mestrado em Gestão de Informação, especialização em Transformação Digital, permitindo que os alunos, ao concluírem a Pós-graduação, possam obter créditos académicos reconhecidos para uma eventual integração no referido mestrado.

As candidaturas a este curso decorrem até ao dia 24 de julho de 2025. Para se candidatar, clique aqui

Entidades Parceiras

  • Google
    Google
  • Sap
    SAP
  • Idc (1)
    IDC
  • Vagas

    Regime

    Pós-Laboral

  • Media

    Duração e ECTS

    2 semestres
    letivos
    (60 ECTS)

  • Semestres

    Frequência

    2 a 3 vezes
    por semana

  • Lingua

    Data de início

    fevereiro
    de 2026

EDUNIVERSAL

Este programa surge como a evolução da Pós-graduação em Digital Enterprise Management – reconhecida pela Eduniversal como um dos melhores cursos na Europa Ocidental em Inovação e Gestão de Projetos.

Saber mais
Destinatários image

Destinatários

A pós-graduação Artificial Intelligence for Business Transformation destina-se a profissionais que pretendam aprofundar as suas competências na gestão de projetos de transformação do negócio, alicerçados em novos modelos de digitalização e inteligência artificial.

Entre os potenciais destinatários destacam-se:

  • Gestores de 1.ª e 2.ª linha de médias e grandes empresas;
  • Integradores de sistemas e consultores;
  • Profissionais de sistemas e tecnologias de informação.

Objetivos

O curso visa a formação de especialistas aptos a:

  • Liderar processos de transformação de negócio alinhados com a estratégia organizacional, impulsionando mudanças em processos, estrutura e recursos humanos;

  • Escolher e implementar as soluções tecnológicas mais adequadas, maximizando a rentabilidade e produtividade das organizações;

  • Explorar as melhores práticas do mercado e aplicar inteligência artificial e tecnologias emergentes em cenários reais de transformação de negócio;

  • Aplicar metodologias avançadas e consolidar os conhecimentos adquiridos através de um projeto final de capstone.

Plano de estudos

O plano de estudos deste curso corresponde a 60 ECTS, dos quais 51 dizem respeito a unidades curriculares (UC) obrigatórias.

Semestre de Primavera

Unidade Curricular Tipo ECTS
AI Digital Systems Obrigatória 4
Big Data Analytics for Business Obrigatória 4
Business AI Architecture Obrigatória 4
Enterprise 5.0 Obrigatória 4
Future of Work Obrigatória 4
Strategy and Methodologies for Transformation Obrigatória 7,5

Semestre de Outono

Unidade Curricular Tipo ECTS
AI Business Case Obrigatória 4
Business Transformation Capstone Project Obrigatória 7,5
Change Management Obrigatória 4
Human-Machine Collaboration Obrigatória 4
Modelling Technology Adoption Obrigatória 4

Os restantes 9 ECTS correspondem a unidades curriculares optativas. As unidades curriculares recomendadas são as seguintes:

  • Business Process Management;
  • Data Governance;
  • E-business;
  • Gestão dos Sistemas de Informação;
  • Privacidade de Dados, Segurança e Ética.

Duração e horário

Duração

O curso tem a duração de 2 semestres letivos. As aulas iniciam-se em fevereiro de 2026, terminam a dezembro do mesmo ano e funcionam em Regime Pós-Laboral (a partir das 18h30), 2 a 3 vezes por semana.

Admissões e propinas

O Júri de Admissões da NOVA IMS procura alunos excecionais que possuam o potencial para se tornarem bons técnicos e gestores de excelência, pelo que, qualidades como maturidade, força de vontade e motivação quer na carreira académica quer na profissional são alguns dos atributos que o Júri exige.

Fase de candidaturas

De 24 de junho a 24 de julho de 2025.

Requisitos de Candidatura

Para ingressar neste curso, o candidato deverá satisfazer as seguintes condições:

  • Possuir grau de Licenciatura em área compatível (concluído até janeiro de 2026);
  • Ser proficiente na língua inglesa, falada e escrita.

Como Candidatar-se e Processo de Seriação dos Candidatos

Para efetuar a candidatura, é necessário aceder ao Portal de Candidaturas da NOVA IMS e seguir os seguintes passos:

  • Preencher o formulário disponível na área de utilizador, nomeadamente:
    • Dados pessoais, académicos e profissionais;
  • Efetuar o upload do Curriculum Vitae;
  • Efetuar o upload do Certificado de Habilitações - caso não disponha do certificado de habilitações no momento da candidatura, deverá anexar um documento justificativo. A apresentação/entrega do certificado original será obrigatória numa fase posterior, mas como documento justificativo poderá entregar: 
    - uma declaração ou o comprovativo do pedido feito à instituição de ensino superior;
    - um comprovativo de matrícula, caso seja aluno finalista; ou
    - uma declaração de honra a justificar a ausência do documento.
  • Embora não seja necessário anexar mais nenhum documento, o candidato tem a opção de incluir outros documentos que considere relevantes para enriquecer a sua candidatura.
  • Selecionar o curso de candidatura;
  • Apresentar os objetivos e a motivação para a candidatura ao programa (limite de 1.000 caracteres, incluindo espaços);
  • Efetuar o pagamento da taxa de candidatura. Após este último passo, o candidato receberá um email de confirmação de candidatura submetida.

O processo de seleção dos candidatos é baseado na análise do currículo académico e profissional. Os membros do Júri de seleção poderão decidir realizar uma entrevista aos candidatos.

Taxa de Candidatura

O valor da taxa de candidatura é de 51€. A candidatura só será considerada submetida após o pagamento da taxa de candidatura dentro do prazo estipulado, não reembolsável em caso de desistência ou de não admissão no curso.

Custos de Matrícula e Inscrição

Depois de admitidos no curso e no ato de confirmação de ingresso, os alunos deverão fazer o pagamento da pré-inscrição (cerca de 1 semana após a divulgação do resultado de admissão), dedutível no valor da propina e não reembolsável em caso de desistência, com os seguintes valores:

  • 1.250€ para candidatos de nacionalidade de um país membro da União Europeia;
  • 2.500€ para candidatos de outras nacionalidades.

No ato da matrícula, os alunos deverão fazer os seguintes pagamentos:

  • 35€ - referentes aos emolumentos de matrícula (valor atualizado anualmente);
  • 1,40€ - referentes ao seguro escolar anual (valor atualizado anualmente).

Valor das Propinas

O valor das propinas da pós-graduação é de:

  • 4.100€ para candidatos de nacionalidade de um país membro da União Europeia;
  • 4.900€ para candidatos de outras nacionalidades.

Datas de Pagamento das Propinas

A propina poderá ser liquidada na sua totalidade ou em quatro prestações, sendo as datas de pagamento as seguintes:

  • Pagamento na sua totalidade: de 22 a 28 de fevereiro de 2026.

  • Pagamento em quatro prestações:
    • 1º. De 22 a 28 de fevereiro de 2026 (correspondente a 25% do valor da propina);
    • 2º. De 25 a 30 de abril de 2026 (correspondente a 25% do valor da propina);
    • 3º. De 25 a 30 de setembro de 2026 (correspondente a 25% do valor da propina);
    • 4º. De 25 a 30 de novembro de 2026 (correspondente a 25% do valor da propina).

Descontos

  • Desconto financeiro: os Alunos que optarem por pagar as propinas num pagamento único têm um desconto de 2,5% sobre o valor a pagar;
  • Os ex-alunos da NOVA IMS que concluíram um curso de licenciatura, pós-graduação, mestrado ou doutoramento na NOVA IMS usufruem de um desconto de 20% sobre o valor da propina, acumulável com o desconto financeiro;
  • As empresas que financiarem um curso a pelo menos 2 colaboradores, no mesmo ano letivo, têm um desconto de 10% sobre o valor da propina, não acumulável com o desconto financeiro;
  • As empresas que financiarem um curso a 3 ou mais colaboradores, no mesmo ano letivo, têm um desconto de 20% sobre o valor da propina, não acumulável com o desconto financeiro;
  • Os participantes provenientes de clientes ou empresas parceiras, indicados pela Google, pela SAP e pela IDC têm um desconto de 10%, não acumulável com outros descontos.
  • Desconto de 15% sobre o valor da propina, atribuído aos membros da Ordem dos Engenheiros – Região Sul. Este desconto é extensível aos cônjuges e filhos dos membros, mediante a apresentação de documentação válida. Para mais informações, entre em contacto através do email admissions@novaims.unl.pt. Este desconto não é acumulável com outros descontos financeiros.

Perguntas mais frequentes

Tem uma questão? Explore as perguntas mais frequentes e encontre a resposta aqui! Se não encontrou a resposta, entre em contato connosco!

  • Candidatura

    Quando me posso candidatar?

    Só durante a fase de candidaturas é que é possível submeter a candidatura. A data da fase de candidaturas está disponível na página Admissões e Propinas de cada curso. No entanto, poderá preencher o formulário de candidatura em qualquer altura, submetendo o mesmo quando a fase de candidaturas começar.

    Como posso candidatar-me?

    As candidaturas são submetidas online, através do Portal de Candidaturas da NOVA IMS. Para submeter a candidatura, os candidatos deverão registar-se no Portal, preencher o formulário na área de utilizador do referido portal, fazer upload do seu Curriculum Vitae, escolher o curso de candidatura e efetuar o pagamento da taxa de candidatura na mesma aplicação. O processo de candidatura é igual para todos os candidatos, quer nacionais ou internacionais.

    Que documentos são necessários para efetuar a candidatura?

    O único documento obrigatório durante o processo de candidatura é o Curriculum Vitae (em ficheiro doc ou pdf). O candidato pode fazer upload de outros documentos como o certificado de habilitações ou diploma de grau académico.

    Como converto um ficheiro para .PDF?

    Segue uma lista com websites onde pode fazer a conversão de documentos para formato .PDF, apenas como referência:

    Há taxa de candidatura?

    O valor da taxa de candidatura é de 51€ para o ano letivo 2025-26. O pagamento da taxa de candidatura será efetuado no momento da candidatura, no Portal de Candidaturas, através de referência Multibanco, MBWay, Paypal ou Visa. A candidatura só será considerada submetida após a confirmação do pagamento da taxa de candidatura dentro do prazo estipulado. É não reembolsável em caso de desistência ou de não admissão no curso.

    Posso candidatar-me a mais que um curso?

    Poderá candidatar-se no máximo a 2 cursos por período de candidatura, mediante o pagamento da respetiva taxa de candidatura para cada um dos cursos submetidos, ou seja, a candidatura a 1 curso equivale ao pagamento de uma taxa de candidatura e a candidatura a 2 cursos equivale ao pagamento de duas taxas de candidatura.

    Sou aluno/a finalista de licenciatura. Posso candidatar-me?

    Sim, pode. Caso seja finalista de licenciatura e a sua graduação ocorra até janeiro de 2026, poderá candidatar-se e deverá entregar uma cópia autenticada do seu certificado de habilitações até ao início do ano letivo, ou seja, até janeiro de 2025.

    No formulário de candidatura é solicitado o Número de Identificação Fiscal (NIF). O que é o NIF? Não tenho NIF, o que devo colocar?

    Em Portugal, o número de identificação fiscal (NIF) tem como objetivo identificar uma entidade fiscal ou contribuinte, em declarações de impostos ou transações financeiras. Se não tem NIF ou semelhante, no campo correspondente do formulário no Portal de Candidaturas, deve colocar “999999999”.

    O que escrever no campo “Objetivos/motivação para a candidatura a este programa”?

    Neste campo indique:

    • De que forma o background (profissional e académico) se ajusta ao curso;
    • Quais os seus objetivos profissionais a curto prazo;
    • Quais as suas expectativas com a frequência deste curso.
  • Admissão

    Como é o processo de seleção?

    O processo de seleção baseia-se na análise do currículo académico e profissional. Os membros do Júri de seleção poderão deliberar a realização de uma entrevista aos candidatos.

    Caso seja contactado/a para realizar uma entrevista, a mesma pode ser feita à distância?

    Sim, pode ser feita à distância, preferencialmente, por via Zoom.

    Quando é que sei o resultado da candidatura?

    O resultado da candidatura será divulgado via email em data a ser comunicada no email de confirmação de candidatura submetida e/ou pelo Júri de Seleção/Gestor de Programa.

    Fui admitido/a no curso e agora?

    Em caso de admissão, o candidato deve proceder ao pagamento da taxa de pré-inscrição, até à data limite de pagamento (cerca de 1 semana após a divulgação do resultado), bem como efetuar o upload do Certificado de Habilitações do último grau académico (ex.: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento) na sua área de utilizador do Portal de Candidaturas.

    Posso frequentar mais do que um curso por ano letivo?

    Sim, pode frequentar dois cursos por ano letivo, embora seja desaconselhado. Chamamos a atenção para o facto de poder existir sobreposição de horário das Unidades Curriculares Obrigatórias de cada curso, bem como sobreposição de exames.

    Fui admitido/a a dois cursos, mas só pretendo ingressar num curso. O que devo fazer?

    Em caso de admissão a dois cursos, o candidato terá de escolher, no Portal de Candidaturas, o curso no qual pretende ingressar. Após a escolha do curso pretendido e efetuar o pagamento da pré-inscrição, deverá selecionar a opção “Desisto” no 2.º curso, que não pretende ingressar. Assim, a sua vaga é libertada a um candidato que se encontra em Lista de Espera.

    Encontro-me em Lista de Espera. Ainda posso ser Admitido/a?

    Uma vez que é possível os candidatos candidatarem-se a dois cursos por período de candidaturas, existirão casos em que o mesmo candidato foi admitido aos dois cursos, mas pretende ingressar apenas a um. Nesses casos e caso o número limite de vagas não esteja concluído, a vaga sobrante será atribuída a um candidato em Lista de Espera.

    Pretendo fatura pelo pagamento da taxa de candidatura/pré-inscrição.

    A Fatura-Recibo ficará disponível neste Portal de Candidaturas até 2 dias úteis após o pagamento, no separador “Faturação/Tesouraria”.

    Fui admitido/a no curso, mas preciso de visto. Como devo proceder?

    A NOVA IMS emitirá um documento que comprova a sua admissão no curso, que será enviado ao Aluno e à Embaixada. A emissão deste documento será apenas validada após o pagamento da taxa de pré-inscrição. Não obstante a emissão deste documento, terá que contactar a Embaixada ou Consulado Português no seu país para obter mais informações.

  • Outras Informações

    O curso é lecionado em Português ou Inglês?

    No regime e-learning, praticamente todas as unidades curriculares são lecionadas na língua portuguesa. No regime semi-presencial, as aulas serão lecionadas na língua inglesa e portuguesa (se os alunos frequentarem unidades curriculares do regime e-learning).

    Existem bolsas de estudo?

    A NOVA IMS não atribui bolsas de estudo. No entanto, a Universidade Nova de Lisboa atribui bolsas de estudo a alunos que estejam matriculados em programas de Mestrado, através dos Serviços de Ação Social. Para mais informações, por favor, visite a página: https://sas.unl.pt/bolsas-de-estudo/  ou contacte: bolsas@unl.pt.

    Posso estacionar dentro do campus?

    Os alunos poderão estacionar as suas viaturas dentro do campus, desde que tenham cartão de acesso. Existem várias zonas de estacionamento no campus e junto à NOVA IMS. O pedido de acesso de viaturas ao Campus de Campolide é feito através de inscrição ou renovação da inscrição e posterior pagamento. Para tal, os interessados deverão registar-se no sistema e selecionar o tipo de acesso. Posteriormente, receberão todos os dados para o pagamento. De referir que a gestão dos lugares de estacionamento é da exclusiva responsabilidade da Reitoria da NOVA. Para mais informações, visite a página www.unl.pt/nova/estacionamento.

    Existe alojamento no Campus?

    Os Serviços de Ação Social da Universidade Nova de Lisboa possuem três residências universitárias (uma das quais no Campus de Campolide) para uso dos Alunos bolseiros portugueses e de estudantes estrangeiros. A capacidade das residências é limitada e não poderemos garantir vagas. O nome poderá ser colocado numa lista de espera, mas apenas após confirmação de admissão ao curso que pretende ingressar. Para mais informações sobre as residências, por favor visite a página https://sas.unl.pt/alojamento/. Caso seja admitido no curso e pretenda alojamento numa das residências universitárias da Universidade Nova de Lisboa, contacte por favor: adnovaims@novaims.unl.pt.

Testemunhos de Alumni da Pós-graduação em Digital Enterprise Management

Paulo Leitão
Diretor de Recrutamento Especializado | Clan
Tânia Pedro
Business Analyst | Asseco PST
Paulo Cancela
Service Practice Leader | Unipartner
Joaquim Costa Silva
Senior Manager on the IT Digital Transformation & Applications team | PwC
Ana Valente
Business Analyst | Springer Nature
Catarina Guedes Simões
Business Transformation Manager | BOLD by Devoteam
Ivo Bernardo
Auditor | EuroBIC
João Miguel Salvador
Jornalista Coordenador | Expresso
Jorge Barroso
Diretor Geral Automotive Solutions | DEKRA Portugal
Manuel Leandro
Service Delivery Manager | Milestone @ REN
Nuno Amaral
Digital Project Management Officer | Galp Energia
Rita Gomes da Silva
Ux Designer, Critical Techworks
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A escolha pela pós-graduação em Digital Enterprise Management foi natural atendendo que geria projetos já há alguns anos mas pretendia melhorar as minhas valências no grande desafio que é a Transformação Digital.
Não podia ter feito uma escolha melhor. Apesar de muito exigente, o apoio dos docentes e colegas tornou esta pós graduação em Digital Enterprise Management numa verdadeira ferramenta de capacitação. A pós-graduação em DEM na NOVA IMS foi, sem dúvida, muito importante para melhorar e implementar novos modelos na gestão de programas e projetos, bem como, na evolução da minha carreira.
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Procurei a Pós-Graduação em Digital Enterprise Management de forma a complementar a minha formação mais técnica com know-how de gestão. Os diversos trabalhos de grupo em que são analisados distintos casos de estudo, de empresas que nos são tão próximas, permitem a criação de um estado de alerta para as problemáticas que uma organização se depara durante a sua transformação digital, uma mais valia para quem pretende ser diferenciador num mundo com um foco cada vez mais digital.
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A escolha da Pós-Graduação em Digital Enterprise Management na NOVA IMS foi muito consciente, com a certeza que a aquisição de novas competências e conhecimentos, tão necessários para quem trabalha diariamente com os temas da Transformação Digital dentro das organizações, seria concretizada.
A dinâmica/networking presentes entre o corpo docente, os parceiros e os colegas foram essenciais para esta mesma concretização.
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A Pós-Graduação em Digital Enterprise Management na NOVA IMS foi uma experiência desafiante e enriquecedora.
O curso permitiu-me reconhecer os principais vetores da transformação digital, quer na vertente teórica, quer na aplicação prática.
A abrangência de temas abordados, o espírito de grupo e a abertura que é dada aos alunos para apresentar propostas de valor inovadoras são os pontos que eu destaco.
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Escolher a Pós-Graduação em Digital Enterprise Management da NOVA IMS foi a decisão certa num contexto de mudança dentro das organizações. O desafio da transformação digital é enorme e esta é a grande oportunidade para reposicionar o negócio e prepará-lo para o amanhã. Agora mais do que nunca: ninguém esperava que o futuro chegasse tão cedo e de forma tão desafiante. A possibilidade de aprender de forma prática e em grupo, com recurso a simulações de negócios reais, é uma mais valia numa formação como esta, criada numa faculdade de prestígio em conjunto com parceiros internacionais de excelência.
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Ter sido aluno da NOVA IMS numa Pós-Graduação e num Mestrado foi uma excelente decisão. Existe um corpo docente muito preparado e exigente que a par da sua experiência profissional, juntamente com os trabalhos realizados com os colegas, permitiram-me obter um nível de conhecimentos teóricos e práticos profundos neste novo mundo cada vez mais informatizado, digital e acelerador de transformações com impacto nos negócios. Outra grande vantagem foi o aumento da rede de networking diversificada muito importante nos nossos dias. Sem dúvida, foi uma ótima experiência com um retorno bastante positivo que me vai ajudar a estar mais bem preparado para os desafios do presente e do futuro.
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A Pós-Graduação em Digital Enterprise Management da NOVA IMS foi a minha escolha para fazer face ao ciclo de mudança onde me encontrava. A necessidade de atualizar conhecimento, adquirir novas competências encontrou solução no ensino rigoroso e de excelência da NOVA IMS, onde a proximidade entre professores e alunos, a forte ligação ao mercado empresarial, e as parcerias estratégicas, constituem os pilares que sustentaram a minha decisão e foram responsáveis por influenciar a minha evolução. Ficam também bons amigos e contactos para um forte networking pessoal e profissional.
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A Pós-Graduação em Digital Enteprise Management da NOVA IMS ajuda os líderes empresariais a responder aos desafios da era digital, fornecendo as ferramentas para “orquestrar” o porquê, o quê e como lidar com uma transformação empresarial. Além disso, a próxima ligação dos professores entre a academia e a realidade do mundo empresarial, as parcerias e os diferentes backgrounds dos colegas oferecem uma grande oportunidade de aprender e partilhar conhecimento, ativando o nosso cérebro coletivo.
Foi uma ótima experiência!
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A necessidade de expandir a minha base de conhecimento em áreas adjacentes à minha levou-me à pós-graduação em Digital Enterprise Management da NOVA IMS, que me chamou a atenção pelo enquadramento académico que apresentou. O corpo docente com vasto know-how, juntamente com o recurso a casos de estudo práticos, garantiu que o curso fosse extremamente desafiante. Outro ponto que enriqueceu a experiência foi a heterogeneidade de áreas dos colegas que alavancou a partilha de conhecimento em diferentes áreas, aumentando também a rede de networking.