A Business Intelligence (BI) é hoje a framework enquadradora do suporte à tomada de decisão empresarial. Enquanto processo, a BI pode ser vista como o resultado da agregação de dados dispersos, com origem no interior e exterior da organização, seu processamento e posterior construção de informação rica e relevante, tendo como finalidade última a sua disponibilização de forma dinâmica e em tempo real aos utilizadores, ao longo de todos os níveis das organizações, para suportar de forma atempada as suas decisões e conduzir as suas ações, numa visão 360º do seu negócio.
Esta disponibilização é feita crescentemente através de Dashboards - "A single-screen display of the most important information people need to do a job, presented in a way that allows them to monitor what's going on in an instant, is a powerful new medium of communication" (Stephen Few).
Os Dashboards permitem aos utilizadores, de forma simples e intuitiva, navegar através de múltiplas perspetivas diferentes do desempenho corporativo, sem nunca deixar o painel de instrumentos, permitindo-lhes de forma rápida e fácil identificar os problemas e diagnosticar causas, desencadeado as ações necessárias.
Ao combinarem dados de uma variedade de fontes num único ponto de acesso, os dashboards fornecem aos utilizadores uma extraordinária capacidade de monitorização do desempenho da organização em termos transversais e multidimensionais.