Ver o conteúdo principal

Marketing digital: conheça as saídas profissionais existentes

Marketing Digital

Marketing digital: conheça as saídas profissionais existentes

Detalhe da Notícia

Se a área do marketing digital lhe interessa, é importante saber as opções existentes, tanto a nível de formação como de saídas profissionais.
 
 
Hoje em dia, todas as empresas e marcas incluem na sua estratégia serviços de marketing digital, de forma a aumentarem a notoriedade e a conseguirem comunicar com os seus potenciais clientes de forma direta, personalizada e eficaz.
 
Ou seja, o marketing digital permite às empresas garantirem uma forte presença na internet, a construção de uma audiência qualificada com um investimento inicial acessível e a obtenção de dados precisos para avaliação dos resultados.

 

Funções de um gestor de marketing digital

 

De uma forma genérica, um especialista em marketing digital é responsável pela criação de uma estratégia digital que permita a uma marca ou empresa ganhar notoriedade e atrair novos clientes, através de redes sociais, SEO, SEM, inbound marketing, content marketing, publicidade online paga e e-mail-marketing.
 
A obtenção e análise dos dados são fundamentais para a melhoria contínua das campanhas definidas. Métricas como o Retorno de Investimento (ROI) e o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) devem ser analisadas em tempo real para que as empresas consigam criar estratégias mais eficazes.
 

 

Formações e saídas profissionais do marketing digital

 

Existem várias universidades que disponibilizam pós-graduações e mestrados especializados em marketing digital ou semelhantes, que permitem seguir uma carreira nesta área.
 
A NOVA IMS, por exemplo, oferece uma pós-graduação em Digital Marketing and Analytics que pretende fornecer uma formação sólida para enfrentar os novos desafios do marketing, permitindo construir uma visão estratégica e integrada do cliente – online e offline – e contribuindo para a melhoria do processo de decisão nas empresas.
 
Esta pós-graduação dá acesso ao mestrado em Data-Driven Marketing, com especialização em Digital Marketing and Analytics.
 
Investir na formação em marketing digital vai permitir-lhe especializar-se em áreas específicas que podem oferecer-lhe diferentes saídas profissionais:

  • Digital marketing manager: Este especialista promove, através da internet, uma marca, serviço ou produto, assegurando-se de que a comunicação dessas campanhas é realizada de forma eficaz, de forma a atrair novos clientes. Deve ter ótimas capacidades de estratégia, de coordenação de equipas e de comunicação;
  • Social media manager (ou gestor de redes sociais): Define uma estratégia específica para as redes sociais de uma organização e, a partir daí, o tipo e formato de conteúdo que vai ser partilhado e de que forma a empresa vai atuar em cada uma das plataformas online, tendo em conta os objetivos;
  • Especialista em content marketing (ou marketing de conteúdos): É uma vertente inserida no trabalho de SEO, ou seja, tem em conta temas e palavras-chave específicas para levar mais pessoas a conhecerem a empresa. Este especialista cria conteúdos (artigos de blog, por exemplo) otimizados sobre as áreas de atuação da empresa, de forma a atrair utilizadores que façam pesquisas relacionadas com estes assuntos em motores de pesquisa, como o Google;

  • Especialista em SEO e redator de conteúdos em SEO: O especialista em SEO, Search Engine Optimization, é responsável por melhorar a visibilidade das páginas do site nos motores de pesquisa, como o Google. É este profissional que aproveita ao máximo uma determinada página web para gerar mais tráfego para as páginas da empresa ou marca; o redator de conteúdos com base em SEO tem de conhecer as tendências e as palavras-chave relacionadas com o tema sobre o qual vai escrever, de forma a que o artigo tenha maior probabilidade de ser encontrado online;

  • Analista de SEM: Um especialista de SEM, Search Engine Marketing, é responsável pela criação e gestão de campanhas online, com o objetivo de atrair novos clientes. Através de um orçamento definido, o analista de SEM utiliza várias ferramentas, como o Google Adwords, por exemplo, para melhorar a posição do site da empresa nos motores de pesquisa, aumentando o tráfego web e alcançando mais facilmente os resultados pretendidos.

 
Como esta é uma área que está sempre em evolução, torna-se essencial que os especialistas em marketing digital vão atualizando constantemente os seus conhecimentos, de forma a conseguirem ser mais competitivos e a potenciarem o seu percurso profissional.

 

Sobre a NOVA IMS

 

A NOVA IMS é a escola de Gestão de Informação e de Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa, tendo sido criada em 1989 como resposta à escassez de quadros superiores especialistas na gestão de informação, e à necessidade crescente de utilização das novas tecnologias de informação.
 
A oferta formativa de pós-graduações e mestrados encontra-se distribuída em 7 áreas de conhecimento, algumas delas relacionadas com o marketing digital.